terça-feira, 30 de junho de 2015

O Cantinho das Modalidades

Andebol
 
Chekhovskie Medvedi (Rússia), Naturhouse La Rioja (Espanha), HC Meshkov Brest (Bielorrússia), Vojvodina (Sérvia) e Tatran Presov (Eslováquia) são os adversários do FC Porto no grupo C da EHF Champions League de 2015/16. O sorteio decorreu em Viena, na Áustria, seguindo já o novo formato que a Federação Europeia de Andebol inaugura esta época.
 
São, portanto, quatro as deslocações ao Leste da Europa que esperam os Heptacampeões nacionais na caminhada no grupo C da EHF Champions League de 2015/16. Para além das viagens à Rússia, à Bielorrússia, à Eslováquia e à Sérvia, os Dragões vão também visitar Espanha, para defrontar o Vice-campeão Espanhol. Conheça melhor os adversários dos Portistas na fase de grupos da maior competição de clubes.
 
O Chekhovskie Medvedi, da Rússia, é um habitué na fase de grupos da EHF Champions League, na qual marca presença quase ininterrupta desde 2005/06 (falhou apenas em 2013/14), tendo obtido como melhor resultado a presença na final a quatro, em 2009/10, em que perdeu os jogos com os Espanhóis do Barcelona (34 x 27) e do Ciudad Real (36 x 28). A trajectória, no entanto, tem sido descendente: a partir daí, duas presenças nos quartos-de-final e, por duas vezes, ficou-se pela fase de grupos, sendo que na temporada 2014/15 não venceu qualquer jogo na competição (o melhor resultado foi um empate, em Montepellier, 32 x 32). Em termos do Campeonato Russo, nada a dizer: crónicos Campeões desde 2002, num domínio absolutamente avassalador.
 
Fundado em 2002, o Meshkov Brest, da Bielorrússia, tem vindo a marcar presença assídua nas Competições Europeias, contando com participação na EHF Champions League entre 2004/05 e 2007/08, passando depois pela Taça EHF (2008/09, após a eliminação na qualificação da competição maior do andebol de clubes). Com participações na Taça dos Vencedores das Taças e na Taça EHF até 2013/14, na época passada esteve na fase de grupos da EHF Champions League, num grupo que contou com o Naturhouse La Rioja e ainda com Metalurg (Ucrânia), Kiel (Alemanha), Zagreb (Croácia) e Paris Saing-Germain (França), terminando em quinto e penúltimo lugar, com duas vitórias, dois empates e seis derrotas. No Campeonato Bielorrusso, são Bicampeões, relegando o GK Gomel para o segundo posto nas duas ocasiões.
 
Tricampeão da Sérvia e vencedor da Taça, o Vojvodina é uma equipa conhecida dos Dragões, que a defrontaram na época passada, na fase de grupos da Taça EHF, tendo os actuais Heptacampões nacionais batido os Sérvios por duas vezes (29 x 27 na Sérvia, 29 x 23 no Dragão Caixa). Em 2014/15, o Vojvodina jogou e perdeu com uma das outras equipas deste grupo C, o Tatran Presov (25 x 21) no play-off de qualificação da EHF Champions League.
 
Eneacampeão Eslovaco, o Tatran Presov já se cruzou com os Heptacampeões nacionais em 2011, na fase de qualificação para a EHF Champions League, disputada na Eslováquia, tendo os Dragões levado a melhor por 29 x 28, e em 2009/10, na mesma fase, logrando bater os Portistas por 33 x 30, em Kielce, na Polónia. Os Eslovacos têm disputado a fase de qualificação da competição mais importante de clubes, mas têm sido eliminados sempre nessa altura e “obrigados” a disputar a Taça EHF desde 2011/12. Na época 2014/15 integraram um grupo de qualificação com duas das equipas deste grupo C: venceram o Vojvodina, por 25 x 21, e perderam com o Meshkov Brest, por 26 x 24, passando para a terceira ronda da Taça EHF, na qual foram eliminados pelos Alemães do Melsungen (derrota por 31 x 24 na Alemanha e vitória, insuficiente, por 26 x 25 na Eslováquia). 
 
Por fim, o Naturhouse La Rioja, de Espanha, ficou em segundo lugar do Campeonato Espanhol na época passada, contando com 23 vitórias, dois empates e cinco derrotas, ficando apenas atrás do Barcelona. Em 2014/15 participou na EHF Champions League, garantindo o quarto lugar no grupo A, do qual fazia parte também o Meshkov Brest, da Bielorrússia, a quem venceram em casa (39 x 31) e com quem empataram fora (33 x 33). A equipa Espanhola bateu o Paris Saint-Germain na fase de grupos, em casa, por 35 x 33, e foi eliminada nos quartos-de-final da competição pelo Veszprém, perdendo ambos os jogos (31 x 23 e 37 x 31). Nos anos anteriores deu boa conta de si na fase de grupos da Taça EHF, com presenças nas meias-finais da competição em 2009/10 e 2010/11. O plantel dos Espanhóis tem várias alterações para 2015/16 e a equipa apresentou há dias um novo guarda-redes, o internacional Sueco Richard Kappelin, que já havia passado pela liga vizinha anteriormente.
 
Hóquei em Patins
 
Com um “bis” de Rafa e golos de Jorge Silva e de Hélder Nunes, Portugal venceu a Alemanha por 7 x 3, conquistando a terceira posição no Mundial de 2015, em partida que se realizou no pavilhão Vendéspace, em La Roche-sur-Yon, em França. Na final da competição a Argentina sagrou-se Campeã do Mundo, ao vencer a Espanha por 6 x 1, com o reforço Portista Reinaldo Garcia a iniciar a partida pela equipa das Pampas.
 
Basquetebol
 
Prosseguem as renovações no Dragon Force. Depois de João Gallina e Ferrán Ventura, agora é António Monteiro a prolongar o vínculo que o liga ao Clube por mais uma temporada, com mais uma de opção. O extremo/poste Angolano, de 26 anos e 2,05m, é assim mais uma presença confirmada no plantel que irá disputar a Liga Portuguesa de Basquetebol na próxima época.
 
Reforço do Dragon Force no Verão passado, proveniente do Recreativo de Libolo (Angola), António Monteiro assumiu um papel importante no percurso 100 por cento vitorioso trilhado pela equipa comandada por Moncho López, que culminou com a conquista do título da Proliga. O camisola 23 Portista registou médias muito próximas dos 13 pontos e sete ressaltos por jogo em 2014/15, época durante a qual protagonizou algumas das jogadas mais espectaculares dos Azuis e Brancos.
 
Bilhar
 
O FC Porto venceu o Benfica por 4 x 0 na última jornada da fase final do Campeonato Nacional de bilhar às três tabelas, que se realizou nas instalações do Ginásio do Sul, em Almada. Os Dragões, que lutavam pelo Pentacampeonato, tiveram a melhor média geral da competição, os melhores parciais e a melhor diferença entre jogos ganhos e perdidos, mas uma interpretação diferente da dos Portistas por parte da Federação Portuguesa de Bilhar (FPB) sobre os critérios de desempate colocou o Sporting em primeiro lugar. No final, os Portistas protestaram as duas últimas jornadas da competição.
 
Em causa, segundo Alípio Jorge, Vice-presidente do FC Porto, estão a quarta e a quinta jornada da competição, que é jogada através do sistema AVE, e que, no entender do FC Porto, foram adulterados, pois o FC Porto x Benfica deveria realizar-se antes do jogo Sporting x Benfica: “O primeiro critério para desempate entre as equipas, segundo a Federação, é o confronto directo, mas durante a competição, a partir da quarta jornada, não considerou, em nossa opinião, essa mesma interpretação para fazer a classificação das equipas, provocando a alteração da ordem dos jogos”.
 
Os Dragões estiveram presentes na entrega de prémios, não aceitaram o troféu que lhes cabia e explicaram publicamente a sua posição, recebendo uma enorme ovação do público presente.

Sem comentários: