sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

¡¡Hala Madrid!!: Há o Real e o real

È um facto. Actualmente temos (para já) dois tipos de Real Madrid CF. No mesmo espaço temporal temos o Real Madrid CF da Copa del Rey que pratica um futebol dominador e de posse de bola que não dá hipóteses aos adversários e onde até Casillas dá o litro e temos o Real Madrid CF da Liga BBVA que pratica um futebol enfadonho, sem ligação e onde os Jogadores parecem arrastar-se em campo.

Se tal me agrada? Naturalmente que não e vamos a ver se ainda irá aparecer um terceiro tipo de Real Madrid CF que irá disputar a Liga dos Campeões… E nem quero imaginar que tipo de Real será este! E qual a razão para tão estranho fenómeno? Variadas! As razões são mais do que muitas e estão à vista de toda a gente.

A Casa Blanca nunca gostou de se fechar em si mesmo, sendo uma porta aberta para que certos sectores ad Comunicação Social Desportiva façam da equipa Merengue o trampolim da fama e para mais isto de fazer sondagens de opinião aos associados sobre o futuro da equipa se não é anedótico é no mínimo ridículo.

Depois temos a facilidade com que os Jogadores usam e abusam das Redes Sociais… Twitter e Facebook são uma excelente arma de promoção mas são também o pavio de um possível barril de pólvora. Não é a primeira vez que os Jogadores da equipa Merengue se servem destas ferramentas para lavar roupa suja e cobardemente criticar o Treinador. A união e, sobretudo, a tranquilidade no ambiente de trabalho são fundamentais numa Equipa de Futebol (e não só) e quando tal não existe é natural que depois a equipa não renda o que deve render na hora de disputar os jogos.

A última razão prende-se com a estupida mania de certos Madridistas se preocuparem mais com o eterno rival da Catalunha do que com o seu clube. O Real Madrid CF é um Clube grande por natureza, assim como o é o FC Barcelona e como tal nem um nem o outro precisam de se declarar como o melhor. Culés e Merengues tem uma forma completamente distinta de mostrar a sua qualidade futebolística e quando se tenta forçar uma mudança destas identidades sai sempre asneira. O Barça é um Clube formador de talentos e o Real um Clube comprador de estrelas. Tentar mudar isto apenas desgasta a equipa e cria-se pressãpo onde ela não deveria existir.    

Uma nota final para realçar aqui o empate que o Málaga conseguiu impor ao Barcelona em Nou Camp. Afinal a tal “super” equipa que não precisa de Treinador (Tito dixit) também mete água e graças a isto tem em risco a sua continuidade na Copa del Rey. Quem diria hein?

A minha outra nota final prende-se com Pepe Guardiola que decidiu aventurar-se em terras Germânicas. O Bayern é um Clube calmo mas não é o Barcelona. Em Munique o Homem da Catalunha não irá ter a “papinha” feita como em Barcelona e vamos a ver como este vai lidar com os problemáticos Franck Ribéry e Arjen Robben que já tem um longo historial de indisciplina na Alemanha. Ah e em Munique não estará o Messi e os árbitros amigos para resolverem partidas complicadas. Acima de tudo boa sorte Pep!