segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Dar perolas a porcos

Como é sabido, a Confederação do Desporto de Portugal resolveu atribuir o prémio Alto Prestigio a Sporting e Benfica. Perante este cenário o Futebol Clube do Porto resolveu dar mostras á sua indignação e inclusive tornou público um Comunicado onde simplesmente arrasava por completo tal distinção. 

Como é óbvio o Presidente deste organismo respondeu a este protesto dos Azuis e Brancos através de um Comunicado onde afirma que a CDP “ficou surpreendida” com o tom do Comunicado Portista, e garantiu ter “imenso respeito pelo F.C. Porto e pelos sucessos do F.C. Porto”. O Comunicado da CDP prossegue dizendo que “a atribuição do prémio “Alto Prestígio” a Benfica e Sporting num ano em que o F.C. Porto venceu o título nacional e a liga Europa teve apenas a ver com a distinção dos dois clubes que mais têm feito pela CPLP. Lembrando que o tema desta gala era a Comunidade de Países de Língua Portuguesa, a CDP diz ter decidido atribuir o prémio a Benfica e Sporting considerando os contributos dos dois clubes, ao longo de muitas décadas, para os particulares laços desportivos com os países que têm o Português como língua.

Ou seja, a confederação do Desporto de Portugal utilizou o mesmo fundamento dos Comandantes Portugueses que estavam sediados nos Quarteis das ex-colónias Portuguesas para fundamentar tal decisão. Diziam as tais linhas de comando da altura que sempre que o Benfica ou Sporting jogavam, mandavam que o relato fosse divulgado em altifalantes virados para o mato e que desta forma os tiros paravam e que tal não sucedia quando o relato dizia respeito a um jogo do FC Porto.

Sendo assim, e com tantos e graves problemas para resolver internamente, porque carga de água os Dragões resolveram dar importância a uma treta destas?

Já toda a gente sabe o que a casa gasta e que o melhor local para se dar as devidas respostas não é nos Comunicados mas sim no campo, pois não há nada mais ridículo do que homenagear quem nada vence e deixar de forma quem tudo ganha.

Espero sinceramente que no futuro os Dirigentes Portistas pensem duas vezes antes de patrocinarem temas que os Comentadores do costume tanto gostam de utilizar para deitar abaixo o bom nome do Futebol Clube do Porto.

3 comentários:

Santos AAC disse...

Caro Amigo: a propósito da sua crónica, aconselho a leitura da crónica de José Manuel Meirim no Público que poderá ler em: http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1520748.

Um abraço e saudações Académicas
Santos D.

JOSE LIMA disse...

Caros amigos
O critério do troféu destinava-se a premiar a melhor Companhia de Circo.

Pedro Silva disse...

@ Santos AAC

Deste artigo que me aconselhou a ler destaco este ponto:

"2. Na mesa de honra (?), o bloco central marcava presença. O ministro do Desporto, Miguel Relvas, dois secretários de Estado e dois ex-secretários de Estado de governos socialistas. Um amplo universo de sorrisos, palmadinhas nas costas, ontem vocês, hoje nós, quiçá amanhã de novo vocês, e assim sucessivamente até ao infinito e mais além! Há um problema de facturas no IDP? A beringela, essa sim, cai mesmo bem neste prato de lombo de porco preto. E assim por diante. Nada de novo, portanto, mas sempre revoltante."

Por aqui se percebe o porque do pr+emio ter sido para quem foi.

@ José Lima.

Assino por baixo o que escreveu.

Só lamento que este circo se estenda a todos os esctores da nossa Sociedade.

Cumprimentos aos dois.