quarta-feira, 4 de julho de 2012

O elo mais fraco


Não tenho por hábito comentar e dissecar rumores. Não faz parte do meu ADN perder tempo com invenções de quem diz que sabe de tudo mas que afinal não sabe de nada. Mas quando o rumor surge no Jornal Desportivo OJOGO então a probabilidade de ser algo verdadeiro aumenta uns bons pontos percentuais. Isto porque quer muito queira ou não, este Matutino está muito próximo do Futebol Clube do Porto.

Vem isto a respeito da estranha ausência de Sapunaru deste arrancar de trabalhos do Dragão. Segundo o Desportivo OJOGO o Romeno poderá estar de saída do Clube uma vez que o Atleta está em fim de contrato, o Treinador não conta com ele para a próxima época e o Clube está interessado em reaver algum do investimento que fez com a contratação do Atleta. 

Ora tendo sempre em consideração que tudo isto poderá ser mesmo verdade, eis que retiro duas conclusões:

- A Estrutura do FC Porto ainda está a “arrancar as ervas daninhas” do Clube. Foi um processo que começou mais ou menos a meio da Temporada anterior e que parece ainda não ter terminado. Se por um lado tal me parece ser conveniente e necessário para evitar que a Ditadura do Plantel se imponha a tudo e todos, o problema está no segundo ponto que irei expor;

- Se Sapunaru sair do Clube tal pode significar que Vítor Pereira apesar de ter vencido o Campeonato ainda não consegue tomar a rédeas ao Plantel. È sabido que o Romeno nunca simpatizou muito com o Treinador e que desde o início que mostrou o seu desagrado com a nomeação de VP para Técnico Principal dos Portistas. O braço de ferro entre Treinador e Jogador foi bem evidente e muitas vezes com prejuízo para o Clube e Maicon que teve muitas vezes de dar o que sabia como Defesa lateral Direito adaptado.

Sinceramente não estou contra a saída de Jogadores que cá não querem estar, contudo gostaria que os Dragões vendessem o passe de Atletas que já por muitas vezes deram a entender que querem experimentar outros Campeonatos. Tal tem sido o caso de Alvaro Pereira e Rolando que já manifestaram o seu desejo de sair. Contudo quem parece estar de saída é aquele que simplesmente não agrada ao Treinador.

Tal não augura nada de bom para a Temporada que aí vem… Os Rivais estão a reforçar-se, vão estar mais fortes e de certeza que não irão repetir as mesmas crassas asneiras que cometeram anteriormente. E ao contrário de muita gente não vejo em Miguel Lopes um suplente á altura de Danilo. Bem sei que o Brasileiro ainda tem muito que mostrar, mas uma coisa é certa o Danilo não vai andar para trás em termos qualitativos.

5 comentários:

Ricardo Costa disse...

Vai sair um dos teus favoritos @the blue one...;)
.
Tu próprio ao longo do texto dás todas as explicações para a saída do Sapunaru,como tal, não entendo o espanto.
Está em final do contrato,segundo o que tu dizes não se dava bem com o treinador, o treinador vai continuar,logo quem não está bem terá que se mudar.
No caso em concreto do Sapunaru tem a agravante de que ele não valorizará mais e está em final do contrato. O Porto tem que aproveitar agora para recuperar um investimento que foi de 5 milhões de euros o que não é pouco.
.
Por outro lado, Sapunaru seria suplente de Danilo que é a grande aposta para esta época logo após os Jogos Olímpicos.
Um internacional brasileiro que tem grandes possibilidades de ser convocado para o Mundial do Brasil e que tende a valorizar-se.
.
Por outro lado a entrada de Miguel Lopes vem reforçar o contigente português da equipa,algo que era fundamental para a identidade do plantel mas também porque sem portugueses o F. C. Porto ficaria como o ano passado e em vez de 25 jogadores,só poderia inscrever 21 jogadores na Uefa por falta de atletas foramdos em Portugal.
.
Se ficar Miguel Lopes e André Castro,esse problema resolve-se.
Não acho que o Porto fique a perder muito com a troca. O Miguel Lopes tem uma vantagem em relação a Sapunaru.Pode ser um suplente mais útil que o romeno,porque o Miguel Lopes tanto pode jogar a lateral direito como a lateral esquerdo e tal dará ainda mais jeito caso saia o Alvaro Pereira.
.
Fico contente por ver que o clube pensa manter M. Lopes.É um internacional português que tem margem de progressão. Espero que a próxima boa notícia seja a confirmação do Castro no plantel.
.
Um abraço.

Pedro Silva disse...

@ Ricardo Costa

Eu entendo a questão da saída do Romeno.

Agora o que eu não entendo é como é que supostamente o Clube consegue vender um Jogador pouco valioso e que até queria ficar por cá não fosse a sua incompatibilidade com o Treinador e não consegue vender o passe de outros Jogadores mais valiosos e que estão fartos de dizer que querem sair.

E depois há a questão da saída de Sapunaru mostrar que o VP ainda não tem mão no plantel. E isto é mau sinal como bem sabes.

Quanto ao Miguel Lopes, apesar de este ter ido á Selecção dando força á tal birrazinha entre o Paulo Bento e Bosingwa, não vejo nele um Suplente á altura do Danilo. O Brasileiro ainda tem muito para mostrar, mas de certeza que não vai andar para trás em termos qualitativos ao ponto de ter no Miguel Lopes um Suplente á sua altura.

Espero bem que a SAD te ouça na questão do Castro! Se bem que eu acho que o VP é "fraco" demais para apostar num Jogador da casa que tem imensa qualidade.

Aquele abraço!

P. Ungaro disse...

Boas,

Eu lamento a saida do Sapu ... porque sempre simpatizei com ele, e apesar de não ser um fora de serie acho que sempre foi regular e cumpriu. No entanto entendo a sua saida porque quer ele queira quer não o lider é VP e independentemente de gostar ou não tem que aceitar e respeitar. E talvez a birra que ele e o Fucile fizeram na epoca passada fez com que tivessemos uma primeira parte da epoca da forma irregular como se viu, obrigando o Maicon a jogar a lateral em vez de central, alias e como eu previa a vir ser considerado o melhor central do FCP.
Pelo menos que a SAD recupere o investimento já que não ha volta a dar.

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt

Anónimo disse...

Boa tarde,

eu também tenho pena que o Sapu saia do clube, até por é dos nossos, mas entendo. Espero é que os outros que já disseram que queriam sair, também sigam viajem... Só faz falta quem está de alma e coração azul e branco!
Abraço
Saraiva

leportista disse...

Boa tarde para todos;
Concordo com as suposiçoes aqui exprimidas, a saber. Tambem na minha opiniao, o jogador deve de se submeter hàs ordens do treinador, mesmo que o tenha de fazer contrariado. Estou inteiramente sincronisado com The Blue One quando diz que o VP continua sem pulso para o lugar que exerce neste clube.
No entanto hà uma terceira razao que nao pode ser descorada e prende-se pelo facto de o jogador nao possuir Agente pessoal, ora assim sendo, se a SAD nao tenta agora em amortecer o investido dificilmente o conseguirà no mercado de inverno, visto que o Romeno chega ao fim de contrato em Junho proximo.
Saudaçoes azuis e brancas.