sexta-feira, 24 de julho de 2015

Sorteio ou Nomeação eis a questão

Já vos falei na importante Assembleia-geral da FPF do próximo Sábado, onde vai ser votada a proposta de vários clubes para acabar com o sistema de nomeações que beneficiam sempre a confraria do Bairro de Benfica, estratagema para ver se o autor da pouca vergonha se demite fazendo-se pelo menos esta época um sorteio (embora condicionado) dos árbitros.
 
O nome do responsável por esta roubalheira que motivou a reação dos clubes é conhecido, trata-se do senhor Vítor Pereira que há anos se agarrou como uma lapa à condução dos destinos da arbitragem, faz o que lhe apetece, não dá contas a ninguém (é um órgão autónomo da FPF) obviamente apoiado por quem mais beneficia das nomeações.
 
Hoje vamos conhecer quem são os 84 Delegados que vão decidir se a vontade dos clubes é respeitada ou continua a bagunçada dos cargos de favor onde todos são cúmplices e ninguém quer perder o tacho.
 
1 a 22) (presidentes das 22 Associações de futebol distritais)
23) Luís Duque (presidente da LIGA)
24) José Pereira (presidente da Associação Nacional Treinadores Futebol)
25) José Gomes (presidente Associação Portuguesa Árbitros Futebol)
26) Joaquim Evangelista (presidente Sindicato Jogadores Profissionais Futebol)
27) António Gonçalves (presidente Associação Nacional Dirigentes Futebol)
28) Manuel Amaral Cunha (presidente Associação Nacional Enfermeiros e Massagistas)
29) João Pedro Mendonça (presidente Associação Nacional Médicos Futebol)
30 a 49) (20 representantes dos clubes e Sad profissionais)
50 a 57) (8 representantes dos clubes e Sad não profissionais)
58 a 64) (7 representantes dos clubes distritais ou regionais)
65 a 69) (5 representantes dos jogadores profissionais)
70 a 74) (5 representantes dos jogadores amadores)
75 a 79) (5 representantes dos treinadores profissionais e não profissionais))
80 a 84) (5 representantes dos árbitros nacionais, distritais e regionais)
 
Nota - Cada um destes 84 Delegados tem direito a um voto
A Assembleia-geral será conduzida pelo seu presidente o benfiquista Dr. José Luís Arnault que já foi adiantando serviço tendo reunido, pelo menos, dois pareceres contrários às pretensões dos clubes, como poderia ter arranjado outros dois favoráveis.
 
Mas isso já não convinha à FPF e à cambada dos presidentes das Associações que ainda tem a remota esperança de abichar um cargo na estrutura federativa. Não se enganem! Aquilo está feito para beneficiar os clubes da Capital. Desde 1940 até 1983 (43 anos) o nosso Clube ganhou 4 campeonatos, o Sporting 16 e o Benfica 23.
 
Depois foi uma chatice: Chegaram Pinto da Costa e Pedroto e viraram o campeonato do avesso. Sporting venceu apenas por 2 vezes, o Benfica por 6 e o nosso Clube por 17. Claro que “isto” não poderia continuar. Colocaram uma marioneta na LIGA, um fantoche na arbitragem e um verbo-de-encher na Federação. Para Sábado já podem encomendar uma lápide para a Mesa do Dr. Arnault: “AQUI JAZ O SORTEIO”
 
Já fora-de-horas tivemos conhecimento da candidatura de outro benfiquista Pedro Proença à LIGA falida que Luís Duque tinha conseguido o milagre de pôr a funcionar. Neste país de opereta tudo pode acontecer. Imagine-se um borra-botas de um árbitro a gerir os destinos de clubes que movimentam milhões! Nada nos deve admirar se no futuro virmos por exemplo o guardanapo a concorrer para a Comissão de Arbitragem.
Esta época, e como estão as coisas, a “instituição já tem as peças-chave para as aldrabices do costume. Homens de mão na Federação, na Arbitragem, e daqui por uns dias na LIGA. Enquanto isso o nosso Clube continua a ver os ciclistas a passar…
 
Até à próxima

Sem comentários: