quinta-feira, 10 de março de 2016

Pensamento da Semana: Não ao desnorte!

É o meu presidente. O teu presidente. O nosso presidente. 

Já vi o Deco, o Lucho, o Quaresma, Hulk, James, Falcão, Jackson, Danilo, Alex Sandro... Enfim, já vi passar tanto craque pelo nosso clube e o meu ídolo continua a ser o mesmo: O presidente. 

Não sou ingrato nem tenho memória curta, muito menos virarei as costas a quem me dá ou deu "pão para a boca". 

Há 30 anos atrás se os nossos pais quisessem discutir futebol com os amigos "rivais" quais eram os argumentos deles para se superiorizar? Nenhuns, nem contra o Sporting podíamos competir. 

Hoje, posso dizer aos meus amigos que já fui campeão, bi'campeão, tri'campeão, tetra'campeão e penta'campeão.
Encho o peito e ainda lhes digo mais: Já vi o meu clube ganhar a Liga dos Campeões, a Liga Europa, a Taça Uefa, a Supertaça Europeia e a Taça do Mundo de clubes, tudo a cores e já existia internet. 

Resumindo, tenho quase o quádruplo de títulos do benfica nas competições europeias e seis vezes mais que o Sporting. A nível nacional vi o Porto reduzir uma desvantagem de mais de 30 títulos sobre o benfica para apenas um ou dois. 

E se isso não chegar, posso continuar... Já fui campeão na Luz, vi o treinador rival de joelhos em pleno Dragão, fomos o primeiro clube do Mundo a ser penta'campeão e a ganhar o triplete. O mais titulado do século 21 e o que mais dinheiro faz em transferências. 

Se fosse a dizer tudo iriam precisar de mais 5 minutos de leitura... 

Não éramos nada e agora somos tudo! 

Digam-me... E porquê? Este sucesso todo deve-se somente a quem? Sim, esse mesmo que vocês sabem: Jorge Nuno Lima Pinto da Costa. O homem que fez muitos dos nossos pais Portista e é à qual também umas das razões pelo nosso Portismo. 

Dois anos e meio sem ganhar nada e poderá ser três... Fodaç, ninguém está sofrer com isso mais do que eu, não estou habituado, nasci a ver o meu clube vencer ano após ano e não conheço outra palavra senão conquistar. 

Mas como disse no inicio,não tenho memória curta e recuemos até ao inicio deste..

In: página facebook Super Portistas

Agora que cada um retire as suas conclusões. Eu já retirei as minhas,. E sabem quais foram? Que isto de se colocar tudo em causa num ano em que se mudou de Treinador a melo da época é pura tolice.

Podemos não gostar da forma como algumas coisas são feitas no nosso Porto (a engenhosa “marosca da SAD de que José Lima aqui falou é uma delas) mas estivéssemos nós em tempos de vitórias e ninguém ousaria levantar a voz contra tal coisa.

Percebam uma coisa de uma vez por todas: o que falhou no último ano e meio foi um projecto. Não o Clube.

6 comentários:

Anónimo disse...

Também passei a seca e assisti ao vivo a essa grande transformação.
Não será um espanhol tresloucado que por cá passou que me fará esquecer o herói que nos projectou mundialmente. O orgulho que eu e os meus filhos temos em envergar a camisola do F. C. do Porto a ele se deve.
O resto são os cães a ladrar enquanto a caravana passa.

Anónimo disse...

"Encho o peito e ainda lhes digo mais: Já vi o meu clube ganhar a Liga dos Campeões, a Liga Europa, a Taça Uefa, a Supertaça Europeia e a Taça do Mundo de clubes, tudo a cores e já existia internet. "

e o timoneiro era e é o grande JNLPC.
Não serão bloguistas ressabiados por falta de mama ou pontas de lança ao serviço de Mr. Burns, embora coloquem nos blogs o símbolo portista, que apagarão todas as nossas conquistas.

Anónimo disse...

Tudo serve para tentar denegrir quem nos dirige e dividir para reinar, a imensa massa adepta do F. C. do Porto.

Não ganhamos porque PC devia falar ao Domingo e não à segunda. Não ganhamos porque não fazemos peixeirada. Não ganhamos porque não temos um canal onde aparecem franco-atiradores a dizer que os mouros deveriam ser todos metralhados. Não ganhamos porque os SD foram jantar a Fafe e isso foi obra de Pinto da Costa. Os jogadores não são capazes de correr mais de 15 minutos e isso é mais uma lacuna de Pinto da Costa e não do belíssimo técnico que tínhamos. Não ganhamos porque não temos um capitão. Não ganhamos porque os jovens não podem ser lançados às feras. Não ganhamos porque os portistas assobiam e isso perturba os sensíveis nuestros hermanos. Não ganhamos porque os malandros dos jogadores têm empresários e só o pai do Neymar é que quer receber umas coroas numa qualquer offshore, os paizinhos dos nossos meninos não são desses. Não ganhamos porque Pinto da Costa não liga aos blogs, logo não está adaptado a este tempo das novas tecnologias.
Enfim, para a fogueira com o criador

Guilherme de Sousa Olaio disse...

Concordo com o conteúdo do texto que subscrevo. Todavia os comentários que até agora li, deixam-me preocupado. Apregoa-se com toda a justiça os títulos conquistados e a importância daquele que com mestria conduziu o nosso clube no caminho desses êxitos. CORRECTO.
Contudo perpassam nesses comentários sinais de desistência. O projecto falhado tem donos. A tomada de decisões foi tardia e feita para calar uns tantos e não preocupada com real solução dos problemas.
Exemplos recentes: Marega / Suk. E o Peseiro quer centrais e não os tem. Não me move quaisquer sentimentos de ingratidão, mas não podemos fechar os olhos às evidências sob pena de estarmos a caminho de outros 19 anos. E já só vão faltar 16.
Um abraço

Anónimo disse...

Guilherme, pelo menos o Suk foi mais um capricho do espanhol, prontamente satisfeito pela direcção.
O Peseiro quer centrais e não os tem! Rui Vitória está na Liga dos Campeões, já não tem centrais há imenso tempo e....só nós é que fazemos grande problema disso.
Eles estão a descer de divisão com a equipa B e no entanto vão lá buscar os centrais, os centro campistas e....estão nos quartos de final.
Bem sei que eles não têm projecto e que o nosso é falhado, mas para quem não tem projecto, está em 1º e na Liga dos Campeões em Março...

Anónimo disse...

Falta muita memória, falta muito reconhecimento, falta muito portismo.
Mais do que nunca os verdadeiros Portistas devem estar alerta para manobras de diversão e divisão. Quem os conhece, sabe muito bem os métodos que utilizam.
Não falta gente que se vende por 10 réis de mel coado.