quarta-feira, 24 de junho de 2015

O Cantinho das Modalidades

Andebol
 
Os Portistas Miguel Martins, Rui Ferreira, Miguel Alves, Ruben Ribeiro e Diogo Silva foram chamados à Selecção nacional de andebol júnior B, que vai disputar o European Open em Gotemburgo, na Suécia, de 29 de Junho a 3 de Julho. São 16 as Selecções que vão disputar a competição, que decorre de dois em dois anos e foi conquistada pela Suécia em 2013.
 
A equipa Portuguesa está inserida no grupo C, juntamente com a Geórgia (jogo marcado para dia 29, pelas 11H locais), Finlândia (encontro marcado para dia 29, pelas 17h30 locais) e Islândia (que vai defrontar dia 30, pelas 12H locais).
 
O ponta-esquerda Jordan Pitre, de 23 anos, será reforço do FC Porto para a época 2015/16. O jogador Francês mede 1,89 metros, pesa 90 quilos e é internacional pelas equipas jovens do seu País. Na temporada passada actuou no Valence, da segunda divisão de França, tendodefrontado os Dragões num torneio de pré-época, em Agosto de 2014. Para além do Valence, o segunda linha, nascido a 6 de Abril de 1992, já representou o Ivry e o Tremblay, clube conhecido pelo seu centro de formação.
 
O FC Porto, Heptacampeão nacional de andebol masculino, está representado por seis personalidades na lista de nomeados da Federação Portuguesa de Andebol para a eleição dos melhores de 2014/15, divididos por várias categorias: Melhor jogador, Melhor Guarda-Redes Masculino, Atleta Revelação Masculino e Melhor Treinador.
 
Entre os nomeados para a categoria de Melhor Jogador estão os Portistas Gilberto Duarte (na foto) e Daymaro Salina, na qual concorrem com Frankis Carol (Sporting), Nuno Pereira (ABC) e Pedro Seabra (ABC). Os também Dragões Alfredo Quintana e Hugo Laurentino disputarão com Humberto Gomes (ABC), João Moniz (Águas Santas) e Ricardo Candeias (Sporting) a corrida para Melhor Guarda-Redes Masculino da pretérita temporada. 
 
Na categoria de Atleta Revelação Masculino, os Azuis e Brancos estão representados pelo jovem Miguel Martins, que há bem pouco tempo prolongou o vínculo que o liga ao FC Porto até 2020. Alexandre Cavalcanti (Benfica), Carlos Martins (ABC), Diogo Branquinho (ABC) e João Moniz (Águas Santas) são os adversários nesta votação.
 
Ljubomir Obradovic, Técnico que levou o FC Porto à conquista do Heptacampeonato, está nomeado para Melhor Treinador, juntamente com Carlos Resende (ABC), Frederico Santos (Sporting), João Comédias (Passos Manuel) e Paulo Fidalgo (Madeira SAD).
 
O FC Porto será uma das equipas com entrada directa na próxima edição da EHF Champions League. O anúncio foi feito na reunião da Federação Europeia de Andebol, o que permite que os Heptacampeões nacionais disputem a fase de grupos sem terem a necessidade de disputar as pré-eliminatórias de acesso. O sorteio da prova, que tem início na segunda quinzena de Setembro, está agendado para 26 de Junho, em Viena, capital da Áustria.
 
É a primeira vez, nos últimos sete anos em que foi campeão, que o FC Porto tem o direito de entrar diretamente na fase de grupos da principal competição de clubes do andebol europeu. Para tal contribuíram não só os resultados obtidos pelos Dragões nas competições europeias - em que se destaca o apuramento para a fase de grupos da Champions de 2013/14 -, que ajudaram a que Portugal ascendesse ao 14.ª lugar do ranking da Federação Europeia de Andebol (EHF). Além disto, a EHF levou em conta a capacidade organizativa do FC Porto e as excelentes condições do Dragão Caixa.
 
Trata-se do regresso dos azuis e brancos ao convívio entre as melhores equipas do Velho Continente, depois de em 2013/14 terem sido um dos 24 emblemas presentes na fase de grupos da competição. Foi a única vez que, nas últimas temporadas, o FC Porto conseguiu chegar a essa etapa da Liga dos Campeões, ao contrário do que aconteceu na época passada em que acabou por disputar a Taça EHF, depois de ter sido afastado da prova máxima do andebol europeu na fase de apuramento.
 
​O pivô Felisberto Landim, de 22 anos e ex-Belenenses, é o mais recente reforço do FC Porto para a época 2015/16. Formado no Paço de Arcos e no clube de Belém, internacional cabo-verdiano e irmão mais novo do lateral-esquerdo Edgar Landim.
 
Hóquei em Patins
 
Com um golo de Rafa, que desbloqueou um empate que se afigurava complicado, a Selecção Portuguesa bateu a sua congénere Alemã por 5 x 2, em partida da primeira jornada do grupo C do Mundial de 2015, que está a disputar-se no pavilhão Vendéspace, en La Roche-sur-Yon, em França. Hélder Nunes e Jorge Silva também participaram no jogo.
 
Com um “hat-trick” de Hélder Nunes, um “bis” de Jorge Silva e um golo de Rafa, a Selecção Portuguesa goleou a Áustria por 13 x 0, em partida da segunda jornada do grupo C do Mundial de 2015. O encontro, que se realizou no pavilhão Vendéspace, en La Roche-sur-Yon, em França, foi um autêntico passeio para a equipa de Portugal e a vitória dos “Ursos” nunca esteve em causa.
 
Basquetebol
 
Keven Gomes, poste de 19 anos que chegou ao Dragon Force já no decorrer da pretérita temporada, integra uma lista de 20 jogadores pré-convocados para representar a Selecção de Cabo Verde no Afrobasket, competição que decorre na Tunísia, entre os dias 19 e 30 de Agosto. Ainda em 2014/15, Keven Gomes ajudou o Dragon Force B a vencer o Campeonato Nacional da 1.ª Divisão e a garantir a subida à Proliga.
 
O basquetebolista de 2,09m vê assim reconhecido o trabalho que vem desenvolvendo desde que decidiu integrar o projecto Azul e Branco, alimentando legítimas aspirações em integrar a lista final elaborada por Luís Magalhães, treinador que já se sagrou Campeão nacional no FC Porto. Neste Afrobasket estará também o actual treinador da principal equipa Portista, Moncho López, cargo que acumula com o de seleccionador Angola, Campeã em título no Continente Africano.
 
Prosseguem as renovações no Dragon Force. Depois de João Gallina e Ferrán Ventura, agora é António Monteiro a prolongar o vínculo que o liga ao Clube por mais uma temporada, com mais uma de opção. O extremo/poste Angolano, de 26 anos e 2,05m, é assim mais uma presença confirmada no plantel que irá disputar a Liga Portuguesa de Basquetebol na próxima época.
 
Reforço do Dragon Force no Verão passado, proveniente do Recreativo de Libolo (Angola), António Monteiro assumiu um papel importante no percurso 100 por cento vitorioso trilhado pela equipa comandada por Moncho López, que culminou com a conquista do título da Proliga. O camisola 23 Portista registou médias muito próximas dos 13 pontos e sete ressaltos por jogo em 2014/15, época durante a qual protagonizou algumas das jogadas mais espectaculares dos Azuis e Brancos.
 
Bilhar
 
O atleta do FC Porto Rui Manuel Costa sagrou-se Campeão nacional de três tabelas pela quinta vez na carreira, na fase final do Campeonato Nacional de Elite. O Atleta dos Dragões terminou a prova sem averbar qualquer derrota nas sete partidas que disputou.
 
O atleta Manuel Santos Oliveira completou o pódio, alcançando o terceiro lugar. Com este resultado, o FC Porto faz o pleno nas provas individuais, pois o mesmo Santos Oliveira havia ganho a Taça de Portugal no passado mês de Março.
 
Natação
 
​O treinador José Silva e as atletas Maria Francisca Cabral e Ana Rita Faria foram convocados para representar a Selecção nacional de natação nos Jogos Europeus de Baku.
 
Os Portistas fazem parte da equipa que se sagrou Heptacampeã nacional feminina nos Campeonatos Nacionais de Clubes, que decorreram no fim-de-semana de 11 e 12 de Abril.

Sem comentários: