quarta-feira, 8 de julho de 2015

Somos Portistas porque sim

O ADN não se compra nas Farmácias. Digo eu! Isto vem a propósito do tema principal do IV Encontro da bluegosfera com transmissão on-line e tudo do Nuno Gois, realizado no último Sábado na acolhedora cidade de Espinho onde, mais uma vez, conseguimos reunir a nata dos bloguers portistas na Biblioteca Municipal, graças aos bons ofícios do senhor António Coutinho presidente da Casa do Futebol Clube do Porto.
O primeiro tema do dia era a definição de ADN portista que foi muito bem explicado num power point criado por Paulo Bizarro onde contou a história toda do nosso Clube e, de cor, por Fernando Machado, um ex-atleta e portista da velha guarda.

A organização composta pelos inefáveis amigos José Correia do “Reflexão Portista“, Paulo ‘Blueboy‘ Santos do “BiBó PoRtO, carago“, Nuno Góis do “Mística do Dragão“/”Fórum Somos Porto” e Jorge Bertocchini do “Porta19”, “saltaram por cima” dos meus temas prediletos (as continhas da SAD; os Circos da 2ª Circular; os Estatutos e Regulamentos da LIGA e da FPF, o novel Tribunal Arbitral do Desporto, etc.) e “amandaram-me” com a história do ADN que é aquela escadinha helicoidal que todos temos cá dentro e nos ajuda a saber de que morreram os nossos antepassados e como vamos morrer “nosotros”, a menos que fiquemos debaixo de algum autocarro, ou nos acertem com um very-light na mona! Kkkgggrrrr
Vejam aqui alguns dos presentes que tem lá dentro “essa coisa” que se sente mas não se vê! Na imagem os menos novos deste Encontro. Ao centro de microfone em punho  Mário Faria, (sócio número trezentos e tal) um amigo que muito admiro pela sua moderação nos comentários e, “moimême” José Lima um vosso criado, boquiaberto quando o Mário, à pergunta do milhão de euros do "provocador" José Correia, sobre se a Mística é igual à de outros tempos, disse que “o ADN e a Mística são os mesmos há muitos anos”!
Eu que sou muito prendado (toco piano e falo Francês) até sei o que é o esternocleidomastoideu (um músculo da face lateral do pescoço, que serve para voltarmos o pescoço e ver as catraias a passar), que Vasco Santana ajudou a imortalizar no filme A Canção de Lisboa (passou 327 vezes na RTP) fiquei varado.

Pode lá ser! Então quando no “tribunal” do Estádio das Antas atirávamos com as almofadas ao Yustrich, esbracejávamos para a Direção na bancada em frente, rasgávamos os cartões (que na segunda-feira íamos requisitar de novo na velha Sede), e hoje em dia vamos nas calmas ver os joguinhos de bilhar, e comprar camisolas castanhas sem ligar peva às atrocidades que a SAD comete, “semos” iguais? Uma ova! Andamos é a dormir! Temos aí uns 10 (ou mais) médios, não sabemos bem para quê, 6 guarda-redes e ainda vamos importar outro “hermano”? Cadê um ponta-de-lança? Se é para jogar naquele 4-3-3 sonolento do passa, repassa, volta a passar e atrasa a bola, como vamos ganhar os jogos?

A massa heterogénea dos sócios é que tem a culpa por assobiarem, não aplaudirem, voltarem-se de costas, ou saírem do Estádio 10 minutos antes de acabar o jogo? Se "a coisa" voltar a calhar mal esta época, e hoje fosse como dantes, a SAD (com ou sem SPDE) não saía inteira do Estádio. Aquilo ia tudo pelos ares. Estivemos 19 anos sem vencer um campeonato mas "despachámos" as Direcções, uma-a-uma até que conseguimos dar a volta ao texto! Agora parece que andam todos a dormir na forma. Os Adrian López que por cá vegetam devem ter um ADN do caraças! Bom para deitar ao gato. Depois, é claro, admiram-se que os Quaresmas do nosso descontentamento venham confirmar o óbvio: Ó Mística para onde foste?

Da parte da tarde a tertúlia foi abrilhantada com a presença do jornalista e comentador Bernardino Barros e, embora o José Correia quisesse espevitar a malta (por exemplo saber se a SAD deveria "comparticipar" com uma fatia das receitas para as Modalidades) o tema manteve-se.
O nosso ADN resulta então da mescla de vários fatores. Antecedentes familiares portistas (Pais, Avós), proximidade geográfica com o clube (embora como se confirmou com a presença no Encontro de amigos portistas residentes fora do Porto, não o tornasse motivo determinante) e mais recentemente os bons resultados desportivos.
Não queria terminar esta crónica sem referir o prazer enorme que tive em conviver com vários dos participantes que apenas conhecia de nome, agradecer à organização e muito particularmente ao Fotos da Curva as excelentes fotos, o grande dia que nos proporcionaram
Para que não fiquem dúvidas, afinal não era difícil saber o que é o ADN, a Mística e a Paixão, portista. Bastava olhar à volta. Somos Portistas porque sim!
Até à próxima

Sem comentários: