sexta-feira, 15 de novembro de 2013

¡¡Hala Madrid!!: Há comparações e comparações

Na minha crónica anterior chamei a atenção para as exageradas euforias porque não obstante a equipa Merengue parecer finalmente ter entrado nos eixos, o facto é que já perdeu em Nou Camp e está neste momento a seis pontos do FC Barcelona com desvantagem no confronto directo. Alias, acrescente-se que mesmo a jogar da forma que está a jogar o Real Madrid CF ocupa somente o terceiro posto da Tabela Classificativa de La Liga BBVA e à sua frente está o Atlético de Madrid que também já derrotou a Equipa Blanca no Bernabéu.
 
È perante estes factos que me faz uma certa impressão ver o Jornal MARCA fazer comparações entre o Real Madrid CF do último ano de Mourinho e o actual de Ancelotti. Segundo o Matutino a equipa Blanca de Carlo apresenta melhores números que a de Mou nesta altura do Campeonato apesar de a posição na tabela classificativa se a mesma se não estou em erro.
 
Chamem-me de chato exigente, mas entendo que melhorar significa fazer algo de positivamente diferente da situação anterior e não estar na mesma situação em que estava. Ou seja, se com mais vitória, menos vitória Carlo Ancelotti apresenta o Real Madrid CF na mesma posição na tabela classificativa que o Real Madrid CF do último ano de José Mourinho, então que raio de melhoria é esta de que o jornal tanto se gaba? De que melhoria se está a falar quando o Real Madrid CF de Carlo já está em desvantagem no confronto directo com os actuais primeiro e segundo classificado de La Liga?
 
Estar melhor que a equipa Blanca de Mou do seu último ano em Madrid seria estar em primeiro lugar e não ter já perdido com Barcelona e Atlético. 
 
E acrescente-se que o último ano de Mourinho na Casa Blanca foi a sua pior época dado que em todas as anteriores o Real Madrid CF de Mou venceu sempre uma Competição e inclusive bateu todos os recordes de La Liga quando se sagrou Campeão de Espanha. E nem vou aqui referenciar a enorme evolução que houve nas participações na Liga dos Campeões.  
 
È este tipo de discurso que mina por completo o trabalho que qualquer treinador queira levar a cabo na Casa Blanca. Basta que alguns jogos corram bem e o reinador já é o maior do Mundo e os Jogadores são fenomenais. E o problema é que no Universo Merengue há quem caia na esparrela e depois não faz outra coisa senão protestar com tudo e todos quando a tal equipa maravilha não carbura como faziam crer.
 
Volto a repetir, estar em terceiro lugar é péssimo, estar em desvantagem directa e pontual para com FC Barcelona e atlético de Madrid é péssimo, Gareth Bale tem jogado bem contra as equipas fracas e razoavelmente com as equipas medianas, Casillas não se conformou com a sua mais que justa condição de suplente de Diego López e Carlo Ancelotti demorou uma eternidade a perceber com que equipa está a lidar.
 
É chato chegar a tais conclusões mas a realidade é o que é e mais vale aceita-la como é do que viver de comparações imaginárias e mal-intencionadas.