terça-feira, 5 de maio de 2015

Pensamento da Semana: Projectos?

Já aqui o disse e volto a repetir, sou contra o despedimento de Julen Lopetegui. Mesmo que o Basco não ganhe nada esta época acho que o Técnico deve ficar. Isto porque o Lopetegui é um líder e se há coisa que o actual FC Porto precisa é de um Líder (coisa que o Fonseca não soube ser). Julen não cede às parolices bacocas dos adeptos que agora lhe começam a cair em cima pois a época vai acabar a zero. E isto, a meu ver, é positivo. Dá-me garantias de que no futuro o Plantel vai ser construído de dentro para fora e não de fora (adeptos parolitos) para dentro (tal como fizeram com Fonseca e tentaram fazer com VP).
 
Julen poderá vir a ser um AVB. Precisa é de descer mais à terra, tomar consciência da realidade do Futebol Português, inventar menos na hora das decisões e não se esconder tanto nas desculpas das arbitragens porque em Portugal já se sabe como tudo funciona.
 
Este é que me parece o argumento correcto para se defender a continuidade de Julen no reino do Dragão.
 
Agora não me venham com a treta do projecto. E não me venham com tal porque para um projecto ter sucesso precisa de duas variantes incontornáveis: tempo e estabilidade! 
 
É certo e sabido que Julen terá tempo mas não terá estabilidade porque o Futebol Clube do Porto não tem capacidade financeira para poder passar uma época sem vender alguns dos seus activos. No final da presente época vamos assistir a quatro saídas do Plantel Portista (Danilo, Jackson, Casemiro e Óliver Torres). Trabalhar num projecto nestas condições é muito complicado senão impossível dado que todas as Temporadas têm de se começar do zero.
 
Por isto esqueçam lá isto do “projecto” porque por muito que Julen “insista na tecla” o Futebol Clube do Porto não será nunca o FC Barcelona de Pep Guardiola.

7 comentários:

HS disse...

Bom dia

Sou um assíduo leitor deste blog e normalmente concordo a 100% com o que leio. Mas há algo que não posso NUNCA concordar. Não posso nunca concordar com o facto de alegar que as arbitragens são uma desculpa.
1º - se as arbitragens fossem isentas em todas as nossas partidas e dos nossos rivais GARANTIDAMENTE não teria escrito os textos que escreveu.
2º - criticasse a nossa equipa por ter falhado contra o Boavista, Nacional e Maritimo. Mas não se pode criticar as "asneiras" que as equipas de arbitragens fizeram, e que tanto nos prejudicaram e tanto beneficiaram o 5LB, porque são desculpas.
3º - e por fim, neste país de CS manietada, vendida e "goebbelsiana" se NÓS PRÓPRIOS não defendermos a verdade e o que se passou neste campeonato, para além de corroborarmos com esta farsa, estaremos a fazer com que tudo isto caia no esquecimento e de CERTEZA que voltará acontecer.
A ESCRITA COMBATE O ESQUECIMENTO.

Fora isto, parabéns pelo seu blog. Tem em mim um leitor assíduo, continue assim.

Abraços AZUIS&BRANCOS :)


Helder Silva

Luís Miguel disse...

Melhorar a capacidade desportiva e financeira passa por os dirigentes convencerem os jogadores a renunciarem às selecções e se concentrarem no FCPORTO.

Pedro Silva disse...

Hélder Silva e Luís Miguel não obstante a pertinência dos vossos comentários os mesmos pecam por ser inoportunos porque não versam sobre o tema em debate nesta Crónica.

Não estou com isto a dizer que tem ou não razão e muito menos me atrevo a concordar ou discordar dos vossos pensamentos. Simplesmente este não é o texto ideal para debate das ideias que apresentam.

Agradeço desde já a vossa participação, preferência e compreensão.

Cumprimentos a ambos!

Carrela disse...

@Pedro Silva

Não discordando, apenas acrescentando.

Julen deve continuar, não só pela sua capacidade de liderança, que é claramente algo que sobressai e conquista!

Mas também porque, apesar de não ganhar é época é BOA! BOA em termos de performance da equipa, goste-se ou não, meta-se a mão no metal ou não!

Já se sabe que o pessoal quer é títulos, nem que seja com 50 pontos, desde que o adversário tenha 49!

Esta época, fizemos uma CL muito boa!
Pena o 6-1, que sinceramente não fazem justiça ao que foi o FCP com o Bayern...

Em termos de campeonato, à 30ª jornada, temos 72 pontos, 67 golos marcados e apenas 12 sofridos!
É um registo muito positivo... Tudo indica que não vai chegar para ganhar o campeonato, mas... em condições normais daria!

A arbitragem, e tal como o comentário anterior, este ano, mas que qq outro ano tem de servir de desculpa, porque o clube da propaganda foi beneficiado em mais de metade dos jogos... é algo surreal!!!!!!!!!

Resumindo, na minha opinião, Julen deve ficar não só pela sua capacidade de liderança, mas também pela boa performance desportiva!
Tirando o Quintero, todos os jogadores estão a um nível igual ou superior(quase todos) ao do ano anterior - o que também diz mt do mérito do treinador.

abraço

Anónimo disse...

EU DEFENDO QUE O PORTO FICAVA A GANHAR COM SÉRGIO CONCEIÇÃO OU RUI VITÓRIA OU PEDRO MARTINS NO LUGAR DE TREINADOR DO FCPORTO.

Luís Miguel disse...


Pedro Silva

Faça o favor de reler o penúltimo parágrafo do seu artigo e certamente encontrará a convergência com o meu comentário.

Se tivesse focado outro tema que não o seu artigo, poria logo a abrir (a não ser que me esquecesse OFF-TOPIC).

Anónimo disse...

So umas notas desta epoca 14/15:

F.C.Porto : uns 3 ou 4 golos anulados, LIMPINHO !

benfica : acho que no campeonato foi de 0 mesmo

isto sao alguns pontos, mas mesmo colinho, ou nao, sempre ganhamos, com Mourinho, Co Adriaanse, VP, por isso digo que sao pequenas desculpas.

ganhou a experiencia dos 6 anos (mais ajudas) contra a inexperiencia,

mas que praticamos futebol bonito, uma coisa é 4-0 ao basileia e 3-1 ao bayern aos olhos de todos, otra é goleadas contra equipas portuguesas que ninguem quer saber (porque é o normal diga-se)

que o Lopetegui fez erros no primeiro ano isso perdoa-se uma vez, nao duas, sem nada

devia contratar experientes (qualidade sempre) e nao tantos jovens (ele pensava fazer uma selecao sub21 ?

Foi essa juventude, falta de conhecimento do clube que falhamos, e claro eles pensavam que a arbitragem era boa aqui e deviam ter feito mais, agora ja sabem o que é para os que vao ficar.

M. Pinto