quarta-feira, 9 de março de 2016

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- A equipa de andebol do FC Porto/Dragon Force sagrou-se campeã regional de iniciados, ao bater na final o Águas Santas, na Maia, por 26 x 24, e depois de ter afastado nas meias-finais o Colégio dos Carvalhos com uma vitória por 31 x 30. A final a quatro, que também contou com a participação do FC Gaia, disputou-se no Pavilhão do Águas Santas. 

- A história repete-se. Tal como na temporada passada, o FC Porto e o Benfica vão voltar a discutir um lugar na final do playoff do Campeonato Fidelidade Andebol 1. Na altura, no caminho para o “hepta”, os portistas resolveram a eliminatória disputada à melhor de cinco com três vitórias sobre os lisboetas em outros tantos jogos, depois de afastarem o Passos Manuel. Desta vez, o obstáculo era o Avanca, também ultrapassado com uma nova vitória por 30 x 24 ao segundo jogo dos quartos de final, que teve lugar no Dragão Caixa.  

Basquetebol

- O Barreirense, equipa que disputa a Proliga, é o adversário do FC Porto nos quartos de final da Final 8 da Taça de Portugal, que se realiza de 17 a 20 deste mês, em Oliveira de Azeméis. Caso os Dragões ultrapassem a formação do Barreiro, em encontro marcado para o dia 18, defrontam no dia seguinte o vencedor do jogo entre Ovarense e Barcelos, nas meias-finais da competição. 

- O FC Porto bateu a Oliveirense (82 x 65), em Oliveira de Azeméis, na segunda jornada do Grupo A da segunda fase da Liga Portuguesa de Basquetebol. Após o desaire na ronda inaugural, diante do Galitos Barreiro, os Azuis e Brancos regressaram assim aos triunfos e somaram o primeiro nesta fase.

- O FC Porto recebeu e bateu a Ovarense (87 x 74), no Dragão Caixa, em jogo referente à terceira jornada da segunda fase da Liga Portuguesa de Basquetebol, na qual os Azuis e Brancos somam agora dois triunfos e uma derrota. Os Dragões seguem na segunda posição do Grupo A, atrás do Benfica, e defrontam precisamente os lisboetas na próxima ronda, num duelo marcado para 13 de março (domingo), às 15h30, no Dragão Caixa.  

Hóquei em Patins

- Hélder Nunes e Álvaro Morais, hoquistas do plantel sénior do FC Porto, foram convocados pelo selecionador português Luís Sénica para a Taça Latina, que terá lugar entre os dias 24 e 26 de março em Follonica, Itália. A prova, destinada a atletas Sub-23, realiza-se em sistema de todos-contra-todos, com Portugal a defrontar sucessivamente a anfitriã Itália (24 de março, pelas 20h15 de Portugal Continental), Espanha (25, 17h30) e França (26, 17h30). 

Portugal é o actual detentor do troféu, conquistado em 2014 em Viana do Castelo. Nas 27 edições já realizadas, Portugal soma 13 conquistas, a Espanha tem 11 e a Itália venceu em três ocasiões. 

- O FC Porto Fidelidade perdeu frente à Oliveirense, por 4 x 3 em partida da primeira mão dos quartos de final da Liga Europeia, disputada no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis. Os portistas chegaram a ter dois golos de vantagem na segunda parte (3-1), mas deixaram-se empatar em apenas dois minutos e acabaram por sofrer o 4-3 a oito minutos do final. Os golos dos azuis e brancos foram marcados por Vítor Hugo, Gonçalo Alves e Hélder Nunes. A segunda mão da eliminatória está agendada para 2 de abril, no Dragão Caixa, pelas 18h00, com transmissão em direto no Porto Canal.  

Bilhar

- O FC Porto segue invicto na zona norte do Campeonato Campeonato Nacional da 1.ª Divisão de bilhar às três tabelas, tendo derrotado a Portuguesa de Leça, em casa, por 3,5-0,5. Foi a sexta vitória consecutiva em outras tantas jornadas da equipa azul e branca, que assim se mantêm no primeiro lugar da tabela, com 18 pontos, mais três do que o Leixões, segundo classificado. 

- Rui Manuel Costa, atleta do FC Porto, venceu o 3.º Open da Primeira Divisão em bilhar carambola, ao bater Fernando Tomás, do Benfica, por 40 x 29, na final. O evento decorreu no salão do Clube de Bilhar da Amadora e o Portista somou assim a segunda vitória em Opens desta época, depois de ter conquistado a vitória no 1.º Open, que decorreu entre 14 e 15 de novembro de 2015, em Leiria. Já no 2.º Open, que decorreu entre 30 e 31 de janeiro, em Leça, o portista foi eliminado nas meias-finais, numa prova em que o vencedor foi o também Dragão João Ferreira. 

 O campeão do mundo Torbjörn Blomdahl venceu a Supertaça de bilhar às três tabelas, por 4 x 1, num desafio em que teve pela frente o também Portista Daniel Sánchez,vencedor do circuito da Taça do Mundo de 2015. Num desafio à melhor de sete sets, disputado no Hotel Hilton de Antuérpia, obteve os parciais de 7 x 6, 7 x 4, 7 x 1, 3 x 7 e 7 x 1.

Sem comentários: