domingo, 20 de setembro de 2015

Mais do que um clássico

Os sorteios por vezes têm destas coisas e o sorteio do calendário da Liga NOS 2015/16 ditou que à 5.ª Jornada dragões e Águias medissem forças em pleno Estádio do Dragão. Tal encontro está longe de ser decisivo porque muitas jornadas terão de ser disputadas até se encontrar o Campeão, mas o mesmo já não podemos dizer relativamente ao factor psicológico pois uma vitória hoje dos Azuis e Brancos significa o cimentar da primeira posição do FC Porto e o complicar das contas do SL Benfica no que à renovação do título diz respeito.
 
Para mais estes confrontos revestem-se sempre de uma mística muito especial ou não houvesse entre estes dois Clubes uma enorme e intensa rivalidade. O mau de tudo isto é que os jogos entre Porto e Benfica acabam por ser demasiado técnicos e resolvem-se á custa de pormenores, azares e outras coisas tais. Será por isto de uma importância extrema que TODOS os elementos do Futebol Clube do Porto entrem campo concentrados, sem medo e decididos a dar o seu melhor (este recado é especialmente dirigido a Iker Casillas e Julen Lopetegui).
 
Olhando agora um pouco para o SL Benfica, agora de Rui Vitória, penso que não haverá muito a dizer pois trata-se de uma equipa que dispensa grandes apresentações. A equipa da Luz tem vindo a melhorar o seu desempenho e resultados e tal parece dever-se, essencialmente, á inclusão de Jardel no quarteto defensivo. Por norma o Benfica de Vitória tem alguma dificuldade em entrar nos jogos nos minutos iniciais pelo que caberá ao FC Porto aproveitar este facto. Um dos pontos mais fracos da linha defensiva Benfiquista é o seu lado esquerdo dado que Eliseu sobe muito no terreno e não é dos melhores na posição de defesa esquerdo (outro factor que o FC Porto deverá explorar). Não há muito mais a dizer sobre o futebol deste “novo” Benfica senão que quando o resultado não aparece a fórmula é sempre a mesma: Raúl Jiménez e Mitroglou, bola para a área e estes que resolvam e que Gaitán é a Alma e Coração da equipa.
 
É natural que Rui Vitória irá apresentar algumas surpresas no onze e que aposte numa tendência mais defensiva, pelo que o desejado será que Julen Lopetegui aposte no sistema habitual para que depois não tenha de emendar o erro durante o intervalo.
 
Relativamente aos convocados dos Azuis e Brancos para este importante desafio eis que o defesa Marcano, de regresso após castigo que o afastou da partida com o Dínamo de Kiev, e o avançado Varela são as novidades da lista de convocados dos Dragões para o jogo frente ao Benfica, da quinta jornada da Liga NOS, que será disputada, pelas 19h15, no Estádio do Dragão e terá transmissão da Sport TV 1.
 
Em relação ao jogo em Kiev, saem dos eleitos o guarda-redes João Costa, do FC Porto B, o defesa Cissokho, o médio Evandro e o avançado Alberto Bueno. 
 
Lista de 18 convocados: Helton e Casillas (guarda-redes); Maxi Pereira, Martins Indi, Maicon, Marcano, Rúben Neves, Varela, Brahimi, Aboubakar, Dani Osvaldo, Tello, Herrera, Jesús Corona, André André, Miguel Layún, Danilo e Imbula.
 
Onze provável (4x3x3): Casillas, Maxi, Maicon, Marcano, Layún, Danilo, Imbula, André André, Brahimi, Corona e Aboubakar

2 comentários:

Anónimo disse...

Se o FCPorto ganhar por um zero já fico MUITO satisfeito.
Cuidadinho DRAGÕES, com este triapito.

Luís (O do)

Lápis Azul e Branco disse...

Meu caro

Não sei como se consegue manter a objectividade antes deste jogo, não sei mesmo e por isso os meus parabéns...

Hoje só me interessa GANHAR!

Vamos Porto!

http://doportocomamor.blogspot.pt/