sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Treinador nacional ou Estrangeiro

O tema do momento nas hostes azuis-e-brancas é se a escolha deve recair num treinador Português (mesmo que com um currículo modesto) ou tentar um estrangeiro menos Espanhol ou Italiano como é óbvio. Vamos ver uns quadros (com a devida vénia ao zerozero) com as performances dos nomes portugueses mais badalados, alguns dos quais já deram boas provas.
CLICAR PARA AMPLIAR
Até aqui Vilas Boas parece a melhor escolha, quer pelas provas já dadas no nosso Clube, quer pelo sucesso além-fronteiras. Um pequeno senão. Encontra-se vinculado ao Zenit com boas possibilidades de passar aos quartos-de-final da Champions, e provavelmente o presidente não estará pelos ajustes de o dispensar antes do fim da época. No aspeto financeiro talvez Vilas Boas, pelo seu conhecido portismo fizesse um abatimento, mesmo que se saiba (como sabemos) que lá ganha 10 vezes mais do que, racionalmente, lhe poderemos pagar.
 
Ainda tinha uma vantagem suplementar. Se o nosso presidente resolvesse não se recandidatar (assim espero) saltava da cadeira do poder para a central de comando, primeiro para o Clube e logo para a SAD. Estou certo que os sócios aprovariam esta solução, e Pinto da Costa sairia airosamente, como merece.
 
Sobra agora o melhor currículo mas então esse está mesmo fora do nosso alcance.
Dos estrangeiros nem me atrevo a adivinhar. Reportando-me apenas ao mandato de Pinto da Costa tivemos boas (Ivic, Carlos Alberto Silva, Bobby Robson) e más experiências (Del Neri, Fernandez, Co Adriaanse e Lopetegui). Assim-como-assim “ganham” os portugueses por 12 a 7, (não contabilizando otávios, quinitos, couceiros ou outras anedotas) mas tudo também dependerá do tempo que tiver o futuro treinador para pegar na equipa. Um estrangeiro em cima do início da época nem pensar. Mais valerá então um português que conheça os princípios, formas, e maneira de ser do futebol nacional e do clube.
 
Até à próxima

3 comentários:

Lápis Azul e Branco disse...


Será inevitavelmente português.

Não me entusiasma particularmente ter o Sérgio até final da época, ainda menos se tiver opção (sua) de continuar sendo campeão. Falta-lhe "estaleca" para JJ.

Entre AVB, Jardim e Marco, penso que ficaremos bem servidos em qualquer cenário, sendo que os dois últimos trarão como bónus muita vontade de querer vergar o ex-empregador...

LAeB : Do Porto com Amor

Anónimo disse...

AVB - Pelo currículo internacional? Qual?
Pelo portismo? Talvez o de dizer que vai ficar e depois sai. Ou talvez pela subtileza da transferência do treinador de guarda-redes.
Sergio Conceição, para o Grande Porto? Parece-me fraquinho, mas é apenas a minha opinião.
Marco Silva Sim
Leonardo Jardim Sim.
Serafim Correia.

JOSE LIMA disse...

Ok amigos. Obrigado por terem comentado. É sempre boa a troca de opiniões. Já passámos há uns anos por situações semelhantes e saímos airosamente.
O que não me agrada nada é o silêncio da Sad. Não com vista à contratação do treinador mas sobre os casos de arbitragem. Abraço