segunda-feira, 25 de maio de 2015

Pensamento da Semana: Porque a culpa também é nossa (II)

Volto à temática que serviu de base para o meu Pensamento da Semana passada porque na partida ante o FC Penafiel, partida que se disputou no Estádio do Dragão, verificou-se que realmente nós Adeptos também a nossa quota-parte de culpa no actual estado de coisas.
 
Para quem não foi ao Dragão ver esta partida há que dizer aqui que eu estive lá. Estive lá e rapidamente me apercebi que ambas as Claques do Futebol Clube do Porto estavam de costas voltadas para a equipa que apoiam em todo e qualquer lugar e a todo e qualquer momento (pelo menos era assim que eu via as Claques do FC Porto).
 
Ora para além das costas voltadas e do tal de “silêncio” (nunca houve silêncio no verdadeiro sentido do termo) as nossas Claques exibiram várias faixas de protesto para com os Jogadores. Os “recados” não tinham como alvos o Treinador e/ou Direcção. A “carapuça” era somente para os Jogadores e só deve ter servido a quem a experimentou (coisa que tenho sérias e manifestas dúvidas).
 
E aí de quem estivesse por perto e ousasse violar o tal de silêncio em forma de protesto das Claques. Entrava logo em campo o tabefe e empurrão para impor a ordem.
 
Para o final estava dos protestos estava reservado o canto do cisne. A apoteose máxima da zanga dos Adeptos. Antes de o jogo terminar eis que as Claques entoaram o Hino Azul e Branco e toca a retirar sem olhar a quem e por onde. Pelo meio da debandada estavam os Adeptos que tinham pago o seu bilhete/lugar anual e a Po0lícia/Seguranças que tiveram de se adaptar de uma forma aflitiva ao dito protesto.
 
Não é por nada, mas os mesmos actores do protesto do Dragão (e também das pás e picaretas) são os mesmos que há não muito tempo convocaram toda a gente para duas recepções apoteóticas… Uma para festejar uma vitória a meio de uma eliminatória e outra para celebrar o fabuloso recorde negativo que o FC Porto tinha acabado de alcançar em Munique. Irónico? Não. Simplesmente esta malta só é a Claque do Futebol Clube do Porto quando o Clube está ainda a disputar Competições ou vai jogar com Benfica/Sporting (o Dragão Caixa e as Modalidades são disto um bom exemplo).
 
Tivesse a actual Direcção do Futebol Clube do Porto a fibra de outros tempos e acreditem que esta “canalhada” toda iria ter o mesmo tratamento que FC Barcelona e Real Madrid CF deram às suas Claques quando estas tiveram para com os Adeotos/Jogadores/Dirigentes e Técnicos um comportamento deplorável que faz lembrar o Apartheid, mas infelizmente o Futebol Clube do Porto dos tempos modernos é preguiçoso e comodista…
 
p.s Um aparte que me parece muito importante. O Futevol Clube do Porto fez história no Andebol Português e a nossa Comunicação Social não fez, nem faz, uma única referência ao sucedido. Fosse o Futebol Clube do Porto de hoje o dos anos 80 e 90 e teríamos a devida resposta, mas como não é teremos então de esperar por costas voltadas para a equipa, “silêncio” á base da bofetada, faixas e debandada das Claques azuis e Brancas. Pode ser que resulte, pois se não resultar haverá sempre umas pás e +picaretas a jeito para o caso.

2 comentários:

Jorge Vassalo disse...

Caro Pedro,

Estamos 100% de acordo. Não ver que o maior problema vem de cima é realmente tapar o Sol com a peneira.

E sair antes da hora tem de lhes retirar o direito de dizer "contigo até ao fim, tu és o nosso amor"

E a questão do Danilo então, foi mesmo o icing on the cake.

Abraço Azul e Branco,

Jorge Vassalo | Porto Universal

Pedro Silva disse...

@ Jorge Vassalo

Até que enfim um tema onde concordamos :-)

Efectivamente Danilo merecia outra despedida. Uma digna daquilo que este fez pelo nosso FC Porto, mas esta "malta" é assim... Só sabem ser Portistas nas horas boas.

Aquele abraço!!!