sexta-feira, 17 de junho de 2016

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- A principal seleção portuguesa de andebol, com os Dragões Alfredo Quintana, Gilberto Duarte (quatro golos), Daymaro Salina (um golo), Rui Silva (um golo) e António Areia (cinco golos), perdeu diante da Islândia (26-23), em Reiquiavique, na primeira mão do play-off de acesso à fase final do Mundial 2017, que se realiza em França de 11 a 29 de janeiro do próximo ano. Nuno Roque e Miguel Martins estavam convocados, mas ficaram na bancada. 

- O ponta-esquerda espanhol José Mario Carrillo é jogador do FC Porto para as próximas duas épocas, tornando-se assim o segundo reforço da equipa de andebol, depois da contratação do croata Nikola Spelic​. Tem 25 anos, 1,80 metros e 75 quilogramas, jogava nos espanhóis do Ademar Leon, o único clube que até agora representou na carreira. 

Basquetebol 

- O base Pedro Bastos, em estreia absoluta, o extremo José Silva e o poste Miguel Queiroz, campeões nacionais pelo FC Porto na época finda, integram a lista de convocados elaborada por Mário Palma para representar Portugal na fase de apuramento para o Eurobasket 2017. 

- Um ano ao serviço dos açorianos do Lusitânia foi o tempo que o sérvio Sasa Borovnjak precisou para convencer os responsáveis portistas a apostarem na sua contratação para reforçar o plantel campeão nacional de basquetebol. Aos 26 anos, o poste, com 2,06 metros, é a primeira aquisição dos Dragões para 2016/17, tendo assinado contrato válido por uma época, com mais uma de opção. 

- André Bessa e Ferrán Ventura renovaram contrato com a equipa de basquetebol do FC Porto. Aos 26 anos, o capitão da equipa portista, que chegou ao clube na época 2003/2004, estendeu a sua ligação aos Dragões por mais uma época, com outra de opção, enquanto o extremo catalão, de 21, vai continuar de azul e branco nas próximas duas épocas. 

Hóquei em Patins 

- O FC Porto Fidelidade é o clube mais representado nos convocados da seleção nacional de hóquei em patins para o Campeonato da Europa, que se realiza no pavilhão Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis, entre 11 e 16 de julho. Nélson Filipe, Hélder Nunes (na foto), Gonçalo Alves e Rafa são quatro os jogadores chamados pelo selecionador Luís Sénica. O também portista Telmo Pinto é um dos três atletas que ficam de prevenção para o caso de algum dos dez atletas eleitos não esteja disponível.​​ 

- O FC Porto Fidelidade recebeu e goleou a Juventude de Viana por 11-0, com um “hat-trick” de Rafa, um “bis” de Gonçalo Alves e outro de Álvaro Morais, e golos de Reinaldo Garcia, Vítor Hugo, Jorge Silva e Hélder Nunes. Foi o jogo da 26.ª e última jornada do Campeonato Nacional, foi o último jogo do guarda-redes Edo Bosch no Dragão Caixa com a camisola azul e branca, que envergou durante 18 anos e com a qual conquistou um total de 28 troféus. 

Bilhar 

- A equipa de bilhar do FC Porto entrou da melhor forma no Final Six do Campeonato Nacional de bilhar às três tabelas, ao vencer a equipa da Amadora na primeira de 10 jornadas da competição. 

- O FC Porto conquistou, no Vimeiro (Torres Vedras), a Taça de Portugal por equipas em Pool feminino, depois de bater o Benfica na final por expressivos 4-0. Nas meias-finais, as bilharistas azuis e brancas venceram a Académica (3-1). 

- O FC Porto soma e segue na Final Six do Campeonato Nacional de clubes de bilhar às três tabelas. Depois do triunfo sobre o Amadora (3-1), na véspera, os Dragões bateram o Benfica (4-0) e o Sporting (4-0), em mais duas rodas disputadas na Academia de Bilhar portista, no Estádio do Dragão. 

- A equipa de pool feminino do FC Porto conquistou, no Vimeiro, em Torres Vedras, o Campeonato Nacional por equipas, que se junta assim à Taça de Portugal. A dobradinha foi conseguida com registo perfeito: a formação azul e branca terminou invicta a fase final - organizada pela Federação Portuguesa de Bilhar -, com cinco vitórias (15 pontos) noutros tantos jogos. 

- Continua intratável o FC Porto na Final Six do Campeonato Nacional de clubes de bilhar às três tabelas. Depois de levar a melhor sobre Amadora (3-1), Benfica (4-0) e Sporting (4-0), a equipa portista recebeu e bateu o Leça (4-0), na Academia de Bilhar do clube, no Estádio do Dragão, na quarta de dez jornadas desta fase. 

- A equipa de bilhar do FC Porto manteve o registo vitorioso na final six do campeonato nacional de bilhar às três tabelas, ao conquistar frente ao Leixões, a quinta vitória em cinco jogos na decisiva fase da prova. 

- O FC Porto reforçou a liderança na Final Six do Campeonato Nacional de clubes de bilhar às três tabelas, depois de ter batido por 3-1 o Leça, na sétima jornada, a primeira da segunda volta desta fase em que se decidirá o vencedor da prova. Os azuis e brancos mantêm-se destacados na primeira posição, com 18 pontos, mais cinco do que os leceiros, segundos. 

Ciclismo 

- A 78.ª edição da Volta a Portugal assinala o regresso do FC Porto à prova rainha do calendário nacional, 31 anos depois da última participação. O W52-FC Porto-Porto Canal é uma das 18 equipas inscritas na competição que se disputa entre 27 de julho e 7 de agosto e cujo percurso, num total de 1.618,7 quilómetros, foi apresentado com muitas alterações em relação aos últimos anos. 

- O Grande Prémio Abimota é o próximo desafio da W52-FC Porto-Porto Canal e para essa competição a equipa portista vai ser composta por seis ciclistas. O recém “consagrado” Rafael Reis, Joaquim Silva, Juan Pérez Martín, João Rodrigues, Daniel Freitas e Ángel Sánchez Rebollido são os escolhidos de Nuno Ribeiro para defender as cores do FC Porto na 37.ª edição da prova. 

- A primeira etapa da edição de 2016 do Grande Prémio Abimota terminou ao sprint e o primeiro portista a cortar a meta foi Rafael Reis, no sexto posto. O ciclista da W-52 FC Porto-Porto Canal terminou com o mesmo tempo do vencedor, Luca Wackermann, da equipa NASR Dubai (3h43m13s).

- Juan Ignacio Pérez, do W52-FC Porto-Porto Canal, venceu a segunda etapa do Grande Prémio Abimota 2016, numa tirada de 145,7 quilómetros entre Mação e Proença-a-Nova. O ciclista espanhol cumpriu a distância em 3h59m05s e foi o mais rápido da etapa, na qual o também Dragão Ángel Sánchez Rebolido terminou na sexta posição. - Juan Ignacio Pérez terminou a edição 2016 do Grande Prémio Abimota na segunda posição, sendo apenas suplantado por Filipe Cardoso (Efapel), que terminou a prova com sete segundos de vantagem sobre o ciclista espanhol da W52-FC Porto-Porto Canal. Entre os dez primeiros da classificação geral individual, destaque para a presença de mais dois Dragões: Ángel Sánchez Rebollido (8.º) e Joaquim Silva (10.º).

Sem comentários: