terça-feira, 12 de abril de 2016

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- A boa prestação de Miguel Martins - melhor marcador, com sete golos - não evitou a derrota da seleção Sub-20 de Portugal frente à Eslovénia, por 23 x 21, o que impediu o apuramento luso para a fase final do Campeonato da Europa Sub-20, na Dinamarca, entre 28 de Julho e 7 de Agosto de 2016. Portugal tinha vencido a Estónia (37 x 21) e a Roménia (30 x 22) nas duas anteriores rondas do grupo oito, disputado no Pavilhão Multiusos de Fafe. Apenas o vencedor do grupo era apurado. 

A selecção incluiu ainda os Portistas David Sousa, igualmente da equipa principal, e os juniores Tomás Van Zeller, Rui Ferreira, Ruben Ribeiro e Diogo Silva. 

- Gilberto Duarte foi o melhor marcador de Portugal (sete golos) na vitória sobre a Eslováquia, por 33 x 23, que permitiu a Portugal conquistar o Torneio Internacional Terras do Demo. António Areia (quatro golos) e Rui Silva (dois) foram os outros Portistas em acção na competição, que serviu de preparação para o play-off de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2017, com jogos a 12 e 16 de junho, frente à Islândia. 

Portugal venceu o triangular, disputado no Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira, com quatro pontos, depois de ter também batido a Holanda, por 36 x 24, com quatro golos de Gilberto Duarte, quatro de Areia e dois de Rui Silva. 

Basquetebol 

- O FC Porto recebeu e venceu a Oliveirense (80 x 69), no Dragão Caixa, em jogo a contar para a oitava jornada da segunda fase da Liga Portuguesa de Basquetebol. Com este triunfo, os Portistas passam a somar 29 pontos, menos dois do que o Benfica, fechando desde já matematicamente o segundo lugar do grupo A. 

- O FC Porto perdeu diante da Ovarense (69 x 64), na Arena Dolce Vita, em Ovar, em jogo referente à nona jornada da segunda fase da Liga Portuguesa de Basquetebol. 

Hóquei em Patins 

- O FC Porto Fidelidade derrotou o Sporting por 4 x 2, na 20.ª jornada do Campeonato Nacional, e voltou a sorrir em casa do rival, onde já não vencia desde 3 de fevereiro de 2013 (8 x 4). Após uma primeira parte equilibrada, os Dragões superiorizaram-se claramente na segunda, com Hélder Nunes a ser a grande figura do jogo, ao assinar mais um “hat-trick” decisivo para os Dragões somarem os três pontos e encurtarem para cinco a desvantagem em relação ao líder Benfica, que só disputará esta ronda no final do mês. 

- O FC Porto Fidelidade assegurou o acesso aos quartos de final da Taça de Portugal, ao vencer por 12 x 5 no rinque do Tigres de Almeirim, quinto classificado da zona Sul do Campeonato Nacional da Segunda Divisão, mas que ainda a época passada estava no escalão maior. Hélder Nunes, que vinha de uma sequência de cinco jogos a apontar hat-tricks, não só prolongou a façanha como até a superou: o defesa-médio apontou desta vez cinco golos, numa partida em que os locais deram a réplica possível aios Azuis e Brancos, nomeadamente na primeira parte, em que passaram o resultado de 4 x 0 para uma desvantagem mínima de 4 x 3. 

Bilhar 

- O FC Porto somou mais uma vitória, a oitava em outras tantas jornadas da zona norte do Campeonato Nacional de bilhar às três tabelas. Desta vez bateu o Dragon Force por 4 x 0, o que lhe permite continuar líder da tabela com 24 pontos, mais três do que o Leixões A. 

- O FC Porto recebeu e venceu o Norton de Matos por 4 x 0, em jogo da nona jornada da zona norte do Campeonato Nacional de bilhar às três tabelas. Os Dragões continuam invictos na liderança da tabela, com 27 pontos, mais quatro do que o Leixões, segundo classificado.

- O Portista João Ferreira venceu o quarto Open federativo, disputado na Academia do FC Porto por um quadro nacional de 16 atletas. O promissor atleta da variante de carambola bateu na final Paulo Andrade, do Norton de Matos, por 40 x 36, em 38 entradas, e triunfou com uma média geral de 1.481.

Sem comentários: