segunda-feira, 1 de junho de 2015

Pensamento da Semana: Conversas de café

Não subscrevi o tal de “Dragões Diário”. Não o fiz porque não me parece que seja com recados e recadinhos escritos por um qualquer elemento do Departamento de Comunicação do Futebol Clube do Porto que o Clube se vai impor no nosso futebol. Pelo que vou lendo na Bluegosfera este tal de “Dragões Diário” tem servido somente para alimentar “bate bocas” e “conversas de café”.
 
Contudo há quem tenha muita paciência e transcreva na integra a prosa do dito "Dragão", e confesso que ainda não li em sítio algum “um olhar sobre a actualidade do FC Porto, sobre a agenda do clube, sobre a história, mas também sobre o que acontece no Mundo, sobre artes, sobre lazer“ Isto apesar de o site oficial do FC Porto nos apresentar tais tarefas como pedra chave do tal de “Dragões Diário”.
É neste contexto que surge uma nova polémica criada pelo tal “Dragão Diário” cuja imagem vemos em cima. E falamos de um jogo onde o Futebol Clube do Porto não participou dado que este já tinha sido eliminado pelo CS Marítimo nas meias-finais da Taça da Liga.
 
Pessoalmente não aprecio este caminho que o Futebol Clube do Porto insiste em trilhar. Ao contrário daquilo que o "Dragões Diário" diz vezes sem conta, os Azuis e Brancos não conquistaram absolutamente nada na época que acabou de terminar somente por causa das arbitragens. O Futebol Clube do Porto perdeu tudo o que havia para perder muito por culpa própria dado que não soube lidar com a pressão em momentos chave da temporada! Alias, quase que sou obrigado a concordar com este comentário que encontrei ao acaso no Google quando pesquisava pelo tal de “Dragões Diário”.
 
O Futebol Clube do Porto tem a felicidade de poder contar com o melhor Dirigente Desportivo do Mundo (com provas mais do que dadas) que dá pelo nome de Jorge Nuno Pinto da Costa e ao qual cabe a árdua tarefa de gerir/defender o Clube nas horas boas e más.
 
Para conversas de café e desculpas de mau perdedor já bastam os tais de “Portistas” que viram as costas ao Clube quando este mais deles precisa.
 
Um pequeno aparte; os defensores de Sérgio Conceição no FC Porto que vejam e revejam a Final da Taça de Portugal que o Sporting CP venceu. Neste jogo Marco Silva deu um autêntico “banho de táctica” ao Sérgio e acabou por levar, merecidamente, a Taça para casa. E Julen também poderia perder um pouco do seu tempo a ver e rever o dito jogo para ver se aprende a ganhar jogos recorrendo ao banco de suplentes quando a coisa não estiver a correr de feição ao FC Porto.

8 comentários:

Jorge Vassalo disse...

Caro Pedro,

Muitas vezes não sou o maior admirador do estilo - e no caso dos Super Dragões, nem da prosa - do Dragões Diário, mas o certo é que passa a mensagem. Tem tido um certo impacto!

Em relação ao jogo de ontem, subscrevo o que disse sobre Sérgio Conceição, mas olhe que os erros defensivos que deram origem aos golos bracarenses, se fossem no FC Porto...

Um jogo mauzinho, no geral.

Abraço Azul e Branco,

Jorge Vassalo | Porto Universal

Carrela disse...

O "anónimo" defensor do Sérgio depois da vergonha de ontem deve estar em pulgas para o ver no FCP!

Relativamente ao recado para o Julen, claro que pode e deve ver, está-se sempre a aprender!
Mas o Marco tb pode/deve ver e rever o Porto-Sporting! Onde o Sporting do Marco levou banho de bola sem nunca ter tido qualquer chance de discutir o resultado!

Criticar um treinador que chega a um novo campeonato, que tem nas mãos uma das equipas mais jovens da liga (média de 24 anos e tal), que leva com 16/17 novos jogadores, que fica a APENAS 3 pontos do forjado campeão....
Que tinha/tem uma das equipas mais "maduras" (média de 28 e tal), com o mesmo treinador à 6 anos e com uma base bem grande de jogadores que trabalharam com ele largos anos... Somando a isso a pouca vergonha da arbitragem... é justo? Não me parece de todo!

A verdade é que o forjado campeão, falhou mt mais que n
os, mas foi amparado de forma vergonhosa!

Apesar disso, é certo que fica a sensação que mesmo assim e apesar disso podíamos ter conseguido... sem dúvida! O quer se passou em Belém foi inaceitável! Sem dúvida! Não é por acaso que assistimos ao Julen a partir o banco de raiva pela estupidez do jogo... mas ao seu lado está tudo calmo e sereno... inacreditável!

Para mim Julen foi quem melhor representou o clube durante toda a época!

abraço

Pedro Silva disse...

@ Jorge Vassalo

Partilho da sua opinião quanto ao Dragões Diário. Se bem que eu prefiro mil vezes que seja o Presidente do nosso Clube a "dar os recados" a quem tem de os dar em vez de deliberar tal num qualquer Departamento de Comunicação pois, a meu ver, o impacto seria maior e seria uma clara demonstração de força. Isto para além de que o "Dragões Diário" tem "disparado" muito e acertado pouco.

@ Carrela

Se tudo correr dentro do planeado na próxima Quinta-feira (4 de Junho) irei analisar e opinar sobre o trabalho de Julen Lopetegui, contudo há que dizer que quando o Marco Silva veio ao Dragão estava "desfalcado" do seu habitual defesa lateral esquerdo por obra e graça do banana que preside ao Sporting CP e Julen aproveitou bem este facto para vencer o jogo.

Um abraço a ambos e obrigado pelos construtivos comentários!

Anónimo disse...

Sr Carrela, o anónimo defensor do Sérgio Conceição continua a defende-lo.
O Sr Lopetegui com o orçamento incomensuravelmente maior ganhou o mesmo que o Sr Sérgio Conceição. Já agora, o Sr Lopetegui foi contratado para treinador, ou para relações públicas, do FCPorto? Oxalá que na próxima época, seja eu, que lhe dê razão a si, Sr Carrela, relativamente ao valor do Sr Lopetegui como treinador. Para mim, o FCPorto não despediu o Sr Lopetegui não porque lhe reconheça valor, mas sim por causa da indemnização.
Numa coisa estou de acordo com V. Ex. nunca se viu um campeão tão forjado e até desconfio, que na próxima temporada o filme será o mesmo.

Luís (O do Sérgio Conceição ou Ruí Vitória)

Carrela disse...

@Pedro Silva

O que dizer de um treinador que tem de ir à casa do Poderoso Bayern sem os 2 laterais titulares...

Jerferson é um bom jogador, um bom lateral - dos melhores da liga em termos ofensivos - não é propriamente por ser forte defensivamente que ele faz a diferença.
O mal do Sporting foram as bolas metidas nas costas de uma defesa subida.
E foi o seu meio campo defensivo andar à procura de um Jackson recuado.
Com ou sem Jeferson a diferença seria assim tanta?


Estamos a falar de um jogo em que o Sporting do Marco Silva (enorme treinador, n tenho dúvidas. Como tb não tenho em relação ao Julen)
fez 6 remates e criou ZERO (0) chances de golo!
E o nosso Porto teve OITO(8) Chances de golo e 17 remates.

Carrela disse...

Ohhh Anónimo, só 1 pode ganhar, ou não sabe disso?
O Julen ficou a 3 pontos do título, no contexto que se sabe.......................................

O que ganhou o Anceloti no SUPER HIPER DESMESURADO orçamento do Real? E o City? E o Man Unt? e o... e o .... e o...



O Braga independentemente do orçamento, tem um bom plantel... ou tem dúvidas?
Apesar disso, ficou 3 ou 4 pontos à frente do "pobre" orçamento do Guimarães em comparação, ou só conta para CIMA?

O Jogo não podia ter corrido melhor, penalti (concretizado) e expulsão aos 14 min... 2-0 ao intervalo e até aos 82 min!
Deixar-se empatar e perder... é um feito! Se fosse o Julen pediam a cabeça por mt menos........
E o Julen tb teve expulsões cedo, mas CONTRA.

Carrela disse...

Anónimo, eu não avalio um treinador pelo resultado, procuro avaliar pelo que a sua equipa faz para ganhar, porque acredito que quem mais faz por ganhar ganha mais vezes!

Foi isso que o Porto de Julen conseguiu esta época!

Foi a equipa que mais produziu e mais fez para ganhar os seus jogos.
É um facto, não é uma opinião, se quiser envio-lhe um excel com os números...
E sim, fizemos jogos fracos, o jogo em Belém é imperdoável...

Mas do outro lado esteve uma equipa mt mais experiente, que consegue queimar 90 segundos para marcar um canto (Enzo no Dragão - um nojo) com +4 anos de média de idade, que precisou de menos remates à baliza para marcar mais e some-lhe a isso o colo sem limites!

Eu quero é que o meu Porto jogue bem e ganhe!
Defendo Julen, como defendi VP, que foi queimado pelos adeptos que de bola percebem tanto como a minha avó, porque se assim não fosse não lhe tinham feito a vida negra e se calhar teria continuado e se calhar n teríamos passado pelo que passamos nos últimos 2 anos... é por isso que defendo Julen, para que não se repita o mesmo erro!

Anónimo disse...

o resumo da epoca foi feito muito bem pelo Carrela:

"Criticar um treinador que chega a um novo campeonato, que tem nas mãos uma das equipas mais jovens da liga (média de 24 anos e tal), que leva com 16/17 novos jogadores, que fica a APENAS 3 pontos do forjado campeão....
Que tinha/tem uma das equipas mais "maduras" (média de 28 e tal), com o mesmo treinador à 6 anos e com uma base bem grande de jogadores que trabalharam com ele largos anos... Somando a isso a pouca vergonha da arbitragem... é justo? Não me parece de todo!"

subscrevo inteiramente. e atendendo que o FCP devera ser o unico a manter o mesmo treinador, que se reforcara convenientemente com verdadeiros jogadores "a Porto" e nao artista de circo que querem trampolins, e escrevem nas redes sociais "somos porto" a torto e a direito, augura o regresso do brasao nacional de campeao ja na proxima epoca.
e por favor, a taca TEM de ser objectivo...veja se la fora
Manuances