quarta-feira, 1 de julho de 2015

Ainda não foi desta Portugal

Ainda não foi desta que Portugal conseguiu um Título na categoria de Sub-21. Contra a Suécia, em Praga, desta vez não houve pacto de não-agressão nos 90 minutos, nem nos 30 adicionais, só que os Lusos não conseguiram chegar ao golo, quer em 4x4x2, quer em 4x3x3. Por isso, alguém tinha que sofrer. Foi Portugal, outra vez a morrer na praia, não dando sequência à supremacia que tinha demonstrado contra a Alemanha.
 
Imponente, personalizado, imperial, mandão. Portugal era favorito nas casas de apostas e não fugiu às responsabilidades. Entrou com a sua melhor versão, com um rosto positivo e de futebol bem rendilhado.
 
Ivan Cavaleiro foi o que mais deu nas vistas no primeiro tempo, embora nem sempre pelo lado positivo. Em termos de desequilíbrio sim, foi o que mais arriscou no um para um e o que mais vezes conseguiu sucesso nesse parâmetro. Só que, quase sempre que era servido nas costas da defensiva contrária, era apanhado pela bandeirola do fora de jogo.
 
Portugal era melhor. A Suécia aceitou o favoritismo e os maiores argumentos Lusos, por isso recuou no terreno e deu a iniciativa. Fechou os espaços e, mais importante que tudo, blindou Bernardo Silva, que não teve hipótese de fugir à apertada marcação. Depois, saiu em contra-ataque, embora quase nunca com sucesso.
 
Em suma, uma primeira parte onde Portugal mandou, onde esteve muito próximo do golo quando Sérgio Oliveira bateu o livre à trave, mas na qual o 0 x 0 acabava por se justificar. Tacticamente, as duas equipas estavam a cumprir. Era, portanto, no balneário que a diferença poderia ser feita.
 
O banco trouxe o refresco necessário para os Lusos. Quer Tozé, quer Iuri Medeiros aumentaram a produção ofensiva nacional, à qual só Guidetti ripostou logo no início. O Estorilista com uma meia distância assinalável, a fazer tremer Carlgren. O Arouquense com dinamismo.
 
Porém, continuava a haver uma pecha: a Bernardo Silva não davam o espaço necessário para o jogador do Monaco poder fazer a diferença. Claramente com a lição bem estudada, Håkan Ericson percebeu perfeitamente que não tinha os mesmos argumentos que o adversário, quer no onze, quer nos recursos no banco e primou por tentar anular os Portugueses em geral, a sua grande estrela em particular.
 
Com Gonçalo Paciência, Rui Jorge procurou encontrar um caminho que já na fase de grupos estava difícil. só que, desta vez, a frescura Portuguesa não era a mesma e a ansiedade sueca também não. O relógio foi ajudando os Nórdicos a equilibrarem o desafio e o 4x3x3 Luso, que não teve o mesmo efeito que antes. O prolongamento estava à porta.
 
Portugal foi para o prolongamento visivelmente desgastado e, por isso, nunca conseguiu imprimir a intensidade necessária para ameaçar os Suecos como o tinha feito antes.
 
Já os Nórdicos até estavam mais folgados fisicamente, só que deram a sensação de nunca estarem preparados para assumir um jogo em ataque continuado, por isso também não souberam dominar da melhor forma quando houve hipótese disso. Ou seja, foram 30 minutos de sacrifício para os atletas e de sofrimento adiado para os adeptos.
 
Para as grandes penalidades, a Suécia começou a marcar e Portugal foi atrás. Ao terceiro, Esgaio falhou. José Sá ainda travou uma dos Suecos e deu esperança, só que, na derradeira, William foi previsível e Carlgren agarrou o Título.
 
Retirado de zerozero
 
Melhor em Campo: José Sá

Sem comentários: