segunda-feira, 1 de julho de 2013

A Revolta dos Cãezinhos Amestrados

O senhor Pereira chama-lhe “desconformidades” mas, na verdade, do que se trata é mais uma demonstração da incompetência do treinador dos árbitros. Não porque ninguém o soubesse, mas vindo de onde vem causa, pelo menos, preocupação.
Acontece que o homem como não tem que prestar satisfações a ninguém é eleito à margem da Direcção da FPF, (o Conselho de Arbitragem é um órgão autónomo) anda há anos em roda livre e pode dar-se ao luxo de tentar beneficiar, por exemplo o Circo da Estrada da Luz, que o ajudou a eleger.
 
Por mim, tenho uma teoria que é a seguinte. Ao nomear por exemplo para um jogo do Benfica, Duarte Gomes, reconhecido adepto do clube da treta, está é a tramar o árbitro. Condicionado desde que entra em campo, deve ser mais a preocupação de não favorecer o seu clube do que de prejudicar o adversário, seja ele qual for. Isto multiplicado por 30 jogos (tantos quantos o clube da treta é apitado pelos seus simpatizantes) no fim dá asneira. Daí a revolta. Alguns, sem querer, até parecem vestidos de azul e branco embora não conheça um só que seja Portista.
Uma das coisas que normalmente não conseguem disfarçar é a protecção permanente aos habituais caceteiros, karatecas, e ofícios correlativos que acertam em tudo que mexe, sobretudo naquelas jogadas ditas “divididas”. Alguns adeptos desta modalidade sarrafeira, quando noutras paragens são arbitrados por “árbitros normais”, andam carregadinhos de amarelos e vermelhos. É o caso dos nossos bem conhecidos David Luís, Ramires, Javi Garcia, Di Maria e, claro, Fábio Coentrão que parece estar a passar por um mau bocado em Espanha. É mais um produto de A BOLHA, conhecido pasquim oficial da “instituição” que todos os anos promove dezenas e dezenas de sarrafeiros para stock.
Fotomontagem de JOSE LIMA
 
Então o que aconteceu de diferente este ano? É simples: como não precisa de explicar as nomeações, esta época, fez mais batota do que o habitual. Depois os árbitros do Benfica, de prémio, apitam mais jogos do que aqueles que são adeptos da “Académica” como o Gato Félix, ou do “Atlético” como o senhor Vítor Serpa. No fundo (não confundir com Fund) era assim que A BOLHA gostaria que os árbitros fossem.
Depois, nas classificações, um árbitro que tenha feito poucos jogos mas com arbitragens positivas, tem melhor pontuação do que aqueles nomeados para o clube da treta, e fizeram muitos jogos mas meteram água. Mas ainda há melhor, muito melhor. Um tal Capela que apitou vergonhosamente um jogo do Sporting teve uma boa avaliação da parte do observador (outro incompetente das fornadas que o senhor Pereira coloca cá fora). Balanço final feito por Rui Santos na sua engraçada Liga da Verdade: A “instituição” devia ter mais 2 ou 3 pontinhos no final da prova. Pois! É chegada a hora do senhor Pereira se demitir! Isto faz-se ao Benfica que deu tudo-por-tudo para ganhar a Liga esta época? Até tem 104 jogadores contratados. Por falar nisso: o defesa-esquerdo continua congelado?
Voltando “à vaca fria” que é como quem diz ao descalabro que o senhor Pereira arranjou, isto levou, por exemplo, a que o segundo classificado, Rui Silva, tenha sido o árbitro (juntamente com Jorge Tavares, 11.º) que menos encontros dirigiu na época 2012-13. Seja como for, há 15 impugnações dos resultados das classificações, algo que o presidente do CA considera natural. “Os árbitros têm todo o direito de recorrer para o Conselho de Justiça”.
 
E nós, os que pagamos para sustentar aquela corja, também “temos todo o direito” de pedir ao senhor Pereira que se reforme. Olhe! Já agora passe pela Liga e leve também o senhor Figueiredo. Vocês são os coveiros deste Futebol. Vão-se os dois encher de moscas!
 
Até à próxima

1 comentário:

fernando tavares disse...

Como já nos habituou Lima aqui está um texto que digo eu na MOUCHE!
ftavares