quarta-feira, 16 de julho de 2014

Crime disse Ela

Passada na cidade fictícia de Cabot Cove, no Maine nos Estados-Unidos, esta série televisiva conta-nos a história de uma britânica escritora e antiga professora de inglês, "Jessica Fletcher", que está a escrever o seu último livro, Crime, Disse Ela. A personagem, como colaboradora, ajuda nas investigações da polícia, mas chega mesmo a ser considerada suspeita e acusada do próprio crime que está a investigar. Produzida pela CBS, em conjunto com a Universal TV, Crime, Disse Ela tornou-se a série televisiva de ficção policial mais longa de sempre, e a atriz Angela Lansbury nos anos 80, a mais bem paga a nível mundial. In wikipedia.
 
Vem isto a propósito do título que um dos pasquins, o RASCORD, porventura dos mais asquerosos da capital do reino, puxou à capa. O tema da falta de dinheiro que vai pela Liga. O presidente, recorde-se, apoiado pelos circos da 2ª Circular continua “impávido e sereno” (pasquim dixit) e não parece muito preocupado com a situação. Crime digo eu!
Orçamento não existe. As Contas estão fechadas a 7 chaves. Patrocinadores procuram-se! Timidamente os credores começam a vir à tona. Curiosamente o primeiro foi a Federação Portuguesa de Futebol, o “patrão” deste fantoche. O senhor Figueiredo recebe um balúrdio em taxas de inscrição das centenas de jogadores inscritos nas competições mas “esquece-se” de enviar a parcela que, em protocolo, teria que entregar aos verdadeiros responsáveis por toda esta trapalhada. Aumentando o número de clubes das competições profissionais, além de os fazer gastar mais dinheiro em deslocações, a LIGA recebe um valor maior em taxas de inscrição pagas por mais uma centena de atletas dos 4 clubes admitidos a pedido. Curiosamente os apalermados Fiúzas que elegeram o senhor Figueiredo nem deram por ela!
 
Em vez da LIGA se apresentar, como está na moda, à insolvência e fechar o tasco, ainda se ri da patroa (a FPF) perante a impotência do patrão senhor Gomes temeroso dos benfiquistas que se passeiam na Federação e serviram de moeda de troca na sua eleição. O senhor Figueiredo faz tudo para agradar aos compinchas que lá o colocaram. O recente escândalo da atribuição de vários troféus da LIGA a um caceteiro e 3 desconhecidos rapazinhos do clube da treta não faz augurar nada de bom para a próxima época. Se juntarmos a este cenário a manutenção do tratador dos cãezinhos amestrados da arbitragem temos todos os ingredientes para levar mais uma vez o clube da treta ao colo.
À esquerda na foto com um maçarico a petróleo, Emídio Guerreiro, digníssimo Secretário de Estado do Desporto e Juventude deste Governo (outro papa-almoços tipo Laurentino Dias) também assistiu sem tugir nem mugir, “impávido e sereno”, à farsa das eleições no “organismo autónomo” (eufemismo futebolês que significa trapaceiros). Se este senhor quisesse retirava a delegação de confiança do Governo à FPF e por tabela à LIGA. Mas isso nunca poderá acontecer. Depois como é que a “instituição” ganhava o campeonato?
De escândalo em escândalo vem agora à liça o despautério que foi a nossa presença no Mundial. A numerosa “comitiva” federativa não respeitou o protocolo ignorando os seus homólogos brasileiros; pactuou com a convocatória de um bando de lesionados para agradar a um empresário; saiu da fase de grupos com o rabinho entre as pernas; e como o bouquet final do fogo-de-artifício nos festejos de S. João, fez um contrato antecipado de lesa-património ao manter um incompetente no comando da seleção! “Custa zero ao erário público”! Pois custa. Mas quem paga são os clubes. O erário público só tem que se preocupar com o ordenado do senhor Gomes e da cambada que o acompanha.
 
Voltando à vaca fria, (que é como quem diz a Mário Figueiredo) os assinantes da SportTV podem ficar descansados. Continuarão a ver 4 canais de desporto com dezenas de horas diárias de emissão. O aldrabão da Liga não tem sequer dinheiro para pagar aos árbitros, quanto mais, para se abalançar a um leilão de milhões de euros para trazer os Direitos para a LIGA. Continue lá com a taça das cervejolas para o clube da treta pôr a jogar os 104 (ou mais) jogadores que ainda por lá vegetam! Se não o tirarem depressa: É crime digo eu!
 
Até à próxima

Sem comentários: