sábado, 16 de novembro de 2013

A meio caminho do Brasil

Cristiano Ronaldo tem sido um dos jogadores mais falados no momento e vai continuar a sê-lo, pelo menos, até à próxima terça-feira, dia em que Portugal e a Suécia se vão defrontar pela segunda vez neste play-off de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2014.
 
O capitão da Selecção Portuguesa, aos 82 minutos, marcou o golo que garantiu a vitória sobre a Suécia por 1 x 0 e que coloca Portugal em vantagem para o encontro da segunda mão, numa magra vantagem que faz lembrar o primeiro dos três play-offs consecutivos que a turma Portuguesa disputa, quando em 2010, também no Estádio da Luz, venceu a Bósnia-Herzegovina pela margem mínima.
 
Apoiado por um público entusiasta e que nunca virou costas aos jogadores, Portugal alcançou um resultado importante, naquela que foi a primeira vez que derrotou a Suécia em solo Luso. Os Portugueses conseguiram colocar-se em vantagem na eliminatória, que até podia ser por mais que um golo se Cristiano Ronaldo não tivesse cabeceado à barra aos 86 minutos, e não sofreram golos, o que é um bom prenúncio para o jogo fora de casa.
 
Como lhe competia, Portugal começou por ter mais posse de bola e graças a isso criou a primeira oportunidade de golo, com Raul Meireles a assistir João Moutinho e este, após ter passado pelo guarda-redes, a rematar à malha lateral. Estavam decorridos cinco minutos e o jogo parecia iniciar bem para as cores nacionais. No entanto, a resposta Sueca não demorou e surgiu pelo pé de Johan Elmander, que após aparecer entre os centrais viu o esférico passar a centímetros do poste de Rui Patrício depois de uma assistência de Mikael Lustig.
 
Passado o perigo Sueco, a toada do encontro manteve-se. A Selecção Portuguesa passou mais tempo com a bola nos pés mas foram os Nórdicos que estiveram mais perto de marcar. Primeiro foi Rui Patrício a defender um remate perigoso de Sebastian Larsson e pouco depois Kim Kallstrom, através da conversão de um livre, ficou a ver a bola passar perto da baliza de Portugal.
 
Os comandados de Paulo Bento sentiam imensas dificuldades para ultrapassarem o obstáculo defensivo da Suécia e por isso passaram a um plano B. Apostando nos passes longos sempre pelo lado esquerdo do ataque, primeiro para Cristiano Ronaldo e posteriormente para Fábio Coentrão, os jogadores Portugueses tentaram aproximar-se da baliza à guarda de Andreas Isaksson.
 
Todavia, o melhor que conseguiram foi ganhar pontapés de cantos, através dos quais raramente criaram um perigo real. O melhor foi mesmo um cabeceamento de Cristiano Ronaldo após saltar mais alto do que os adversários. Além do lance do capitão, Portugal ainda chegou perto da baliza da Suécia por mais duas vezes, embora sem criar sustos. João Pereira cruzou para Hélder Postiga, que não conseguiu chegar primeiro do que Isaksson à bola, e Pepe, após assistência de Miguel Veloso, cabeceou para as mãos do guarda-redes adversário.
 
Ao intervalo, a verdade é que Portugal tinha mais posse de bola, mas os lances de maior perigo pertenciam à Suécia, que desde o primeiro minuto se mostrou agradada com a hipótese de levar um empate do Estádio da Luz para a segunda mão. A demora nas reposições de bola desde o apito inicial do árbitro indiciava isso mesmo.
 
Tal como na primeira parte, Portugal entrou bem no jogo, mas desta vez conseguiu manter o registo ofensivo e deixar a Suécia afastada da baliza de Rui Patrício durante quase toda a etapa complementar, se bem que os Nórdicos estavam claramente mais preocupados em manterem-se organizados e coesos defensivamente do que em chegar à frente do marcador.
 
Colocando intensidade em todos os lances que disputavam, os jogadores Lusos tentaram desde logo chegar ao golo da vantagem no jogo e na eliminatória. Porém, nem sempre o fizeram da melhor maneira. O primeiro foi Hélder Postiga, que à meia volta, ainda de fora da área rematou à meia volta mas por cima. Pouco depois, assistiu-se a uma enorme confusão na área Sueca, na qual faltou sorte a Postiga para colocar a bola no fundo do marcador.
 
Portugal continuou a mandar claramente no encontro e a aproximar-se da área adversária. Nani, novamente uns furos abaixo daquilo que pode fazer e que já exibiu com a camisola da Selecção, tentou servir Hélder Postiga, que entre dois defesas não conseguiu o desvio, e pouco depois o mesmo avançado do Valencia, na sequência de um canto (nesse capítulo Portugal deu goleada), cabeceou ao primeiro poste por cima.
 
Tudo isto aconteceu durante os primeiros 20 minutos da segunda parte, sendo que nessa altura Paulo Bento decidiu trocar Hélder Postiga por Hugo Almeida, naquela que foi a primeira substituição do jogo. No entanto, por mais trocas que o Selecionador fizesse parecia destino que o jogo teria que ser decidido por...Cristiano Ronaldo.
 
A haver uma Selecção vencedora no encontro teria que ser Portugal, a única que quis verdadeiramente chegar à vitória na Luz. E a haver um marcador teria que ser Cristiano Ronaldo, o jogador de quem todos falam e que disse «presente» quando a Selecção mais precisava.
 
Aos 82 minutos, o capitão da Selecção Portuguesa cabeceou no coração da área após cruzamento de Miguel Veloso e colocou Portugal a vencer por 1 x 0, num golo que pode ser decisivo no apuramento para o Campeonato do Mundo de 2014. Portugal até podia ir para a Suécia, para o encontro da segunda mão, com uma vantagem mais dilatada mas, quatro minutos após ter facturado, Cristiano Ronaldo cabeceou à barra.
 
Retirado de zerozero
 
Melhor em Campo: Pepe

Sem comentários: