quinta-feira, 19 de julho de 2012

Há mais Marés do que Marinheiros

A culpa foi minha! Quem me mandou pegar no jornal de cima da arca da OLÁ?

Como era 3ª feira, o jornal jazia como os cadáveres dos afogados. De papo para o ar. Lá vinha na “direita/baixa” (em linguagem teatral é o lado direito de quem observa da plateia, junto ao proscénio) o logótipo da croniqueta/epitáfio do costume. Um epitáfio, tanto pode ser uma simples “inscrição num túmulo”, como um “breve elogio fúnebre”.

De repente lembrei-me dum autor da minha infância Mickey Spillane que escrevia, livros, entre outros, policiais. Então, num deles, começava assim a narrativa, logo na primeira linha do Capítulo I: “O cadáver estava confortavelmente morto”. A seguir descrevia o “local do crime”, e por aí fora.

Miguel Sousa Tavares, mais à frente também designado como MST não escreve scripts para filmes de série B. Escreve calhamaços para oferecer no Natal. O exemplar que me tocou tem muita utilidade. Está a calçar uma estante que partiu uma perna. MST, nas horas vagas, também escrevinha umas croniquetas para um pasquim. A última chama-se Marés de Julho, e começa com o tal epitáfio “choraminguento”: “O fim do basquetebol profissional no FC Porto foi uma notícia muito triste”. Já todos o lamentámos. Coloquei há dias uma crónica aqui no Mística (Algo Vai Mal no Reino da Dinamarca) onde superficialmente, abordo o tema. Hoje não vou falar desse assunto, há várias soluções em estudo, e certamente quem de direito, escolherá a melhor.

MST mostra logo ao que veio. Primeiro as cortesias: “o FC Porto abandona o basquete depois de provocado pelo treinador do Benfica”. A seguir começa a faena com uma pega de cernelha. O touro foi o futebol profissional. “O futebol tudo devora nos clubes”. “O preço do desconhecido Jackson Martinez, seguramente que dava para a continuação do basquete pelo menos mais um ano”. Foi de cernelha porque não teve coragem de pegar de caras. Sabe lá ele o que vale ou deixa de valer este novo atleta! Quem conhecia Madjer, Jardel, Falcão ou Hulk, só para citar alguns, antes de estarem integrados?

Como nos romances policiais, habilmente dá sugestões para descobrirmos o culpado. Não, não é o mordomo! É o Senhor Pinto da Costa. Confesso que nunca compreendi a fixação que MST tem pelo nosso presidente. Eu sou do tempo, como ele, em que não ganhávamos peva. Como dizia o Pedrotinho, só de atravessar a ponte já estávamos a perder. E então, com um historial de títulos que me escuso de referir, por que raio o homem há-de ser sempre o “culpado” de tudo o que de menos bom acontece?

Logo a seguir lá vem as farpas, o chavão dos 8 milhões. Para MST os jogadores tem que ser bons, bonitos, baratos e, ainda por cima darem milhões. Seria engraçado recordar agora os “preferidos”, melhor dizendo, “usados” por MST quando quer embirrar com as contratações do nosso presidente. Os candeias, paulos costas, ou vieirinhas, jogadores com manifesta falta de qualidade, que gostaria de ver por cá.

E termina com o habitual leitmotiv das suas crónicas: desestabilizar. Os alvos são os mesmos do ano passado: Fernando, Défour, Kléber, Janko, e pois claro, Vítor Pereira. Atsu, “com um treinador minimamente competente, vai ser um fora de série”. Leram bem? “Minimamente competente”. É engraçado que mudou um pouco de estratégia. Nos últimos anos, tantos que já nem me lembro, devem ser aí uns 28, costuma criticar o presidente, os jogadores e os treinadores, de Agosto a Maio. Depois, quando ganhámos os campeonatos, desfaz-se em elogios entre Maio e Junho. Esta época, as viagens ao Brasil devem ter-lhe trocado o calendário, começa a dizer mal, logo em Julho.

O que vale, é que tal como o Senhor Pinto da Costa, os Portistas que percebem alguma coisa disto, já não lhe ligam, é uma espécie de sanita falante. Como escreve num pasquim para analfabrutos e faz comentários numa operadora televisiva hostil ao Futebol Clube do Porto, o melhor será dar-lhe a equivalência. Sapateiro-Mestre.

Até para a semana

5 comentários:

Vitto Vendetta disse...

É de fácil compreensão porque se critica sempre o presidente, uma vez que é a pessoa responsável pelo clube, logo é quem deve ser responsabilizado. Mas aqui eu penso que as coisas são diferentes. Eu fiz umas montagens a gozar com a situação do basket do Porto, como faço quando há algum acontecimento no Sporting ou Benfica, mas confesso que não fiquei muito contente com esse acontecimento.

O que eu vejo aqui é o início do fim da independência dos clubes e dos seus presidentes, ficando assim completamente na mão dos bancos ou dos fundos de investimento. Eu, como benfiquista, e daqueles que acredita piamente que Pinto da Costa é corrupto (atenção, o do meu também o é), não posso deixar de estar convicto que Pinto da Costa tudo faria (fará?) para evitar que o Basket do Porto acabe. Um dos dias mais alegres da minha vida como benfiquista foi quando o meu clube voltou a ter ciclismo, e tenho a certeza que o Basket é, assim como foi o ciclismo para o Benfica, um dos maiores carinhos do clube Porto e dos seus presidentes e sócios/adeptos mais antigos.

Isto só demonstra que durante os próximos anos vamos assistir a cenários inimagináveis, e espero que os nossos clubes tenham arcabouço suficiente para resolverem as coisas sem ter que recorrer a "operações coração" ou outras fantochadas que já assistimos outrora no nosso futebol.

Como adepto do desporto, espero que o Porto não extinga a sua equipa de basket, mas também espero que não ganhe mais nenhum título :)

Grande abraço.

Ana Ferreira disse...

Confesso que coloco todas as semanas as crónicas do MST no meu blog, mas praticamente nem as leio desde aquela de Agosto de 2010 em que ele criticava AVB e a pré-época da equipa antes da Supertaça e depois quando viu a nossa vitória sobre o Benfica mudou completamente o discurso e foi sendo constantemente desmentido depois quando ganhámos tudo o que havia para ganhar nesse ano. Não vale a pena gastar cera com tão mesquinho defunto.
Também lamento a perda do basquete mas ainda aguardo que o clube se pronuncie e também espero que o Jackson Martinez faça o Miguelinho engolir tudo o que disse.

Costa disse...

@Vitto Vendetta,

Concordo contigo, o teu presidente é um corrupto 'encartado'.

Tiago Araújo disse...

Fantástico, muito bom post.
ESPETACULAR!

abraço

http://campeoesfcporto.blogspot.pt/

JOSE LIMA disse...

A todos os que comentaram
Obrigado. Ajudaram a clarificar posições. É evidente que quando pergunto porque motivo o MST critica sempre o nosso presidente, estou a ser cínico. Claro que tem que ser o presidente. Pelo menos neste clube existe alguém que manda. Por enquanto ainda não são os bancos.
O meu problema não é esse. É que o MST que se diz portista, sabe escrever, tem o dom da palavra, enfim é uma pessoa culta, às vezes parece que quer fazer dos outros parvos. E eu não gosto de passar por parvo. Esta discussão do basquetebol, como diz e muito bem o Vitto coloca-se mais ao nível de reflectirmos um pouco sobre o futuro destes desportos chamados amadores (mas que de amadores não tem nada) em Portugal.
Da parte dos departamentos governamentais, não há nada a esperar (preocupam-se em fechar escolas e hospitais, querem lá saber das modalidades), os clubes é que são o bombo da festa, e os adeptos só querem vitórias a qualquer custo.
Por isso esta crónica tinha como objectivo despertar algumas consciências portistas para o Encontro de Blogues no próximo Sábado no anfiteatro do Dragão. Espero que o director do Mística Azul e Branca, quando for abordado o primeiro painel, dê um murro na mesa. Estamos fartos (estou a falar do FC Porto) de ser coitadinhos. Os Relvas do nosso País só gostam de colocar medalhas quando se ganha. Os outros, os que há dezenas de anos lutam para termos um desporto a ombrear com os melhores países estrangeiros (continuo a falar do meu Clube), qualquer dia fazem como no Basquetebol. Batem com a porta.
Abraço e até Sábado.
PS - Um beijinho para a Ana e que não tenha sido atingida pela catástrofe de ontem.