sábado, 15 de junho de 2013

Mais-valia ou menos-valia?

Aqui há dias o matutino O JOGO fez da sua capa uma notícia que dava como certa a aposta do novo Treinador do Futebol Clube do Porto no Uruguaio Jorge Fucile. O Internacional da Celeste desde os tempos de André Villas-Boas que deixou de se equipar de Azul e Branco e chegou mesmo a ter de se transferir temporariamente para o Santos do Brasil como moeda de troca no negócio Danilo.
Confesso que sempre fui um admirador das grandes qualidades de Fucile. Nunca entrei naquela ideia estupida de que o Jorge teria de ser o capitão do FC Porto porque Fucile tanto tem de bom Jogador como de repente lhe passa uma coisa pela frente e mete água por todos os lados O que sempre me agradou em Fucile é a sua “teimosia” e polivalência. Jorge Fucile é um Guerreiro em campo e dá sempre tudo pelo Clube nos dias bons e para mais pode jogar em ambas as faixas da defesa.
 
O problema de Fucile é, como já aqui disse, as “paragens cerebrais” que este por vez tem durante os jogos e Danilo. 
O Brasileiro tem tiques de vedeta e quando alguém o relega para o banco eis que este reage da pior maneira possível e vai ser muito complicado os Dragões conseguirem despachar esta “encomenda” que veio do “Peixe” pelo mesmo estapafúrdio preço que custou o seu passe (acima deste só se Pinto da Costa fizer mais um enorme milagre). Para comprovar tal coisa vamos que recuemos um pouco no tempo para nos recordarmos das birras do menino Danilo quando Miguel Lopes o relegou justamente para o banco.
 
Resta portanto o lado esquerdo da defesa Portista que tem apenas com o dono Alex Sandro. Alex é de longe um profissional muito melhor que Danilo e procura sempre jogar ao mais alto nível, contudo jogar sempre a um nível elevado durante uma Temporada é complicado mesmo para um Jogador como o Alex. Fucile poderá muito bem ir alternando a titularidade desta posição com o jovem Brasileiro.
O grande problema (o maior de Jorge Fucile) é que este não convive muito bem com as rotatividades e banco. Caberá a Paulo Fonseca saber gerir este problema e todos sabemos o que de mal fez o Uruguaio quando meteu na sua cabeça que tinha de sair do Dragão…
 
Por tudo isto fica a pergunta no ar: Jorge Fucile será uma mais-valia ou será uma menos-valia para Paulo Fonseca e Clube? Penso que só o tempo nos dará esta resposta e até lá bem cindo de volta Jorge!

Sem comentários: