quinta-feira, 23 de julho de 2015

Adeus Quaresma

Ricardo Quaresma deixou novamente o Futebol Clube do Porto. No seu Blog deixou uma mensagem sentida onde mostrou um enorme, para não dizer tremendo, respeito pelo Universo Futebol Clube do Porto. Tal, só por si, merece que todos os adeptos Portistas desejam a maior das felicidades ao “Ciganito” nesta sua nova aventura no estrangeiro.
 
Agora o facto de Ricardo Quaresma ter mostrado ao Mundo que é Humano não dá, a meu ver, direito a que muita gente aponte o dedo á SAD e ao Treinador Julen Lopetegui. Lamento mas vejo nisto a cobarde campanha de difamação e perseguição que tem sido feita ao Basco desde que este se tornou Treinador da equipa principal dos Dragões. Podemos, e devemos, apontar as asneiras de Lopetegui para que este melhore (este tem feito por melhorar segundo o que se vai vendo no estágio), mas daí a “atirar-lhe a pedra” por causa da saída de Quaresma vai uma enorme distância.
 
Primeiro que tudo há que dizer que se Ricardo Quaresma tivesse mesmo intenção de ficar no porto e acabar a sua carreira de Dragão ao peito não teria nunca aceita sair para a Turquia.
 
E não me venham cá com o argumento da Selecção porque mesmo não sendo regularmente chamado ao onze inicial do FC Porto Quaresma era sempre convocado por Fernando Santos. Este argumento “não cola”
 
Assim como também não serve a história da carochinha de que Quaresma não se dá bem com o banco de suplentes pois aos erviço da nossa Selecção Quaresma não se importa de fazer parte do bano e de ser a “arma secreta” de Fernando Santos.
 
Obviamente que a saída de Ricardo Quaresma do Dragão é uma perda para o Clube pois todos queremos ter os melhores Jogadores na nossa equipa, mas é preciso ter-se em linha de conta que o actual Quaresma já está longe, muito longe, do primeiro Quaresma que passou pelo FC Porto. A idade não perdoa a ninguém… Nem a RQ7 que deveria começar a mostrar disponibilidade para jogar em outras posições onde não se exija tanto da velocidade mas sim da técnica… Mas Quaresma é mesmo assim e é muito por isto que não é um “clone perfeito” de Cristiano Ronaldo apesar de o potencial estar ali à mão de semear.
 
Por tudo isto fica aqui o meu adeus a Ricardo Quaresma. Que seja feliz na Turquia e os ares do médio oriente lhe tragam a sensatez que este precisa para ser ainda mais mágico do que aquilo que é hoje em dia. Boa sorte “Ciganito”!

3 comentários:

Pedro Mota disse...

Concordo com muita coisa, por mim Quaresma não seria titular ,mas sim o 3ªextremo, tal como era o ano passado. Ele não é faliz assim e por gostar dele penso que o melhor é a saida dele.

"Ricardo Quaresma tivesse mesmo intenção de ficar no porto e acabar a sua carreira de Dragão ao peito não teria nunca aceita sair para a Turquia." Então se não conta para o treinador ia ficar a fazer o quê??..Quaresma queria ficar no Porto ,isso é obvio e só não fica porque não contam com ele, simples . Queriam que ficasse na equipa B a Rolando??Por favor. Tinha um convite de um clube onde já jogou, é muito bem tratado e um idolo para os adeptos, que jogador sendo dispensado não aceitaria ir assim para a Turquia??.. Hoje lia-se das coisa mais desonestas que já vi, pessoas a criticarem o Quaresma por estar a sorrir e agradecer aos adeptos que foram receber ao Aeroporto, queriam que ele tivesse a chorar e triste depois daquela manifestação de carinho??Em que mundo vivemos..

Que é Lopetegui que o dispensa é um facto,agora eu que nem sou grande apoiante dele, tenho que lhe dar razão e apoiar a decisão. Um treinador deve contar com os jogadores que acha serem os melhores. Se Lopetegui não quer o Quaresma,Fabiano etc tem todo direito e deve ter todo apoio da sad nisso. Depois no fim se verá os resultados e se assumiram as responsabilidades.

Existe uma campanha da CS lisboeta contra Lopetegui e contra o nosso clube ,sempre houve,mas também já enjoa a campanha de Martização e vitimização de Lopetegui.

Quanto a Quaresma boa sorte e muito obrigado. Que seja campeão na Turquia e nõs aqui.

Pedro Silva disse...

@ Pedro Mota

O excerto do texto que destacou não tem intenção alguma de ser uma crítica ou de ter alguma conotação negativa. É somente uma suposição pessoal pois tenho para mim que se Quaresma quisesse acabar a sua carreira no Dragão este teria feito o mesmo que Vítor Baía por exemplo. Contudo o RQ7 decidiu de outra forma e nada há a obstar contra tal.

"Hoje lia-se das coisa mais desonestas que já vi, pessoas a criticarem o Quaresma por estar a sorrir e agradecer aos adeptos que foram receber ao Aeroporto, queriam que ele tivesse a chorar e triste depois daquela manifestação de carinho??Em que mundo vivemos.."

De acordo, mas no Mundo do Futebol há quem ainda tenha umas palas enormes em torno dos olhos e do cérbero. Atitudes... Depois querem que os agentes do futebol levem os adeptos a sério.

Para terminar digo-lhe que não sou dos que defende Julen Lopetegui até á morte contra tudo e contra todos. Tento antes ter uma postura mais moderada e assinalar o que este faz de bom e criticar o que este faz de mal. Nada mais. Não se retirem conclusões precipitadas do que foi escrito neste meu texto pois o histórico deste Blog tem uma palavra muito importante a dizer neste aspecto.

Grato pelo comentário e apareça por cá mais vezes. Será sempre bem-vindo.

Pedro Mota disse...

Caro Pedro, agora percebi o seu ponto de vista. Quanto a Lopetegui, não sou grande apreciador, mas neste caso não o critico. Ele deve escolher a sua equipa e os jogadores que confia, e tem que ser apoiado nisso, é no fim e não no principio que tiraremos as conclusões.
É o meu treinador até fina do ano, o sucesso dele é o meu sucesso, mesmo não me tendo convencido com a sua 1ª epoca.

Obrigado e continuação do bom trabalho.