terça-feira, 13 de setembro de 2016

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- O FC Porto continua no grupo da frente do Andebol 1, com duas vitórias em dois jogos, após bater a ADA Maia, por 34-23. Os portistas tiveram sempre o encontro na mão, defendendo com competência e encontrando várias soluções na frente para marcar, mantendo-se assim a par de Sporting, Avanca e Benfica, as outras equipas também com seis pontos na primeira fase da prova. Os golos azuis e brancos foram muito repartidos, refletindo a rotatividade posta em prática por Ricardo Costa: Yoel Morales e Miguel Martins, com cinco, foram os melhores marcadores.

Basquetebol 

- O segundo teste de pré-temporada da equipa de basquetebol do FC Porto terminou com uma derrota frente ao Oviedo, por 84-79, numa partida que marcou a apresentação do conjunto espanhol da LEB Ouro aos sócios e adeptos. 

Hóquei em Patins

- O FC Porto Fidelidade venceu o Valença, por 4-3, e garantiu a presença na final do Torneio de pré-temporada Euro Cidade de Valença. Os Dragões vão discutir o troféu frente ao Óquei de Barcelos, que horas antes derrotou os espanhóis do Liceo Corunha por 5-4. 

- Pela terceira vez nos quatro últimos anos, o FC Porto Fidelidade vai defrontar o FC Barcelona na fase de grupos da Liga Europeia. O sorteio realizado na Casa da Cultura, em Mieres, Espanha, ditou ainda que os outros adversários serão os italianos do Bassano (eliminaram os Dragões nos quartos de final da prova, em 2008/09) e o Merginac. A estreia, a 5 de Novembro, será precisamente frente aos franceses, no Dragão Caixa. 

As regras do sorteio implicavam que os portistas tivessem necessariamente de encontrar uma equipa espanhola e uma italiana. E, em relação aos adversários do país vizinho, calhou em sorte o mais temível: o tricampeão espanhol Barcelona, vencedor de 21 Ligas Europeias. Trata-se de um confronto que já é um clássico, tantas as vezes que já foi disputado. Na temporada passada, os Dragões venceram os dois confrontos com os catalães na fase de grupos (1-0 em casa e 2-1 fora), mas também em 2013/14 as duas equipas se encontraram no mesmo momento da competição, chegando depois à final, que o Barcelona venceu por 3-1. 

Os dois primeiros lugares dão acesso aos quartos-de-final (a duas mãos), sendo que se o FC Porto for primeiro encontra o segundo do grupo C (que tem os italianos do Forte dei Marmi, o Sporting, os espanhóis do Reus e os franceses do Quevert), jogando primeiro fora. Se for segundo, enfrenta o primeiro do mesmo grupo, com a primeira mão em casa.

- Depois da vitória sobre os anfitriões do Valença, o FC Porto Fidelidade conquistou o 3.º Torneio Euro Cidade de Valença, ao derrotar na final o Óquei de Barcelos, por 3-2, naquele que foi o primeiro torneio de pré-época para os Dragões.

Sem comentários: