quarta-feira, 18 de julho de 2012

Olhar o Dragão 2012/13 (Parte 2)


Visto o que nos espera na Baliza, eis que vou hoje olhar sobre a Defesa. Este é daqueles sectores onde existe alguma qualidade, uma centena de cismas e muita ingratidão.

Do pouco que ainda me foi dado a ver no que diz respeito á linha defensiva o FC Porto apenas tem uma certeza. A dupla de Centrais já está encontrada e parece ter vindo para ficar. Maicon e Otamendi tem estado muito bem e tem-se completado de tal forma que quando um falha o outro “limpa” a asneira. Maicon sempre foi um Central de enorme qualidade que teve a oportunidade de mostrar o seu valor e agora é cada vez mais o Patrão de uma defesa ainda em construção. Resta agora saber se Otamendi vai manter a cabeça em cima dos ombros e faz uso da sua velocidade e capacidade de antecipação.

Sereno é o elo mais fraco dos 4 Jogadores da posição central. Trata-se de um Atleta esforçado que por norma deixa tudo em campo, mas é preciso ver que o Futebol Clube do Porto não joga só para os Campeonatos Internos e todos sabemos que Sereno não tem estaleca Europeia. O elo mais fraco por culpa propia e que ainda por hoje tem o seu futuro por definir é Rolando. Este último já demonstrou pelas mais variadas vezes que não quer mais vestir de Azul e Branco e sendo assim não se deve contar com um Jogador destes. Resta é saber quem irá ocupar o seu lugar.

Quanto a Mangala, este moço parece ter muito potencial mas muito pouco juízo. Ainda tem muito que aprender e não será a adapta-lo a Defesa Lateral ou a Médio que se vai melhorar a sua performance.

Visto a zona Central da Defesa Portista, eis que passamos para as faixas laterais. Aqui também existem muitas dúvidas e vontade de sair para não variar.

E como é óbvio não poderiam faltar as injustificadas cismas… Aqui apenas existe uma certeza: Danilo. Este jovem Brasileiro que ainda não mostrou nada de especial a não ser que sabe lesionar-se sozinho e com gravidade será o dono da Defesa do lado direito aconteça o que acontecer. Isto porque os milhões que custou o seu passe aliados á fraca concorrência de Miguel Lopes e dos adaptados Djalma e outro qualquer não lhe tirarão o lugar. De fora fica Sapunaru porque simplesmente o Treinador não gosta do rapaz mesmo que este seja de melhor qualidade que os adaptados e suplentes de Danilo.

Do lado esquerdo o filme é muito parecido se bem que aqui temos o “amuado” Alvaro Pereira que anda a berrar há que séculos por uma saída do Dragão e Alex Sandro que já mostrou ter capacidade para ser um dos Melhores Laterais Esquerdos da Europa. Tirando estes dois o leque de opções para esta posição é reduzido a zero a não ser que VP resolva recorrer a adaptações que fazem dó a quem assiste aos jogos do FC Porto.

E é assim no meio de tantas indefinições que se vai montando a linha defensiva do Futebol Clube do Porto. Ainda estamos longe do início da Temporada e espero que até lá tanto o Treinador como o Clube clarifiquem de vez as ideias e deixem de lado cismas e lugares cativos sem nexo.

Sem comentários: