segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Assim vai o Dragão

Todos acharam que seria uma questão de tempo até as coisas melhorarem, mas não foi isso que aconteceu. Ninguém tem qualquer conflito com o treinador, começámos foi a trabalhar mais afincadamente do que antes, fizemos o que os jogadores de um clube como o FC Porto tinham de fazer: percebemos que teríamos de nos unir mais, o treinador foi conversando connosco e as coisas começaram a mudar e a funcionar. Talvez houvesse uma atitude mais individualista antes, mas as questões foram colocadas em cima da mesa. Percebemos que nem sempre funcionávamos como um grupo e depois entregámo-nos ao trabalho pura e simplesmente.” 

Sim, claro. Ele passa muitas vezes nos balneários sem abrir a boca, mas naquele dia conversou com o grupo e depois desse jogo voltou a falar connosco e não tenham dúvidas de que todos nós o respeitamos muito, porque ninguém se atreve a abrir a boca quando ele fala. Notou-se que aquelas palavras pesaram muito entre nós.” 

Excertos da entrevista de Defour ao jornal OJOGO

Esta entrevista de Defour é reveladora da forma como está o actual FC Porto. Destaquei estas duas declarações do Belga por irem de encontro a algo que já foi devidamente dissecado aqui no Mística.

O 1º facto que já mereceu destaque da parte deste Blog prende-se com o facto de termos sempre dito que o principal culpado de alguns maus resultados do Futebol Clube do Porto não era nunca Vítor Pereira mas sim o Plantel. Defour ao afirmar que “Ninguém tem qualquer conflito com o treinador, começámos foi a trabalhar mais afincadamente do que antes, fizemos o que os jogadores de um clube como o FC Porto tinham de fazer: percebemos que teríamos de nos unir mais, o treinador foi conversando connosco e as coisas começaram a mudar e a funcionar.” vem confirmar tal facto.

Como tal caem num enorme saco roto os apupos e assobios que muitos Portistas dirigiram a Vítor pereira durante o período menos bom que o Clube Azul e Branco atravessou no passado ano de 2011.

A 2ª e muito importante constatação que retiramos desta entrevista é que quem põe ordem no balneário e tem mão nos Jogadores não é o Treinador nem a sua equipa Técnica mas sim o Presidente do FC Porto.

Tal não é muito reconfortante porque deveria ser quem trabalha com os Atletas todos os dão que deveria saber estar com eles. Nesta área José Mourinho (por exemplo) é Rei e Senhor e desta forma sabe como retirar mais de 1000% de dedicação dos seus Jogadores. 

Para além disto pergunta-se o que anda José Semedo a fazer na equipa Técnica dos Dragões uma vez que os Jogadores apenas respeitam o Treinador por imposição de Pinto da Costa.

E já agora, tal situação não poderá gerar graves e complicadas situações quando um dia deixar de haver um Pinto da Costa na Presidência do Futebol Clube do Porto e o Clube contar com um Treinador ao estilo de Vítor Pereira?

Sem comentários: