quarta-feira, 7 de outubro de 2015

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- O FC Porto obteve a primeira vitória fora de portas da sua história na Liga dos Campeões da EHF, ao bater o Vojvodina por 27 x 23, em encontro da terceira jornada do grupo C da competição. Hugo Laurentino esteve em evidência na baliza, com um grande número de defesas de grande nível, num encontro em que a vantagem dos Dragões chegou a ser de dez golos, mas em que a recuperação final dos Sérvios pôs em risco o resultado. Com a ronda ainda incompleta, os Azuis e Brancos estão no segundo lugar do grupo, com quatro pontos (duas vitórias e uma derrota), atrás dos Bielorrussos do Meshkov Brest, só com vitórias (seis pontos).

- O FC Porto saiu vencedor do primeiro clássico do Andebol 1, depois de bater o Sporting, no Pavilhão Municipal Torre Marinha, no Seixal, por 27 x 26. Os Heptacampeões estiveram a perder durante a maior parte do jogo, chegaram a ter sete golos de desvantagem, mas no último quarto de hora consumaram a reviravolta no marcador e alcançaram o sexto triunfo consecutivo em seis jornadas do campeonato. Somam agora 15 pontos, menos três do que o líder Benfica (com mais um jogo disputado), que visita o Dragão Caixa, na próxima quarta-feira, pelas 21H. 

- A vitória do FC Porto em Novi Sad, na Sérvia, frente ao Vojvodina, em jogo da terceira jornada da Liga dos Campeões, não passou despercebida e a Federação Europeia de Andebol (EHF) destacou, na habitual rubrica “Top-5 Goals”, um golo dos Dragões. O distinguido foi Jordan Pitre, que aproveitou um passe de Rui Silva para fazer um golo espectacular e de difícil execução, com a recepção de mão esquerda e a finalização com a mão direita, sempre em suspensão.

Apelidando o golo de “impressionante” e chamando “artista” ao autor, a EHF coloca o remate inspirado do ponta-esquerda em terceiro lugar numa galeria bastante exclusiva, em que aparecem, esta semana, Tobias Reichmann (Kielce), Henrik Toft Hansen (Flensburg-Handewitt), Kirill Kotov (Chekhovskie Medvedi, adversários dos Dragões no grupo C) e Magnus Landin Jacobsen (Kolding).

Hóquei em Patins 

- Primeiro jogo do Campeonato Nacional, primeira vitória do FC Porto Fidelidade, frente ao Cambra, no regresso do hóquei em patins ao Dragão Caixa com selo de goleada (10 x 1). Foi uma estreia auspiciosa dos Azuis e Brancos, que ao intervalo já venciam por uma mão cheia de golos, com um “bis” de Hélder Nunes e de Telmo Pinto. Guillem Cabestany arranca com o pé direito no comando técnico Portista, num jogo em que apenas os guarda-redes não entraram na lista de marcadores. 

Na próxima jornada, os Dragões deslocam-se ao pavilhão da Física de Torres Vedras que, tal como o Cambra, foi promovido esta época ao primeiro escalão do hóquei em patins Português. 

Basquetebol 

- O FC Porto perdeu com o Obradoiro CAB, por 78 x 64, em jogo de carácter particular disputado no Multiusos de Sar, em Santiago de Compostela, casa da equipa Espanhola que prepara o arranque da Liga ACB.

- O FC Porto foi derrotado pelo Baloncesto Sevilha (73 x 81) no Dragão Caixa, naquele que foi o último jogo particular antes da estreia na Liga Portuguesa, marcada para o próximo Sábado, em Ponte de Sor, frente ao Eléctrico. Num jogo muito equilibrado, a formação Andaluz, que disputa a poderosa ACB (o principal escalão do basquetebol Espanhol), acabou por levar a melhor e conquistar uma vitória que podia ter pendido para qualquer um dos lados. 

Bilhar

- ​O FC Porto vai competir pela primeira vez na variante de snooker inglês do Campeonato Nacional de Equipas, e logo com argumentos que impõem respeito. Entre outros, a recém-criada equipa dos Dragões contará nas suas fileiras com Pedro France, campeão nacional individual, e Nuno Santos, considerado o actual melhor jogador Português desta variante. Neste Campeonato Nacional de Equipas, Benfica e Sporting assumem-se como os principais adversários dos Portistas, bem como Sporting de Braga e Académica.

Sem comentários: