quarta-feira, 31 de agosto de 2016

O Improvável Tiago Martins

Quando esta cambada que dirige a arbitragem não conseguiu sequer eleger um árbitro para o último Europeu qualquer coisa não está certa. Os melhores jogadores, e não só, mesmo aqueles mais medianos tem um mercado apetecível por esse mundo fora. Basta ver como, paulatinamente, as dezenas de excedentários dos nossos clubes vão sendo despachados, quase se dando ao luxo de “escolherem” este ou aquele novo patrão.
 
Jorge Jesus comentava no final do Porto x Sporting que a maior parte dos “europeus” do seu clube podia estar de partida (até havia interesse no roupeiro) dizendo com alguma graça que “todos podem sair” e ele era o único que não tinha sido abordado! 
 
Voltando à vaca fria, a arbitragem, comandada por Fontela Gomes um seguidor de Vítor Pereira ufanava-se no início da temporada que “o novo CA da FPF não vai vetar ninguém”. Todos aplaudimos com ambas as mãos. Eles são tão poucos e tão maus que se cada clube vetasse um ou dois, no Natal, tínhamos que importar alguns. Basta de pedidos mais ou menos às claras para fazer escolhas e vetos como nos três últimos anos nos habituaram os dois circos da capital. Todos se recordam do “pode ser o João”, das Capeladas, Xistralhadas, o “jovem-promissor Bruno Paixão” e até, pasme-se, as asneirolas do melhor do mundo e arredores Pedro Proença.
Infelizmente não se pode “trocar” árbitros-por-árbitros como nos cromos. Por enquanto isso é um privilégio dos nossos amigos da capital com os jogadores. Sai um de primeira apanha vem logo dois ou três charutos. E quem é que quer árbitros portugueses? O que faziam depois aos homens? Por cá como são quase todos de aviário podem ir para a reforma ou dedicar-se à pesca. Lá fora estavam lixados, tinham que trabalhar como os outros meninos…~
 
Mas caros amigos companheiros e quase irmãos. Uma coisa é a CA não aceder a vetar árbitros, outra coisa é nomear para jogos de reconhecida importância um jovem que ainda está a fazer tirocínio para Árbitro (com “A” maiúsculo). Deve ter tirado o curso aos Domingos como o Relvas. De sua graça Tiago Martins, o pobrezito é o menos culpado no meio desta salgalhada e deve ter tremido como varas verdes quando se apercebeu no sarilho em que estava metido.
Chamarem-lhes “profissionais” é de cabo-de-esquadra! Este caramelo anda nisto há dois anos como é possível ter chegado a internacional? Só por obra e graça do Vítor Pereira e o alto patrocínio dos clubes da treta que os elegeram. O Fontela aproveita a balda e deixa continuar por lá os Paixões da nossa risota. Reparem na frase extraída do Rascord quando foi conhecida a nomeação para este jogo! “O facto de nunca ter dirigido um clássico também pesou na decisão, pois é política deste organismo formar árbitros, dando-lhes experiência…” Quer dizer para “dar experiência” a este Paixão Parte II amandam com o novel “internacional” para a fogueira! Ou muito me engano ou esta época vamos ter a terceira edição do colinho. Apenas com a novidade de ser repartida irmãmente pelos dois Circos da Segunda Circular.
 
Ate à próxima

Sem comentários: