quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- O FC Porto prolongou a incrível série de vitórias consecutivas desde o arranque desta edição do Campeonato Fidelidade Andebol 1, ao triunfar no terreno do Benfica por 23 x 19, em encontro da 18.ª jornada. Trata-se de uma campanha sem paralelo, pelo menos desde que a competição voltou a ser organizada pela Federação, em 2008, e os Dragões terão agora o desafio de terminar esta primeira fase só com vitórias (falta receber Fafe e Avanca e jogar nos pavilhões de Passos Manuel e Belenenses). O primeiro lugar, que dá vantagem no factor casa dos play-off, está garantido, já que os Portistas têm 54 pontos, mais oito do que Sporting e Benfica, segundo e terceiro.

Basquetebol 

- O FC Porto recebeu e venceu o Maia Basket (78 x 50), no Dragão Caixa, em jogo relativo à 16.ª jornada da primeira fase da Liga Portuguesa de Basquetebol. Os Dragões registaram a 13.ª vitória em 15 encontros e passam a somar 28 pontos, assumindo provisoriamente a liderança da competição com mais um do que o Benfica.

- Sangalhos ou Academia do Lumiar são os possíveis adversários do FC Porto nos oitavos de final da Taça de Portugal, caso os Dragões superem o Ginásio Figueirense nos 16 avos de final da competição.

- Decorreu na sede da Federação Portuguesa de Basquetebol o sorteio da segunda fase da Liga Portuguesa de Basquetebol, que será disputada em duas voltas e dividida em dois grupos, um com os seis primeiros classificados da primeira fase e outro com os restantes cinco (do 7.º ao 11.º). Quando ainda faltam disputar algumas jornadas na primeira fase, é matematicamente certo que o FC Porto ficará integrado no Grupo A, cuja classificação final definirá as parelhas nos Playoffs.

Em cada grupo, as equipas iniciam a segunda fase com o total de pontos resultante dos resultados nos confrontos directos com as outras equipas que ficarão integradas nesse agrupamento. Os seis primeiros classificados da primeira fase, ainda a decorrer, garantem desde logo um lugar nos Playoffs, a que se juntarão os dois primeiros classificados do Grupo B da segunda fase. As duas equipas classificadas em quarto e quinto neste mesmo Grupo B, descem à Proliga.

- A Taça Hugo dos Santos, prova disputada pelos quatro primeiros classificados da primeira volta da Liga Portuguesa de Basquetebol, realiza-se nos dias 13 e 14 de Fevereiro, em Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra.

Os jogos das meias finais irão colocar frente a frente o FC Porto e a Ovarense, às 17H do dia 13 (Sábado), que será precedido do Benfica x Ovarense. Os vencedores das duas partidas das meias-finais encontram-se no dia seguinte (Domingo), ainda em horário a definir, para discutir a conquista do troféu.

- O FC Porto garantiu o acesso aos oitavos de final da Taça de Portugal em basquetebol, após bater, no Dragão Caixa, o Ginásio Figueirense por claros 112 x 58. Tratou-se de um encontro em que a formação da Proliga (segundo escalão) nunca foi capaz de acompanhar o ritmo dos Portistas, cuja equipa esteve em permanente rotação, com alguns atletas menos utilizados, tais como João Gallina e António Monteiro (autor de um "duplo-duplo", com 15 pontos e dez ressaltos), a somar minutos. Nos "oitavos" da competição, os Dragões recebem, em data ainda a indicar, o vencedor do encontro entre outras duas equipas da Proliga, Sangalhos (segundo classificado da zona Norte) e Academia do Lumiar (oitavo e último da zona Sul), que apenas se defrontam no próximo Domingo, às, 17h30.

Hóquei em Patins 

- Com a qualificação para os quartos de final garantida desde a brilhante vitória em Barcelona, o FC Porto Fidelidade impôs uma nova goleada ao Iserlohn por 7 x 1, desta vez na Alemanha, no Hemberg Sports Hall, palco do jogo da quinta jornada da Liga Europeia. O resultado permite aos Dragões ficar a um passo de terminarem invictos no grupo A, um feito que nunca alcançaram na principal competição europeia de hóquei em patins desde que na época 1996/97 o modelo competitivo passou a contemplar uma fase de grupos. A 6 de fevereiro, no Dragão Caixa, frente aos Italianos do Breganze pode fazer-se história.

Bilhar

- O FC Porto venceu o Dragon Force (3,5 x 0,5) na jornada inaugural da zona norte do Campeonato Nacional de bilhar às três tabelas, que teve lugar na Academia de Bilhar do Dragão. - O FC Porto venceu o Clube Norton de Matos por 3 x 1, em partida da segunda jornada da zona Norte do Campeonato Nacional de bilhar às três tabelas. Foi a segunda vitória em dois jogos, o que coloca os Dragões na liderança da competição, com seis pontos.

Sem comentários: