domingo, 27 de janeiro de 2013

¡¡Hala Madrid!!: Não mente. Inventa!

Eu sempre disse que a Imprensa Desportiva não deve ser levada a sério. Já há muito que o Dever de Informar e o Dever de Isenção deu lugar ao Lucro por qualquer meio e ao lavar de roupa suja. Aqui em Portugal a Comunicação Social Desportiva já há muito que entrou neste lodo e esta semana que está a terminar foi a vez da Imprensa Desportiva de Nuestros Hermanos seguiu o mesmo triste exemplo.

Quem esteve atento aos Jornais Desportivos Espanhóis, Jornais estes que vão sendo aqui colocados diariamente, com toda a certeza reparou nas últimas capas do Diário MARCA. Confesso que sempre gostei deste jornal porque este consegue oferecer uma variedade imensa de informação sobre o que se passa no Futebol Hispânico e não só. Contudo esta semana este mesmo Jornal que pautava pela qualidade na informação deixou-se levar por uma guerra pessoal cujo autor foi José Mourinho.

É sabido que Mourinho não apreciava o livre-trânsito que certos elementos deste Jornal tinham na Casa Blanca, mas isto não lhe dá o direito de tomar atitudes radicais. Eu concordo que o lugar do Jornalismo desportivo é sempre à porta do Estádio e não dentro dos seus corredores, mas há que ter em atenção que esta gente é vingativa e não tem escrúpulos.

Esta semana foi um festim anti-Mou na Redacção da MARCA. Até o palerma do Valdano que quase destruiu o Real Madrid CF com a sua colecção de cromos passou a ser um dos convidados de honra do Jornal. E como um palerma não é suficiente, eis que se vai buscar o Rei da palermice que tem uma dor de cotovelo do Português… Estou a falar de Manuel Pellegrini que teve nas mãos um bólide Blanco que nunca soube conduzir e são da sua autoria as vergonhas Europeias. Mas como é anti Mourinho este tem lugar cativo no coração da Direcção do MARCA. Se o ridículo matasse então já há muito que seria necessário arranjar uma equipa nova para este Jornal.

Então o Diário MARCA inventa um Ultimato ao Presidente Merengue com base numa troca de SMS entre algumas personagens que ninguém sabe quem são? E para mais o conteúdo das ditas SMS são tudo menos elucidativas e não fazem referência ao tal Ultimatum dos Capitães e o Director deste Jornal ainda tem a distinta lata de afirmar publicamente que o jornal não mente? Mas por acaso isto é informar ou é especular e ajudar certos personagens a lavar a roupa suja que nunca tiveram coragem de lavar em frente do alvo que pretendem abater?

Pelo andar da carruagem ainda vamos ter estes tipos a afirmar que foi Mourinho quem mandou Arbeloa pisar a mão de Casillas para que este fique três meses sem poder jogar dando assim a vitória ao Português nesta “guerra” com um dos símbolos da Casa Blanca… E como é lógico tal vai ser fundamentado com uma troca de SMS entre uns certos fulanos que ninguém sabe quem são mas que fazem parte da Direcção do Real Madrid CF.

É como já aqui o disse: MARCA não mente, inventa