domingo, 15 de abril de 2012

A Carocinha e o Leão Mau

Confesso que não tenho acompanhado a 100% esta polémica que envolve um Alto Dirigente Sportinguista e um Fiscal de Linha. Não o tenho feito porque este tipo de Julgamentos na Praça Pública, de Investigações Jornalísticas da treta e de uma Polícia Judiciária fictícia em nada me atraem. Pelo contrário, tenho repulsa deste tipo de casos que mancham a nossa Justiça.

Contudo como sou constantemente bombardeado com esta história da Carocinha e do Leão Mau, eis que não posso passar totalmente ao lado e também vou deixar aqui o meu breve bitaite sobre a coisa.

Pelo que fui percebendo, Paulo Cristovão (o tal Leão Mau) mandou que depositassem 2.000€ em notas na conta do Juiz de Linha Cardinal (a Carocinha da História pelos vistos). Depois este mesmo Árbitro recusou-se a ser o Fiscal de Linha do jogo da Taça de Portugal que opunha os Leões ao Marítimo, uma vez que o tal de Paulo queria que o Cardinal prejudicasse o Sporting. Pelo meio acho que existe uma amante qualquer que ao que parece andava com a Carocinha e como se zangou com esta resolveu fazer chegar uma carta anónima á Polícia onde relata esta novela toda.

Bem, se foi mesmo assim que a coisa se passou, eis que me surgem algumas dúvidas que ainda não vi ninguém procurar esclarecer uma vez que anda tudo mais preocupado em ilibar o Sporting.

1- Se Paulo Cristovão era o Vice-presidente do Sporting CP, porque carga de água tentou “comprar“ um Árbitro para prejudicar o Sporting?

2- Pelo que tenho lido e ouvido, tudo isto foi um plano maquiavélico da parte de Paulo Cristovão para apanhar um Árbitro que, segundo ele, é Corrupto. A minha pergunta é se o Dirigente leonino sabia disto, porque razão não pediu ajuda á Polícia Judiciária e aos órgãos da FPF e Liga para o ajudarem a armar a cilada?

3- E já agora, gostava de saber como é que a Carocinha deixou o seu emprego nos CTT para se dedicar somente á Arbitragem. Que eu saiba os Árbitros Portugueses não são Profissionais e não recebem um ordenado por apitar.

4- Como é que podem dizer que este não foi um acto de Corrupção activa (tentativa de aliciamento de um Árbitro para influenciar um resultado) no qual o Sporting não teve culpa nenhuma quando na altura em que Paulo Cristovão armou a dita “cilada” era somente o Vice-presidente do Sporting CP?

E mais não digo senão que lá para os lados da 2ª Circular é só falcatruas, ladrões e aldrabões. Benfica e Sporting estão mesmo bem um para o outro. Venham agora as cenas do próximo capítulo de uma montanha que vai parir um rato.

8 comentários:

Ricardo Costa disse...

Caro the blue one, a propósito desta caso, e tendo em conta que está tudo em segredo de justiça e deixando tudo sobre essa ressalva:

1- Pelo que se percebe das investigações, o caso é bem mais alargado do que apenas a questão relativa ao fiscal de linha Cardinal. Pelo que se percebe,o vice presidente do Sporting, ex inspector da PJ, após a sua saída atribulada pelo caso Joana, montou uma empresa de segurança e pelos vistos, aparentemente andava a fazer espionagem em relação a árbitros e inclusive a controlar a vida privada dos próprios jogadores do Sporting.
Teria o apoio de um colaborador que também é ou foi elemento de uma das claques do Sporting.
O objectivo seria intimidar alguns árbitros que P. Pereira Cristovão achava que prejudicavam o Sporting.
Ele não tentou comprar o árbitro, ele foi ainda mais maquiavélico. Ele tentou simular um suborno de um árbitro para depois o denunciar.
Ele fez um depósito na Madeira para criar a ideia que tinha sido o Marítimo a tentar subornar o árbitro para o beneficiar no jogo da taça com o Sporting.
Basicamente ele não gostava do Cardinal e foi ao ponto de montar toda esta farsa através da sua empresa.
.
2- Não se podem armar ciladas assim. Vivemos nim Estado de Direito Democrático e não no faroeste.
O que ele alegadamente fez é crime e qualificado.
Obviamente que a PJ fez o que tinha que ser feito e estão de parabéns pq imprensa como Correio da Manhã já se preparava para fazer a folha ao árbitro e até já queriam meter o Porto ao barulho como de costume...Já estavam a fazer um julgamento em praça pública demonstrando ou ignorância ou má fé,porque afinal a PJ já sabia que a denúncia tinha sido para tramar o árbitro e estavam era a investigar o vice presidente do Sporting.
.
3-Isso não sei se é verdade,nem me interessa.Cada um sabe da sua vida, e os árbitros mesmo não sendo profissionais ganham o suficiente para terem uma vida digna,mais do que muitos outros profissionais.
A prova de que Cardinal estava inocente e de consciência limpa,é que mal viu que lhe tinham depositada aquele dinheiro na conta, de imediato avisou as instâncias competentes e até depositou o dinheiro numa conta de uma instituição de caridade (ao menos o dinheiro do P. Pereira Cristovão serviu para alguma coisa).

4-A questão jurídica é mais complexa,e tal como sempre nestes casos...a doutrina diverge.
Por um lado não seria corrupção mas tentativa, uma vez que o árbitro nem foi a jogo. Poucos têm falado nessa possibilidades mas a meu ver trata-se também de um caso de coacção.
O argumento para que tal facto não implique sanções desportivas ao Sporting passam pelo facto de P. Pereira Cristovão ser vice presidente do clube Sporting e quem participa nas competições é a Sad.
No entanto, caso se prove (e é isso que a PJ está agora a investigar) que Godinho Lopes tinha conhecimento do que se estava a passar,então aí o caso muda de figura.
Pode levar à perda do título caso o Sporting o conquiste e à proíbição de disputar a próxima taça de Portugal.
.
Para terminar,é engraçado que os clubes de Lisboa que tanto falam de verdade desportiva, atirem pedras no processo apito dourado e falem em sistema e depois sejam apanhados nestes esquemas...
Por muito menos que isto, o Boavista desceu de divisão. Ao Sporting nada acontecerá, pelos vistos...

um abraço.

JOSE LIMA disse...

Amigos
O crime pelo qual o arguido está indiciado, não é de “corrupção activa” mas sim de “denúncia caluniosa”.
Quanto a mim, “na escala hierárquica dos culpados”, não podemos dissociar que, embora o responsável seja um vice-presidente do clube, a verdade é que a SAD é uma sociedade, que pertence ao mesmo.
E, não cabe na cabeça de ninguém (a menos que o agente infiltrado estivesse maluco) que o simultaneamente presidente do Clube e da SAD não tivesse conhecimento. É que, se NÃO TEVE, o caso ainda é mais grave para os associados, “aquilo” está mesmo a saque.
Abraço

Ricardo Costa disse...

Caro @José Lima, eu sei que ele está constituido arguido apenas pela denúncia caloniosa. O que estava a conjeturar era a possibilidade de a sua acção poder ser,ou não, passível de ser catalogada com o crime de corrupção.
Quanto muito seria na forma tentada.
.
E depois ainda há a questão disciplinar,que neste caso, mais até do que a questão criminar, é aquela que gera maior interesse nos adeptos do futebol.
Não tenho dúvidas que com a anterior comissão disciplinar da Liga,logo inventariam um expediente qualquer para condenar,principalmente se fosse o Porto ou o Boavista...nem que para isso se tivesse que inventar artigos no regulamento.
.
No caso em concreto,como ainda está em segredo de justiça para já o conselho de disciplina ainda está sem acesso aos meios de prova.Neste caso, creio que muito passará por escutas telefónicas a P. Pereira Cristovão, e tais meios de prova não serão válidos em sede de processo disciplinar (por mt que a anterior comissão de disciplina atropelasse esse pequeno pormenor...
Por aí,terá que se esperar por uma decisão da justiça comum que deverá tardar anos.
Na chamada justiça desportiva o essencial será conseguir fazer-se prova do conhecimento do presidente da Sad de todo o ocorrido.
Se não sabe,tal como refere e bem o caro @José Lima, é sinal que no Sporting aquilo é cada um por si e ninguém manda.
Até porque daquilo que se vai sabendo, os jogadores do Sporting também eram controlados e até apresentaram queixa, e ficaram a saber que eram responsáveis do Sporting que o andavam a fazer. Se os jogadores sabia, o presidente da Sad não fazia ideia do que andava a fazer o seu vice?
.
Apesar do Sporting ser parte integrante da Sad, tem orgãos directivos sem participação na Sad. Nem sempre os seus actos vincularão a Sad,a não ser que tenham sido investidos de poder para esse efeito.
.
Outra questão que se coloca é o facto de tais factos terem-se registado na taça de portugal e não na Liga.
.
Mas agora também poderia fazer como muitos benfiquistas e sportinguistas fazem quando comentam o apito dourado...Pode até não dar direito a descida de divisão etc,mas que do ponto de vista moral e ético é terrível,lá isso é.
Bem pior do que aquilo que fez o Boavista descer à 2ª.
Mas é tudo tão maquiavélico e tão doentio que nem a própria FPF e Liga contemplaram uma situação destas nos seus regulamentos.Nesse aspecto existe uma lacuna.

Um abraço.

Pedro Silva disse...

Caros amigos sobre este caso (para além do que escrevi) apenas acrescento isto:

Sei de fonte segura que o Fiscal de Linha Cardinal apenas fez a denúncia às autoridades competentes porque o seu Benfica perdeu em Alvalade. E também sei que este caso mete a ex-esposa de Rui Patricio ao barulho.

E mais não digo senão que todos os Clubes são Corruptos menos o Benfica onde o Presidente é apanhado a escolher Árbitros mas é normal.

Abraço para os dois.

Ricardo Costa disse...

@The Blue One, a denúncia foi feita há meses...A comunicação social é que só divulgou agora,mas a investigação já vem desde os quartos de final da taça de Portugal e o fiscal de linha denunciou logo no dia em que recebeu o dinheiro na conta.Tanto assim foi que pediu escusa para ir arbitrar o jogo do Sporting nesses quartos de final.
Isto já se está a investigar há meses.A comunicação social é que ou por má fé ou por inércia só divulgou agora.
Um abraço.

Pedro Silva disse...

@ Ricardo Costa

Acredita nas tretas que quiseres.

Agora o que eu te digo é que o caso só foi para a Policia porque o Benfica perdeu em Alvalade. Foi um familiar do Árbitro que me disse tal coisa.

Agora se não queres acreditar no que te digo e preferes ir na conversa da CS o problema é teu.

Eu também te tinha dito no início da Temporada que uma fonte próxima do Sapunaru me tinha garantido que o plantel não estava com o Vítor Pereira.

Na altura também te meteste a gozar e foste atrás da CS. Agora é o que se vê.

Sobre este assunto não escrevo nem mais uma letra sequer.

Aquele abraço.

Ricardo Costa disse...

Não pode ter sido nessa altura porque não havia tempo de investigar e constituir o P. Cristovão como arguido.
Isso já é mais ou menos público. O fiscal de linha deu notícia de tal facto e nem foi a Alvalade logo nos quartos de final. A PJ já andava a investigar desde aí e o próprio Sporting já o confessou.
.
Isso das fontes próximas às vezes é muito diz que disse...Também ouvi um amigo a dizer-me que um familiar de alguém ligado ao Benfica já sabia que o André Villas Boas estava a negociar com o Benfica e eu não acredito nisso.
.
Um abraço.

Pedro Silva disse...

@ Ricardo Costa

Tens muito a mania de que a razão é sempre tua.

È muito por culpa destas coisas que eu não gosto de trazer estes temas para o Mística.

Eu estou a falar de um FAMILIAR. Repito: F-A-M-I-L-I-A-R do Fiscal de Linha Cardinal.

Não de um amigo que ouviu de alguém que ouviu.

Fiquemos por aqui pois isto está a ir para caminhos perigosos e eu não estou para me chatear com algo que nem seuqer diz respeito ao meu Clube.