quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

CS Marítimo... Outra vez!

O FC Porto termina o ano de 2015 com uma derrota, a terceira nas provas nacionais em todo o ano civil. E todas elas têm um denominador comum: o Marítimo. Os Azuis e Brancos perderam na Madeira para a Liga e para a Taça da Liga, ambas as vezes na época passada, e esta terça-feira voltaram a cair aos pés dos Madeirenses, no Estádio do Dragão, hipotecando quase todas as possibilidades de seguirem em frente na Taça da Liga.
Os comandados de Julen Lopetegui perderam e, na verdade, pouco fizeram para merecer outro resultado perante um Marítimo que logrou conquistar 3 preciosos pontos no Estádio do Dragão e que tem as portas das meias-finais escancaradas, mantendo o sonho de repetir a presença na final da Taça da Liga, após ter sido finalista vencido na época transacta.
Numa partida em que o treinador do FC Porto optou por modificar bastante a equipa inicial – em comparação com o último jogo, apenas Maicon manteve a titularidade -, os Dragões evidenciaram os problemas do costume. Entraram com um ritmo baixo na partida e não conseguiram criar desequilíbrios perante a defesa organizada dos Madeirenses, que tratou de marcar bem os jogadores que potencialmente mais poderiam fazer a diferença sozinhos: Tello, Varela e André André.
Na primeira parte, o lance de maior perigo do FC Porto, em que Maicon atirou à barra na sequência de uma bola parada, foi em fora de jogo, prontamente (bem) assinalado pela equipa de arbitragem. Depois disso, só André Silva, depois de um bom trabalho de José Ángel na esquerda, esteve perto de marcar, mas Salin defendeu. Muito pouco para uma equipa dos pergaminhos do FC Porto que, consciente da incapacidade de conseguir entrar na zona de maior perigo, procurou, sem sucesso, fazer uso dos passes longos para as costas da defesa insular.
Os jogadores do Marítimo foram competentes no trabalho defensivo e foram os principais responsáveis pelo mau jogo do FC Porto. Em lances de bola corrida não criaram perigo junto da baliza de Helton, mas deixaram o aviso de bola parada, com um cabeceamento de Fransérgio por cima, após a cobrança de um livre, na primeira parte. Um aviso que a defesa Azul e Branca desvalorizou porque foi num lance bastante semelhante que os Madeirenses chegaram ao golo.
No começo da segunda parte, aos 48 minutos, Fransérgio silenciou o Estádio do Dragão ao cabecear para o fundo da baliza de Helton, após um livre cobrado por Rúben Ferreira. O Marítimo mostrou eficácia e o FC Porto não teve cabeça para reagir e tentar um resultado melhor. Numa noite de desacerto dos Dragões, tudo ficou pior aos 70 minutos, quando Alex Soares aproveitou um brinde de Marcano para assinar o 0 x 2.
De imediato começou o aceno de lenços brancos por parte dos adeptos e tudo podia ter ficado pior, se o remate de Edgar Costa, apenas dois minutos depois do golo de Alex Soares, tivesse levado melhor direcção. Os aplausos a Pinto da Costa, que fez anos na véspera, contrastaram por completo com o ambiente pesado no Dragão e que mais ficou com o 0 x 3, assinado por Marega já em cima do minuto 90. Aboubakar ainda reduziu mas os níveis elevados de decibéis por causa dos assobios dos adeptos não baixaram. 

Retirado de zerozero 

Melhor em Campo: Sérgio Oliveira

1 comentário:

rbn disse...

Com exceção do jogo com a briosa, e mais dois ou tres joguinhos, o que temos visto todas as semanas é isto: lentidão, falta de fio de jogo, falta de vontade, falta de correria, falta de luta... nós não ganhamos uma dividida ou 2ª bola sequer... de ninguém...

Com qualquer 11 inicial, o que temos visto todas as semanas é isto: qualquer treinadorzinho meia-leca sabe exatamente como o Porto vai jogar. Qualquer treinadorzinho de meia tigela sabe que basta meter uma pressãozinha nos defesas que vai dar algum caldo, que alguém vai meter água, que alguém vai se atrapalhar e entregar o ouro...

O 2º golo é simplesmente ridículo, nós tinhamos a posse de bola, bastou uma pressãozinha e pimba...

Os dois últimos treinadores da equipe principal do Porto são hoje em dia os dois treinadores que melhor jogam futebol em Portugal:

Luís Castro e Paulo Fonseca tem mostrado em suas respectivas equipes um futebol bonito, organizado, rápido e sempre pra frente, sem toquinhos e mais toquinhos pros lados e pra trás, sempre com os olhos postos na baliza adversária, com ganas de marcar golos, com raça, com garra, com atitude... dá prazer ver o Porto B e o Braga jogarem... e com a equipe A, nós portistas e todos os adversários já sabemos o que esperar deste Porto de Lopetegui...hoje foi outra vez a regra... a exceção foram os 3 ou 4 joguinhos mais conseguidos...

Estamos em dezembro quase janeiro... e desde julho ( 6 meses!!!) que estamos à espera de ver melhorias, fio de jogo, entrosamento, organização, e o que vemos são 11 jogadores vestidos de azul e branco (ou castanho) que não sabem jogar em conjunto, não sabem pra onde lançar a bola em situação de contrataque, não sabem jogar com critério e velocidade, e mesmo treinando e jogando juntos há 6 meses, a impressão que fica é que simplesmente AINDA NÃO SE CONHECEM, olham e não sabem o que o outro vai fazer, pra onde vai correr, onde quer receber o lançamento, nada!!! 6 MESES!!!

Infelizmente, o mister não dá mais que aquilo...se desse mais que aquilo, já o havia demonstrado... e provado...