segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Pensamento da Semana: Ver os dois lados da questão

Chegados a este ponto temos que o Futebol Clube do Porto perdeu 6 pontos em três Jornadas da Liga Zon Sagres frutos de 3 empates. Perante isto há que dizer, sem medos bem receios que a coisa está a ficar complicada. Não impossível, mas sim complicada, o que obriga a que se faça uma pequena reflexão sobre o que se está a passar e o que se poderá fazer no futuro.

Ora bem é preciso perceber que o problema do Dragão nestas três fatídicas Jornadas se centrou na arbitragem e na culpa própria.

É verdade que em Guimarães o segundo golo Azul e Branco foi mal anulado e que a Grande Penalidade a favor dos Vitorianos apenas existiu na cabeça do Árbitro. Assim como é também verdade que Maicon foi mal expulso e que o jogo ante o Boavista nunca deveria ter-se realizado. Tal como não deixa de ser verdade que em Alvalade a equipa de Arbitragem foi “muito caseirinha”.

Existem, sem sombra de dúvida, mais que razões de queixa das arbitragens da parte dos Portistas. Para mais ainda se está por perceber, ou não, porquê razão o SL Benfica tem sempre direito a jogar sempre contra dez nos seus jogos da Liga Portuguesa.

Contudo há que trazer a lume a outra face da moeda. E a outra face mostra-nos que a equipa Portista jogou pouco nestes jogos e que o seu Treinador mexe mal e tardiamente na equipa. A execpção será o jogo de Guimarães onde o Futebol Clube do Porto levou a cabo um bom jogo. Já nos outros dois foi vítima do raio do tiki taka que não deixa que a equipa possa adaptar-se às dificuldades que os jogos vão colocando à equipa do Basco.

Vamos então aguardar pelos próximos jogos e tentar analisar o que vai sucedendo colocando em cima da mesa os dois lados da questão e não só aquele que geralmente é utilizado pela triste gente de Alvalade, Luz e afins quando nada lhes corre de feição.

2 comentários:

Anónimo disse...

Só para falar nos vencedores de campeonatos recentes, André Villas-Boas, Vítor Pereira e mesmo o Jesualdo Ferreira em pleno Apito Dourado não tiveram erros de arbitragem, até muito mais graves do que até agora? Tiveram. Mas ganharam mesmo assim. Vítor Pereira ganhou até sem nenhuma margem de erro dado o equilíbrio com os adversários e até com plantéis sem tantos recursos.

A única diferença é que o FC Porto actual com um plantel de luxo não joga nada, ou fá-lo esporadicamente e quase sempre em desespero, e por isso coloca-se a jeito. Quando se joga pouco, quando se é inconstante exibicionalmente e na escolha da equipa ideal , constantemente equivocado, claro que todos os lances , todos os erros dos árbitros ganham uma importância imensa. Mas só aqueles com cegueira clubística colocam o ónus nas arbitragens e não na incompetência própria. Digam-me um jogo este ano que tivessem saído do estádio com uma sensação de que esteve completamente controlado do princípio ao fim e que só podemos apontar às arbitragens um desfecho melhor? Só um. Contra o BATE. Pois, jogou o Quaresma, Jackson teve apoio de Adrian e Brahimi jogou pelo meio.

Pedro Silva disse...

"Mas só aqueles com cegueira clubística colocam o ónus nas arbitragens e não na incompetência própria."

Eu teria dito antes assim:

Mas só aqueles com cegueira clubística colocam somente o ónus nas arbitragens e não na incompetência própria.

Isto porque, segundo os especialistas na matéria, tem existido erros de arbitragem que prejudicaram o FC Porto. Mas não são a única razão para explicar o actual estado das coisas.