quinta-feira, 24 de abril de 2014

Pontos nos ii

Este ano estava tudo preparado. Do nosso lado, e com o pontapé de Kelvin que bateu Artur, o nosso Clube arrancava descansado para outro Tetra, o destino lógico. Tudo se desmoronou, uma catástrofe no mínimo. Agora é puxar pela cabeça e arranjar outro treinador.
Do lado da “instituição” o sonho era disputar a final da Champions no galinheiro. Tudo “nos conformes” com o senhor Platini e um investimento de 110 milhões de euros em jogadores. De repente, catrapus! Foi trasladado para a Liga Europa, competição menor seja lá qual for o ponto-de-vista. Felizmente para eles uns otários que este ano perderam tudo o que havia para ganhar entregaram-lhes de bandeja a oportunidade de pelo menos disputarem uma final.
 
Para já vão de certeza a Oeiras disputar a Taça de Portugal com o Rio Ave pasme-se, treinado por um nosso antigo jogador, e foi André Gomes também outro ex-atleta que nos colocou na prateleira. Infelizmente entre as centenas de jovens que passam pela formação, nem todos se podem aproveitar. Nuno Espirito Santo utilizou uma capa da BOLHA do tempo do jornalista Homero Serpa (que não tinha comparação com os atuais pasquineiros, Delgados, Guerras, Leonores e afins) para motivar os seus jogadores. E não é que resultou?
 
A “instituição” e os credores podem respirar de alívio embora apenas entrem nos cofres uns parcos milhões em relação às espectativas, mas façam lá o vosso foguetório no Marquês. Enquanto isso, nos clubes do meio da tabela, as chicotadas psicológicas sucederam-se com outro tipo de fogo-de-artifício: tochas, petardos em quantidades não habituais por m2, atirados à SAD, dirigentes, treinadores e atletas de Setúbal, Braga, e Guimarães.
 
No que ao Futebol Clube do Porto diz respeito Pinto da Costa foi eleito há 32 anos e ainda tem mais dois de mandato. Não se conhecem ainda os destinos de vários atletas. Por exemplo Fucile (quem se lembra dele?) continua a esperar sentado pelo menos até 30 de Junho. Não sendo um jogador excecional, deixa a perder de vista Danilo, um grande barrete. Iturbe, Lucho, Álvaro Pereira, Otamendi, etc. foram outros que se desaproveitaram.
Resumindo e concluindo: o Benfica é duplo campeão, e o Sporting fica em 2º lugar à nossa frente mas há 12 anos que não ganha nada. Nós que nos últimos 11 campeonatos vencemos por 9 vezes, para alguns portistas, é que somos os maus da fita!
 
Então quando se falas das maçarocas, “aqui d’el-rei que alguém meteu dinheiro ao bolso!” Engraçado ninguém referir que o clube da treta desfez-se há 3 meses de Rodrigo que tem sido “só” o seu abono de família, e a nova vedeta, o “tal” André Gomes. Fantástica gestão! Imaginem o que seria se fossem nossos jogadores… (“alguém se anda a governar blá, blá, blá.)
 
Estava eu a chegar a casa, ligo a caixinha que mudou o mundo, e lá estava ele, o pesadelo dos Domingos, o profeta, o homem que sabe tudo de tudo e como o seu amigo “nunca se engana e raramente tem dúvidas”. Com imagens em fundo de uma qualquer romaria algures em Lisboa, vomitava para a esgrouviada apresentadora “este foi o dia da ressureição do benfica”!
 
Daqui se sugere à excelentíssima administração da SAD um contacto urgente a convidá-lo para nosso treinador na próxima época. Como os anões e as mulheres com barbas, pelo menos era um sucesso de bilheteira pagar bilhete para ver o homem que um dia se atirou ao Tejo.
O prémio para a melhor frase do ano vai para António Oliveira: “o modelo de gestão desportiva do FC do Porto terá, mais cedo ou mais tarde, de passar a ter a formação dentro da equação”. Ou seja, digo eu: a Quadratura do Círculo em vez do Triângulo Invertido!
 
Até à próxima

Sem comentários: