terça-feira, 1 de dezembro de 2015

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- O FC Porto perdeu no terreno do Chekhovskie Medvedi, pela margem mínima (30 x 29), o que dificulta muito as contas do apuramento para o play-off de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões da EHF. Em caso de vitória, os Dragões dependiam apenas de um triunfo caseiro frente ao Vojvodina, na última jornada, para garantir um dos dois primeiros lugares do grupo C, mas a derrota deixa os Portistas a fazer contas, sendo que os rivais directos La Rioja e Meshkov Brest (actualmente com os mesmos 12 pontos do FC Porto, no topo do grupo) ainda têm dois jogos por realizar, um deles entre si. De nada valeram os 11 golos de António Areia nem uma série de extraordinárias defesas de Alfredo Quintana na segunda parte, numa partida em que os Heptacampeões chegaram a estar por duas vezes em vantagem nos últimos dez minutos. 

- O lateral-esquerdo Michal Kasal é um dos convocados da Selecção da República Checa para um torneio internacional na Pólonia, que se realizará entre os dias 27 e 29 de Dezembro. O andebolista do FC Porto volta a representar a Selecção principal do seu País depois de em Junho ter sido chamado para o duplo compromisso com a França e a Macedónia, relativo ao grupo seis de qualificação para o Campeonato Europeu de 2016, que se disputa precisamente na Polónia. 

- O FC Porto obteve uma difícil vitória frente à ADA Maia, por 27 x 22, em encontro da 13.ª jornada do Campeonato Fidelidade Andebol 1. Os Dragões chegaram ao intervalo com uma desvantagem de três golos e entraram a perder por um golo nos últimos dez minutos, mas uma boa ponta final permitiu-lhes manter o registo perfeito na prova: 13 vitórias em 13 encontros e um primeiro lugar seguro, com 39 pontos, mais quatro do que o Sporting, segundo classificado. 

- Apesar da derrota do FC Porto no terreno do Chekhovskie Medvedi, na Rússia, em jogo da nona jornada da Liga dos Campeões, houve um golo dos Heptacampeões que não passou despercebido à Federação Europeia de Andebol (EHF). O lateral direito Gustavo Rodrigues está em destaque na habitual rubrica Top-5 Goals, devido ao golo de belíssimo efeito em que rematou da linha de nove metros e acertou no ângulo da baliza do adversário. 

- António Areia foi eleito para o sete ideal da nona jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões da EHF. O ponta-direita dos Dragões apontou 11 golos e foi o melhor marcador do Chekhovskie Medvedi x FC Porto, não evitando, ainda assim, a derrota dos Heptacampeões Portugueses na Rússia (29 x 30). Também neste jogo, Gustavo Rodrigues, lateral-direito do FC Porto, apontou um golo com honras de figurar no Top-5 da jornada. 

Basquetebol 

- O FC Porto conquistou a primeira vitória fora de portas desta época nas competições europeias ao vencer o ZZ Leiden por 70 x 62, em partida da quinta jornada do grupo G da Taça da Europa da FIBA. Os Portistas assumiram as rédeas do encontro logo no primeiro período do jogo, disputado no Vijf Meihal, em Leiden, na Holanda, e nunca mais largaram a dianteira no marcador. Os melhores da partida pelos Portistas foram Brad Tinsley (17 pontos e 3 assistências), José Silva (15 pontos e 5 ressaltos), Nick Washburn (13 pontos e 3 ressaltos) e Albert Fontet (3 pontos e 10 ressaltos). 

- O FC Porto bateu o CAB Madeira (82 x 66), no Funchal, na décima jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol, somando assim o oitavo triunfo em nove jogos na competição, registo que mantém os Dragões na segunda posição, a um ponto de distância do líder Benfica. 

Hóquei em Patins

- O FC Porto Fidelidade venceu o Barcelona por 1 x 0 em partida da terceira jornada do grupo A da Liga Europeia, disputada no Pavilhão Municipal de Fânzeres, em Gondomar, com um golo solitário de Reinaldo García (4m). Com este resultado numa casa que tanto diz às hostes Portistas, os Dragões assumem a liderança isolada do grupo, com nove pontos, fruto de três vitórias em três jogos, após uma partida em que Nélson Filipe foi a figura maior.

Sem comentários: