quinta-feira, 14 de maio de 2015

Porreiro pá!

Por certo os meus amigos lembram-se da expressão proferida por José Sócrates aquando da eleição de Durão Barroso para o Parlamento Europeu. Numa altura em que ainda estavam ligados os microfones na sala da conferência de imprensa da presidência, quando ao início da madrugada foi anunciado acordo sobre o tratado, Sócrates voltou-se para Barroso e exclamou descontraído a expressão que viria a ficar famosa.
Lembrei-me disto quando na últimas semana, vi no nosso site a notícia de mais um Empréstimo Obrigacionista, nada que não estivéssemos à espera, desta vez de 40 kilos! Isto para começar, claro está! Ainda pode levar mais uns “poses”, como dizem os empreiteiros quando esperam inflacionar um orçamento.
 
A dança começou há uns anos em 2003/2004 para ajudar à construção do Dragão com uns modestos 12 milhões de euros. Passo a passo, firmes e decididos, os gestores da SAD embora com algumas deserções lá foram cantando e rindo em movimento uniformemente acelerado até chegarem a este valor preocupante.
E o Dr. Fernando Gomes, para ajudar à missa, ainda diz: “Apesar de este empréstimo ser maior do que o anterior, que era de 30 milhões de euros, estamos a diminuir os nossos níveis de endividamento e não a aumentar. Acima de tudo, estamos a reduzir o nosso endividamento na banca nacional”. Fantástico! Palavra do Senhor! Oremos irmãos!
 
Mas nem é tanto este folclore que me enerva. Para que não existam confusões, gostava de referir aos leitores que seguem as minhas crónicas neste blogue (desde Fevereiro de 2010 até hoje, escrevi mais de 300) e os comentários no extinto Futebolar, tendo sempre em relação ao nosso Clube pugnado pela defesa intransigente dos seus valores, nomeadamente de apoio ao seu presidente. É essa recordação aqui abaixo que reúne 3 símbolos do nosso Clube que quero guardar para sempre.
Mas c’os diabos. Temos (todos) que pegar na máquina de calcular e fazer bem as contas. Contudo não é isso que vejo nos comentadores portistas. Alguns (vou escusar-me de os citar) acham tudo muito bem, vira o disco e toca o mesmo. “Mete lá mais um empréstimo e põe o guarda-redes a jogar de castanho“! Preferia ler textos mais esclarecidos (há tanta gente na bluegosfera com capacidade para isso) e sobretudo, tivessem massa crítica. Talvez se apercebessem que já andam por aí as consequências para quem não cumprir o Fair Play Financeiro.
 
O que me baralha é que acham o aumento de cada um destes empréstimos “normal”! Sempre a subir, uns para pagar os outros, e agora este novo que já pré-anuncia o próximo daqui por 3 anos! Depois esquecem-se que, embora o valor nominal seja de 40M€, na prática falta somar-lhe os juros de 5% durante 3 anos, os custos da emissão, e as comissões a pagar ao sindicato bancário que colocou a operação.
 
Esta história de fazerem os Orçamentos “à tangente”, quer dizer, preverem Proveitos de 100 e Custos de 95 e pensarem que ganharam 5, é mesmo uma gestão de merceeiro. Esquecem-se do Passivo, no nosso caso já considerável, e dos juros inerentes que fazem aumentar os Custos todos os anos. Ainda acreditam que o podem resolver com as mais-valias entre as compras e as vendas dos jogadores! Quero ver como vamos colmatar as saídas no fim da época.
E depois quem paga as favas são as modalidades. Nem falo das mais de 20 que acabaram. Fizeram um lindo serviço com o abandono do Basquetebol profissional. Agora tudo indica que se vai seguir o mesmo rosário no Hóquei em Patins e no Andebol. Se o que parece é, estamos a trilhar um caminho igualzinho, ao que aconteceu no basquetebol.
 
Como diria o outro: “Porreiro pá!”

2 comentários:

Carrela disse...

É realmente preocupante... esperemos que esta época foi a subida ao cume e que agora seja a descer...

Não deve ser por acaso que temos Julen, para apostar mais na prata da casa - Neves.

O Andebol, continuando a ganhar/indo à principal prova europeia, deve conseguir receita para se manter no nível de qualidade onde tem estado! Digo eu...

Quanto ao Hóquei... precisa de facto de uma renovação profunda, 2 anos seguidos a desiludir...
Mas não quero acreditar que se vá pelo caminho do Basquetebol... Aliás, o Basquetebol, parto do princípio que este ano aceitam subir, não acha?
Não acredito que um treinador daquela qualidade tivesse aceitado continuar num projecto com perna curta!

Há que acreditar...


Luís Miguel disse...

O Empréstimo obrigacionista irá ser de 45 M€.

Os empréstimos obrigacionistas são uma fonte de financiamento normal, garantem a liquidez e permitem gerir com maior facilidade o plantel, pois diminui a pressão de precisar de vender jogadores para obter proveitos. Também permitem aliviar a pressão de tesouraria de curto prazo para prazos não correntes, no FCPORTO são de 3 anos.

Substituir empréstimos bancários por empréstimos obrigacionistas é muito positivo, pois os empréstimos bancários implicam a cedência de garantias, já os empréstimos obrigacionistas não implicam nenhuma garantia e os credores em vez de ser uma entidade (banco) passam a ser muitos investidores (individuais e colectivos), ou seja, há uma diversificação de financiadores o que diminui os riscos.

As taxas de juro estão a baixar o FCPORTO deve aproveitar essa situação e pode e deve emitir novo empréstimo obrigacionista em 2016 ou mesmo ainda este ano e pode ser aplicado no reforço do plantel, na amortização de dívidas bancárias e/ou não bancárias que estejam a taxas mais altas.