terça-feira, 7 de julho de 2015

O Cantinho das Modalidades

Andebol
 
Os Portistas Miguel Martins, Rui Ferreira, Miguel Alves, Ruben Ribeiro e Diogo Silva ajudaram a selecção Portuguesa de andebol júnior B a qualificar-se para o main round do European Open, que se disputa em Gotemburgo, na Suécia. Portugal venceu a Geórgia (27 x 19) e a Finlândia (26 x 18), perdendo frente à Islândia (25 x 26) no encontro que apenas decidia qual das equipas seria a primeira classificada do grupo C, visto que ambas estavam já qualificadas para a fase seguinte.
 
Portugal terá pela frente, no grupo dois do main round, as Selecções da Eslováquia, a Suécia, vencedora da prova em 2013, e a Rússia. Os dois primeiros classificados de cada um dos grupos terão acesso às meias-finais.
 
Miguel Martins tem estado em grande destaque na equipa nacional, ao apontar 21 golos nos três encontros já disputados (oito à Geórgia, dez à Finlândia e três à Islândia), o que o coloca como terceiro melhor marcador da competição, apenas atrás do Georgiano Orjonikidze (24) e do Holandês Kooijman (23).
 
Miguel Martins, central da equipa principal do FC Porto, e Diogo Silva, lateral direito dos juniores Azuis e Brancos, foram convocados para o estágio de preparação da Selecção Portuguesa de juniores A, tendo em vista a participação no Mundial da categoria, que se disputa entre 19 de Julho e 1 de Agosto, nas cidades de Uberlândia e Uberaba, em Minas Gerais, Brasil.
 
A equipa nacional vai primeiro estagiar em Guimarães, no pavilhão do Xico Andebol, entre 7 e 9 de Julho, e ruma depois a León, em Espanha, onde, entre 9 e 12 de Julho, defronta por duas vezes a congénere do País vizinho.
 
Hóquei em Patins
 
A época 2015/16 marca o início de uma parceria entre o hóquei em patins do FC Porto e a RENO, que passará assim a fornecer todo o material exigido pela modalidade, como sticks, caneleiras e luvas.
 
Fundada em 1946, a marca Espanhola dedica-se há quase 70 anos ao fabrico de material para o hóquei em patins, tendo ganho prestígio um pouco por todo o mundo, ao patrocinar os melhores clubes e equipas nacionais. Actualmente, faz-se representar nas principais Selecções de Portugal, Espanha e Argentina e no FC Barcelona, Vendrell e Igualada, entre outros.
 
O FC Porto/Dragon Force empatou este diante do Óquei de Barcelos (4 x 4), no Pavilhão Municipal de Barcelos, em jogo referente à terceira jornada da fase final do Campeonato Nacional de Juniores (Sub-20). Além dos Azuis e Brancos e dos Minhotos, estão presentes nesta fase final as equipas do Benfica e AD Oeiras.
 
João Almeida (2), Diogo Seixas e Diogo Casanova foram os marcadores de serviço nos Dragões, que chegaram a estar a vencer por 4 x 2. Após três jornadas, o FC Porto/Dragon Force ocupa a segunda posição com cinco pontos, menos dois do que o Benfica, primeiro classificado. Na próxima ronda, os Portistas recebem o Óquei de Barcelos.
 
Basquetebol
 
Arnette Hallman é o primeiro reforço do FC Porto para 2015/16, tendo rubricado um contrato válido por uma temporada. O extremo-poste internacional Português, de 27 anos, representou o Basket Chartres Metropole na temporada passada, tendo sido a Académica o último clube que representou em Portugal.
 
Nascido em Lisboa, filho de Pai Norte-americano e de Mãe Sueco-espanhola, Arnette Hallman, com 2,00 metros e 98 quilos, foi formado no Algés e no Benfica, ingressando depois na Portugal Telecom e no Belenenses. Conta no currículo com passagens pelo basquetebol Espanhol, nomeadamente pelas equipas do Estudiantes e pelo Breogán. Em 2012/13, regressou a Portugal para jogar na Académica e realizar uma das suas melhores épocas, tendo mesmo sido eleito o MVP da fase regular dessa edição da Liga.
 
Bilhar
 
O FC Porto conquistou a quinta Taça de Portugal de bilhar às três tabelas pelo quinto ano consecutivo, depois de bater o Leça FC (2 x 0) na final da competição, que se realizou no Dragão Caixa.
 
Rui Manuel Costa, actual Campeão nacional individual da categoria, levou a melhor sobre José Viscaia (3 x 0), enquanto João Ferreira levou a melhor sobre Pedro Martins pela mesma diferença, resultados que garantiram desde logo a quinta conquista consecutiva do troféu.
 
Assim, o jogo entre Santos Oliveira e Vítor Fernandes (2 x 1), bem como o jogo entre Alípio Jorge e João Gomes (2 x 0), não necessitaram de chegar ao fim, visto que os Portistas já tinham garantido matematicamente a vitória na final.

Sem comentários: