segunda-feira, 27 de junho de 2016

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- A seleção portuguesa de andebol, com cinco portistas em campo, venceu a congénere islandesa por 21-20, na segunda mão do play-off de acesso ao Mundial de 2017, resultado ainda assim insuficiente para a equipa lusa carimbar o passaporte para a competição que se realiza em França. Para os islandeses valeu o resultado do primeiro jogo, que venceram por 26-23. 

- Miguel Martins integra a lista de 16 jogadores convocados que integram os trabalhos da seleção nacional universitária de preparação e participação na 23.ª edição do Campeonato do Mundo Universitário Andebol, que decorre em Antequera, em Málaga, Espanha, de 26 de junho a 3 de julho.

Hóquei em Patins 

- O FC Porto Fidelidade venceu o Óquei de Barcelos (5-2), no Pavilhão Municipal de Ponte de Lima, em jogo da meia-final da Taça de Portugal de hóquei em patins, garantindo assim um lugar na final da competição, na qual irá defrontar o Benfica. 

- O FC Porto Fidelidade bateu o Benfica (4-2), no Pavilhão Municipal de Ponte de Lima, conquistando assim a Taça de Portugal de hóquei em patins, a 15.ª do pecúlio portista na modalidade.

Bilhar

- O FC Porto está a uma vitória de conquistar o Campeonato Nacional de clubes de bilhar às três tabelas. Na oitava jornada da Final Six, os Dragões levaram a melhor sobre o Leixões (4-0) e mantêm um registo 100 por cento vitorioso ao fim de sete jogos, estando a mais um triunfo da reconquista do título que fugiu na época transacta. 

- O FC Porto é campeão nacional de clubes de bilhar às três tabelas. Os Dragões bateram o Amadora (4-0), em jogo da décima jornada da Final Six do Campeonato Nacional, garantindo matematicamente a reconquista do título que escapou na época passada. Em termos históricos, este é o 21.º Campeonato Nacional de bilhar às três tabelas conquistado pelo FC Porto. 

- Depois da conquista do título nacional de clubes de bilhar às três tabelas, na véspera, o FC Porto fechou com chave de ouro a Final Six do campeonato, batendo Benfica (4-0) e Sporting (4-0). Os azuis e brancos conseguiram assim algo inédito em Portugal, ao concluírem o campeonato com 24 vitórias em outros tantos jogos, 14 na primeira fase e dez na Final Six. 

- O FC Porto ergueu a Taça de Portugal de Snooker, o primeiro título da história do clube conquistado nesta variante do bilhar. Num grande jogo, Nuno Miguel Santos bateu Tiago Silva por 3-0, depois de uma excelente entrada no jogo, com 56 pontos, logo no primeiro frame. 

No Pool Feminino Vânia Franco sagrou-se campeã nacional em três variantes - Bola 8 e Bola 9 e Bola 10 -, juntando-se assim estes títulos individuais o de campeã nacional e de vencedora da Taça de Portugal por equipas. 

Ciclismo 

- Juan Ignacio Pérez terminou a edição 2016 do Grande Prémio Abimota na segunda posição, sendo apenas suplantado por Filipe Cardoso (Efapel), que terminou a prova com sete segundos de vantagem sobre o ciclista espanhol da W52-FC Porto-Porto Canal. Entre os dez primeiros da classificação geral individual, destaque para a presença de mais dois Dragões: Ángel Sánchez Rebollido (8.º) e Joaquim Silva (10.º). 

- O ciclista da W52-FC Porto-Porto Canal Juan Ignacio Pérez venceu a sexta edição do Troféu Concelhio de Oliveira de Azeméis, naquela que é a segunda prova da Taça de Portugal da atual temporada, num dia em que os também portistas Daniel Freitas e Joaquim Silva estiveram em destaque ao terminarem no terceiro e quarto lugar, respetivamente. 

- Ángel Sánchez Rebollido, da W52-FC Porto-Porto Canal, venceu o 8.º Memorial Bruno Neves, que ligou Oliveira de Azeméis a Nogueira do Cravo, num total de 143 quilómetros. Naquela que foi a terceira prova da Taça da Portugal de Elite, o ciclista espanhol foi mais rápido do que a concorrência, sendo ainda de destacar a presença de mais dois Dragões entre os dez primeiros da tirada: Joaquim Silva (3.º) e João Rodrigues (8.º). Na véspera, Juan Ignacio Pérez venceu em Oliveira de Azeméis. 

- Rafael Reis foi terceiro classificado no contrarrelógio individual de Elite dos Campeonatos Nacionais de Estrada 2016, que se realizou em Braga num total de 36 quilómetros. 

- João Rodrigues terminou o Campeonato Nacional de Fundo para a categoria de Sub-23 na oitava posição da classificação, a 2m43s do vencedor, Rúben Guerreiro, da Axeon-Hagens Berman. O ciclista do FC Porto foi um dos 16 que foram capazes de terminar o circuito de 16,1 quilómetros, em redor do Bom Jesus e do Sameiro em Braga. 

- O ciclista do W52-FC Porto-Porto Canal, Joaquim Silva, terminou a prova de fundo para elite do Campeonato Nacional de Estrada, que se realizou em Braga, no oitavo lugar da classificação, a 5m28s do vencedor, José Mendes (Bora-Argon18), o mais forte ao fim dos 177,1 quilómetros.

Desporto Adaptado 

- O FC Porto sagrou-se campeão nacional de Futebol de 7 (Paralisia Cerebral) depois de vencer a ABLS no Vitalis Park. Mesmo sendo ainda uma modalidade em desenvolvimento em Portugal, esta época o FC Porto fez-se representar com duas equipas de grande qualidade, com o apoio dos treinadores Vasco Ferreira e Manuel Costa. A equipa vencedora foi a Equipa A, à qual pertence o melhor marcador do campeonato e capitão de equipa, Vítor Vilarinho. - No ténis de mesa, António Macedo e Pedro Cardoso sagraram-se bicampeões nacionais por equipas em Santo Tirso, onde o mesmo Pedro Cardoso conquistou o Campeonato de Portugal de individuais. Em termos colectivos, a equipa portista de ténis de mesa venceu tudo o que havia para ganhar esta temporada.

- Na natação, a época encerrou com os Campeonatos Nacionais de verão, que decorreram na Póvoa de Varzim e que contaram com a presença de 30 equipas portuguesas e duas espanholas. O FC Porto apresentou-se com dez atletas e conquistou um total de 19 medalhas: nove de ouro, quatro de prata e seis de bronze. Para além das medalhas e dos tempos melhorados pela grande maioria dos atletas, Ana Barbosa bateu 3 recordes nacionais (50 metros livres, 100 metros livres e 100 metros costas).

- No boccia, Pedro da Clara e Carla Oliveira disputaram o Bisfed Boccia World Open, que também se realizou na Póvoa de Varzim. Os dois atletas portistas não lograram passar a fase de grupos na categoria de pares, mas a nível individual, Pedro da Clara alcançou pela primeira vez a final de uma prova internacional, tendo conquistado a medalha de prata após a derrota frente ao eslovaco Samuel Andrejcik no jogo da decisão. Carla Oliveira, por sua vez, foi eliminada pelo brasileiro Eliseu dos Santos nos oitavos de final.

Sem comentários: