quarta-feira, 13 de maio de 2015

O Cantinho das Modalidades

Andebol
 
A Selecção Portuguesa de andebol deu um importante passo rumo ao Campeonato da Europa de 2016, na Polónia, ao bater a Ucrânia (34 x 24), em jogo da quarta jornada do grupo cinco da fase de qualificação. O Portista Gilberto Duarte foi o segundo melhor marcador da equipa das Quintas, com dez golos, enquanto João Ferraz apontou dois.
 
No regresso á competição após a paragem das Selecções, o FC Porto ganhou vantagem na final do Campeonato Fidelidade Andebol 1, discutida à melhor de cinco encontros, ao bater o Sporting por 36 x 33, após prolongamento. Foi por isso uma vitória muito complicada, como todas frente a este adversário nesta época: nos três anteriores encontros, os Dragões tinham triunfado por três vezes, mas sempre pela margem mínima. A maior capacidade física e uma crença que parece inesgotável permitiram aos Azuis e Brancos superiorizar-se no prolongamento, em que Gilberto Duarte marcou três golos (oito no total, tantos como Hugo Santos) e se revelou decisivo.
 
Hóquei em Patins
 
O FC Porto Fidelidade não foi além de um empate (5 x 5) na deslocação ao Pavilhão do Paço de Arcos, em jogo relativo à 25.ª e penúltima jornada do Campeonato Nacional disputado em Oeiras. O resultado não tem qualquer consequência na classificação dos Dragões, que se mantêm no segundo lugar, agora com 65 pontos. Na próxima jornada, marcada para Sábado, às 18H, os Dragões recebem o Valongo, terceiro classificado do Campeonato.
 
Hélder Nunes, Rafa e Jorge Silva, jogadores do FC Porto Fidelidade, integram a lista de convocados elaborada por Luís Sénica para representar Portugal no 42.º Campeonato do Mundo de hóquei em patins, que se realizará em La Roche Sur Yon, França, entre 20 e 27 de Junho deste ano.
 
A preparação do seleccionado Português para o Mundial decorrerá no Pavilhão Municipal do Luso, entre 27 de Maio e 18 de Junho. Portugal integra o Grupo C da competição juntamente com Brasil, Alemanha e Áustria. A equipa Lusa começa por defrontar a Alemanha (21 Junho), seguindo-se Áustria (22 Junho) e Brasil (23 Junho).
 
Basquetebol
 
O Dragon Force recebeu e venceu o Ginásio Figueirense (85 x 58), no Dragão Caixa, garantindo assim a passagem à final dos play-offs da Proliga, na qual irá defrontar Eléctrico ou Terceira Basket. Depois da vitória na Figueira da Foz, no primeiro jogo, o conjunto comandado por Moncho López repetiu o sucesso a jogar em casa e garantiu a passagem à eliminatória decisiva pelo segundo ano consecutivo, o que lhe permitirá lutar pela revalidação do Título conquistado em 2013/14.
 
Bilhar
 
O FC Porto qualificou-se para a Final a seis do Campeonato Nacional de Equipas depois de bater o Norton de Matos de Coimbra, pela marca máxima de 4 x 0. Com uma equipa 100 por cento Portuguesa, os Azuis e Brancos levaram a melhor sobre um adversário que apresentou dois dos seus melhores jogadores estrangeiros, o Turco Murat Tuzul e o Espanhol José Mas, derrotados por Rui Manuel Costa e João Ferreira.
 
Os restantes triunfos pertenceram a Alípio Jorge e Manuel Santos Oliveira, que assim também ajudaram o FC Porto a conseguir algo único em Portugal: nunca uma equipa só com jogadores nacionais vencera uma outra com o número máximo de estrangeiros permitido. A Final a seis, na qual também já estão Benfica e Sporting, disputa-se durante o próximo mês de Junho.
 
O Dragão Caixa servirá de palco, de 6 a 12 de Julho, à Taça do Mundo de Bilhar às 3 tabelas, a terceira prova pontuável para o Ranking Mundial do corrente ano depois de Wiersen (Alemanha) e Lexor (Egipto). Depois do sucesso da iniciativa em 2014, FC Porto, União Mundial de Bilhar (UMB), Confederação Europeia de Bilhar e Federação Portuguesa de Bilhar voltam a unir esforços na organização do evento.

Sem comentários: