quinta-feira, 30 de abril de 2015

O Cantinho das Modalidades

Andebol
 
Com uma grande exibição na primeira parte de Alfredo Quintana e uma segunda metade em que passeou, autenticamente, no Pavilhão da Luz, o FC Porto garantiu a presença na final do Campeonato Fidelidade Andebol 1 ao vencer o Benfica, por 26 x 17, no terceiro jogo da meia-final do play-off da competição. Com este resultado, os Hexacampeões deram mais um passo rumo à revalidação do título, marcando agora encontro com Sporting ou ABC, que disputam a outra meia-final.
 
O Portista ​Hugo Santos estreia-se em convocatórias da selecção A Portuguesa para o jogo frente à Ucrânia, em Brovary, a 30 de Abril, a contar para o grupo cinco de apuramento para o Europeu 2016. Com várias presenças nas equipas jovens nacionais, o ponta esquerda junta-se na lista do seleccionador Rolando Freitas aos Dragões Alfredo Quintana, Gilberto Duarte e João Ferraz.
 
Hóquei em Patins
 
O FC Porto desperdiçou no rinque do Benfica a última hipótese de chegar ao primeiro lugar do Campeonato, permitindo, em sentido inverso, que os Lisboetas comemorem desde já o título nacional, com uma vitória por 5 x 1. Os Dragões chegaram ao terreno dos Encarnados, a três jornadas do fim da prova, numa situação muito complicada, três pontos atrás do rival e com défice de quatro golos no confronto directo. Os Portistas lutaram contra as adversidades, mas o Benfica foi eficaz e os seis pontos de vantagem permitem-lhe assegurar o primeiro lugar.
 
Já nas Competições Europeias se o FC Porto ultrapassar os Catalães do Vic na meia-final da Liga Europeia, em Bassano del Grappa (Sábado, 16H de Portugal Continental, com transmissão em directo no Porto Canal), o FC Porto atinge a final da Liga Europeia pelo terceiro ano consecutivo. Os Dragões são, nos últimos dez anos, a segunda equipa com mais presenças na fase final da principal competição europeia de clubes. Apenas o FC Barcelona soma mais uma participação (nove) do que os Azuis e Brancos, sendo que os Catalães estarão precisamente na outra meia-final (19h30), frente ao organizador, o Breganze, que requisitou para o evento o PalaSind, em Bassano del Grappa.
 
Basquetebol
 
O Dragon Force recebeu e venceu o Esgueira (88 x 43), no Dragão Caixa, garantindo assim a passagem às meias-finais dos Play-off da Proliga, nas quais irá defrontar o Ginásio Figueirense. Depois da vitória em Esgueira, no primeiro jogo, o conjunto comandado por Moncho López fez o que lhe competia e assegurou o triunfo que faltava para seguir para a eliminatória seguinte.
 
Bilhar
 
O FC Porto qualificou-se para a final da Taça da Europa de Bilhar às três tabelas, que vai decorrer de 29 a 31 de Maio, em Istambul, na Turquia. Os Dragões acolheram o grupo C, que foi disputado na Academia de Bilhar, no Estádio do Dragão, e garantiram o primeiro lugar e respectivo apuramento, ao bater os Belgas do BC De Goeie Queue, por 3 x 1, e os Alemães do BCC Witten 1931, teoricamente o adversário mais poderoso, por 4 x 0. Juntando estes resultados aos da véspera, os Azuis e Brancos somam quatro triunfos e oito pontos, conseguindo assim o pleno.
 
Torbjorn Blomdahl, bilharista do FC Porto, sagrou-se Campeão Europeu de carambola na categoria individual, prova que decorreu em Brandenburgo, na Alemanha. O jogador Sueco bateu Eddy Merckx (40 x 31) na final da competição, destacando-se ainda a medalha de bronze para Holandês Dick Jaspers, também ele bilharista do FC Porto, em igualdade com o Turco Adnan Yüksel.
(Cortesia José Lima)

1 comentário:

JOSE LIMA disse...

TRÊS PORTISTAS NOS JOGOS EUROPEUS

​Técnico José Silva e nadadoras Ana Francisca Cabral e Ana Rita Faria convocados para a selecção nacional

​O treinador José Silva e as atletas Ana Francisca Cabral e Ana Rita Faria foram convocados para representar a selecção nacional de natação nos Jogos Europeus de Baku, que vão decorrer entre 18 e 30 de Junho, na capital do Azerbeijão.

Os portistas fazem parte da equipa que se sagrou heptacampeã nacional feminina nos Campeonatos Nacionais de Clubes, que decorreram no fim-de-semana de 11 e 12 de Abril.