quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Rescaldo da Campanha

Tive conhecimento há algumas semanas de uma campanha destabilizadora contra o nosso Clube, nos pasquins, rádios e tvs. Nem era preciso estar muito atento visto que, de há muito anos para cá, já estamos habituados. Esta época, desde a saída de AVB, a pasquinada logo nos apontou baterias. Como para o clube do regime (de onde provém todos estes fdp) esta época é, mais uma vez decisiva (tem na presença da Champions um lenitivo financeiro para fingir perante os associados que não estão falidos), socorre-se dos meios de comunicação para nos atingir. O silêncio de alguns benfiquistas, ditos notáveis (Jaime Antunes, Bagão Félix ou Camilo Lourenço), é comprometedor. Outros jornais, por exemplo o Jornal de Negócios (da Cofina, claro), tenta ocultar o descalabro das continhas, chamando-lhe, “falência técnica”. São todos uns grandes músicos!

Os Valdemares Duartes, os Condutos, os Manhas, os Fernandos Guerras, o senhor Pinhão da Bolha, o vidrinhos da TVI, os Paulos Garcia e Jorges Batista da SIC, os Lobos da Sport Tv, para só citar alguns jornaleiros, a que se juntam os analfabetos comentadores semanais, Fernando Seara, Gomes da Silva e Eduardo Barroso, são a vergonha da nossa querida Comunicação Social.

Notícias recentes dão conta de “incidentes” e/ou “agressões” a um desses pasquineiros vermelhos Valdemar Duarte, que conhecemos de ginjeira há dezenas de anos. Foi no final do FC Porto x Braga do passado Domingo, ao se deslocar (em zona interdita) no caminho dos camarotes para o balneário. Aqueles que me conhecem sabem que tenho 2 televisores lado a lado na sala de estar e vejo sempre os jogos sem som. Então se forem comentadores da televisão das sopeiras, nem pensar. Portanto não posso adivinhar o que este senhor terá dito/comentado sobre o jogo. Com certeza não estava a referir o facto do ex-árbitro senhor Vítor Pereira nomear sempre para os jogos da “instituição”, os seus cãezinhos amestrados, árbitros benfiquistas, o mesmo acontecendo nos jogos do FCP.

Eu por mim, sem coarctar a liberdade e o acesso à informação, resolvia o problema. Colocava-os a todos numa salinha com pipocas e batatas fritas, uns televisores espalhados por várias mesas como fazem aqueles cómicos da BenficaTV a fingir que estão a relatar em directo aquilo que ninguém vê. Deixar esta corja à solta é um perigo pois já conhecemos as perguntas que levam engatilhadas para criticar atletas, treinadores, e dirigentes do nosso Clube.

Deixo para o fim MST. O homem é um doente crónico. Passou as últimas 28 épocas a espalhar o seu ódio ao Senhor Pinto da Costa e aos treinadores com quem antipatiza, durante dez meses por ano. Por sorte, os 18 Campeonatos Nacionais, as 12 Taças, as 17 Super Taças, as 2 vitórias Intercontinentais, as 2 Champions, outras 2 Taças UEFA e 1 Super Taça Europeia, (*) têm permitido aquele senhor; rectificar as asneirolas que escreve durante o ano. Por alturas de Maio ou Junho e, coincidência das coincidências, quase todas as épocas, lá está ele a enaltecer a Administração, a dirigir os maiores encómios ao brio e à tenacidade do treinador (seja ele quem for desde que tenha ganho), o talento dos nossos valorosos jogadores”, até esquece os Candeias e os Vieirinhas, nomes com que pretende justificar a loucura (no ponto de vista dele, claro) das “paletes de jogadores compradas todos os anos”.

No último “testamento” que vomitou para o pasquim que lhe paga, “descobriu” que este ano o FC Porto não vai a lado nenhum. Continua a pensar que consegue criticar o nosso Presidente, mas a realidade é que ninguém lhe liga patavina. Este ano, começou mais cedo. Como não percebe puto de futebol, entretém-se a criticar os atletas com quem tem ódios de estimação: Fucile, Fernando, Moutinho, etc. jogadores que no final da época considerava os “melhores do mundo e arredores”. Como “apenas” estamos no primeiro lugar em igualdade pontual com a “instituição”, acha muito mal. Já devíamos ter, pelo menos, aí uns 10 pontos de avanço! Os “representantes” do clube do regime que todas as semanas insultam o Futebol Clube do Porto, ou nos roubam com um apito na boca, por certo, devem rejubilar com as enormidades do senhor. A equipa, como sempre nos últimos 28 anos, deu-lhe nos últimos jogos da Champions e da Liga a resposta adequada. Quem te manda a ti sapateiro…

Vem a propósito uma anedota já com muitas barbas. Numa praça da província, um tolinho era alvo da chacota dos populares. Colocavam uma moeda de 5 escudos e uma nota de 20, lado a lado, e pediam-lhe para escolher uma. O pobre homem escolhia sempre a moeda perante o gáudio dos presentes. Um dia, passou lá pela terra um psicólogo, que resolveu investigar a razão daquele comportamento. Depois duma conversa de alguns minutos, achou a solução do problema. O tolinho disse-lhe em segredo que “da primeira vez que escolhesse a nota, eles acabavam com a brincadeira”. É provavelmente o que acontecerá aos vómitos de MST se um dia, por engano, resolver elogiar o Presidente e o nosso Clube fora dos meses do fim da época.

Até para a semana

(*) Por absoluta falta de espaço não posso recordar aqui as centenas de títulos e troféus que vencemos em todas as modalidades durante o consulado do Senhor Pinto da Costa. Do facto, peço desculpa aos nossos briosos atletas.

2 comentários:

Pedro Silva disse...

Lima o meu caro amigo deixou de fora da sua lista um fulano a quem eu chamo de papagaio pelo facto de este saber mais do que os Treinadores.

Estou a falar do Carlos Daniel. Eu deixei de ver o programa “Grande Área” da RTP Informação por causa dele. O tipo é chato como tudo e sabe sempre mais do que os Treinadores que são convidados a participar no dito programa.

De resto deixe-me dizer-lhe que é injusto meter o Luís Freitas Lobo neste saco do lixo.

O Freitas Lobo apenas peca por ser um analista de futebol. Eu pessoalmente prefiro um Comentador destes do que aqueles que andam a espalhar a sua verborreia mental porque são adeptos confessos do Benfica ou do Sporting.

Alias, no programa de Rádio "Jogo Jogado" da TSF não é a primeira vez que ouço o Freitas Lobo a elogiar a estrutura do FC Porto e os seus Jogadores e a dar um baile ao Benfiquista João Rosado que elogia tudo o que o Benfica faz mesmo quando todos sabemos que é asneira.

Quanto a MST... Bem aqui a coisa é mais complicada porque este tem um grande defeito: escreve de tal forma que só a Verdade dele é que vale como Verdade absoluta.

Tem efectivamente uma cisma enorme com alguns Jogadores do nosso clube, mas não deixa de ter muita razão quando afirma que contratar um Jogador que neste momento já vai em 17 Milhões de € em Comissões e Passe é um tremendo absurdo.

E isto para não falarmos aqui do Dragon Force, do Projecto Visão não sei quantas e do Dragon Dream que são autênticas lareiras onde se queimam €.

O nosso FC Porto tem falta de Atletas da casa que sintam a nossa camisola. Não é por acaso que foi preciso Pinto da Costa intervir para que os actuais Atletas voltassem pelo menos a suar a camisola. Actualmente nenhum dos Jogadores sente a camisola do FC Porto... Triste e lamentável.

Causa-me muita impressão ver o Castro, Vieirinha, Candeias, Hélder Barbosa, André Pinto, Paulo Machado entre outros serem uteis e indispensáveis as suas Equipas e o actual FC Porto andar a gastar rios de dinheiro com um Sub 20 do Brasil que tanto pode dar em grande investimento como em grande fiasco. Ao ponto a que isto chegou...

No que diz respeito a Pinto da Costa, felizmente temos muito a agradecer a este grande Dirigente. Deu-nos muito e parece que ainda nos vai dar muito mais, mas este não está isento de erros e a situação financeira do nosso Clube actualmente é um terror.

Sim o MST exagera nas suas críticas a PC, mas não deixa de ter um pequeno grande fundo de razão.

Um abraço do tamanho do Mundo Lima.

JOSE LIMA disse...

Caro TheBlueOne

Obrigado por ter comentado. Depois da sua excelente “réplica”, cá vai a “tréplica” ponto por ponto.

Claro que o Carlos Daniel pode entrar para o rol dos detestáveis.

O Freitas Lobo é um estudioso do Futebol, como tal, imparcial nas suas análises e, embora por vezes elogie o Futebol Clube do Porto, de facto não é o seu clube de eleição.

Quanto ao MST, o que me chateia solenemente é a “tal” circunstância de passar o ano a dizer mal de nós e quando acabamos por vencer… já somos os maiores.

Sobre as “continhas” sou obrigado a concordar que, embora estejamos a léguas de distância do descalabro dos dois circos da segunda circular, de que os Relatórios do 1º trimestre publicados há 2 ou 3 dias são a face visível, já há algum tempo (ver crónica sobre as contas do FC Porto publicada no Mística em 7 de Novembro) que discordo da política de renovações e contratações do Senhor Pinto da Costa. Considero mesmo que, na actual conjuntura, temos é que “despachar” alguns dorminhocos que se arrastam pelos relvados, reduzir o plantel ao essencial, e travar o ímpeto consumista de grande risco, do nosso Presidente.

Dragon Force – Se queremos modificar o actual modelo das “contratações às paletes” e apostar nas camadas jovens, temos necessariamente que criar uma estrutura (ou, se quiser, viveiro) que nos permita “descobrir” novos talentos, o que demora uns anos. Acho que ainda é cedo para termos uma opinião definitiva sobre este projecto,

Quanto ao senhor Pinto da Costa, claro que só podemos (e devemos) analisar o momento actual mas, é indubitável que muito lhe temos a agradecer dos quase 30 anos de êxitos sem paralelo no Mundo que nos tem proporcionado.

Para finalizar, um pormenor: como sabe, nas minhas crónicas, tenho procurado, desenvolver temas, digamos, laterais, ao que se passa dentro das 4 linhas (finanças dos clubes, Regulamentos, Eleições, Doping etc.), visto que, para análises sobre os jogos, temos no blogue óptimos comentadores. Por coincidência, esta que recebeu os seus comentários, é a número 100.

Faço um apelo aos nossos leitores: que mais Portistas nos enviem os seus comentários, dúvidas ou sugestões. Já agora, que estou com a mão na massa (salvo seja), e como amanhã faço anos... (nem calculam quantos) gostava de receber uma prenda: Gostava que o nosso querido amigo Fernando Tavares voltasse a presentear-nos com os seus excelentes artigos.

Abraço