terça-feira, 23 de julho de 2013

O Cantinho das Modalidades (versão Férias)

Basquetebol
 
Depois de ter competido no Campeonato Nacional da CNB2 em 2012/13, o Dragon Force vai disputar o Campeonato da Proliga na época que se avizinha, depois de a candidatura apresentada para integrar esta competição ter sido aceite pela Federação Portuguesa de Basquetebol.
 
Assim, o basquetebol do FC Porto, através do seu projecto Dragon Force, continuará o processo de formação dos atletas no segundo escalão da modalidade, face a uma oposição mais forte, o que irá potenciar ainda mais o seu crescimento.
 
Bilhar
 
A equipa de pool feminino do FC Porto/Cin sagrou-se Campeã Nacional, ao vencer na Final o Benfica, por 2 x 1. Sem qualquer derrota nas fases Intermédia e Final, as atletas Amália Matas, Vânia Franco, Mariana Marinho e Luísa Leal conseguiram mais um troféu que completa a hegemonia do Bilhar Portista.
 
Na época 2012/13, os Azuis e Brancos venceram todos os Campeonatos Nacionais colectivos em que competiram, nas variantes de pool e três tabelas.
 
Natação
 
O FC Porto estabeleceu um novo recorde Nacional de Juvenis A na estafeta de 4x100m estilos dos Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos – Open de Portugal, que terminaram na Piscina Municipal de Famalicão.
 
O quarteto Azul e Branco, formado por Ruben Lopes, Eduardo Ramos, João Ascensão e Luís Oliveir, registrou a marca de 4m07s60, superando o anterior máximo de 4m07s72. Os mesmos nadadores fixaram, no segundo dia de competição, um novo recorde Nacional na Estafeta de 4x100m livres (3m39s68). Estes foram os únicos recordes da Competição. 
 
Os Campeonatos Nacionais de absolutos e juvenis foram assim dominados, colectivamente, pelo FC Porto, que conseguiu um total de 16 Títulos Nacionais, 10 Medalhas de Prata e 5 de Bronze, o que se traduziu na liderança do medalheiro da competição.
 
Em outra vertente, após a realização dos Campeonatos Nacionais Absolutos, a classificação final da Taça de Portugal relativa à época finda voltou a dar a vitória ao FC Porto, que assim conquistou o troféu pelo 5.º ano consecutivo.
 
Totalizando 2109 pontos, os nadadores Azuis e Brancos não consentiram grandes veleidades aos seus opositores e acabaram por levar a melhor sobre a concorrência, suplantando, entre outros, Sporting (1946) e Amadora (1207), segundo e terceiro classificados, respectivamente.
 
Refira-se que a Taça de Portugal contabiliza as classificações nas principais competições realizadas ao longo da época e é o verdadeiro reflexo da qualidade das equipas que compõem o panorama da natação Nacional.

Sem comentários: