quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Começar bem

Hoje o Futebol Clube do Porto faz a sua estreia na Fase de Grupos da Liga dos Campeões 2016/17. Numa época onde é fundamental amealhar o maior n.º possível dos “chorudos” prémios financeiros que a UEFA atribui aos Clubes participantes na prova de maior prestígio do Velho Continente, todos desejamos que o Dragão arranque da melhor forma possível num Grupo que, à partida, é muito acessível.
 
É um facto, nunca o Futebol Clube do Porto necessitou tanto de somar milhões na UEFA Champions League, mas para isto é preciso vencer, vencer, vencer e vencer para se poder ir o mais longe possível na prova. E tudo isto “obriga” a que os azuis e brancos entrem mais logo convictos de que tem de dar o máximo para ficar com os três pontos e iniciar, desta forma, uma campanha que se quer vitoriosa e muito lucrativa.
 
Mas não se pense que tudo está ganho. Repito, o grupo da Champions onde o FC Porto está inserido parece ser acessível, mas já todos vimos que no mundo do futebol nem tudo o que parece é. Dito de outra forma; será de bom-tom que Nuno Espírito Santo (NES) e os seus jogadores percebam que para se vencer mais logo há que respeitar o adversário e – sobretudo – “dar o litro” até ao apito final. 
 
O FC Copenhaga é o actual campeão dinamarquês, chegou à fase de grupos da Liga dos Campeões via play-off. O seu plantel é composto, na sua crassa maioria, por jogadores nórdicos, o que deixa antever que mais logo a equipa da Dinamarca vá apostar num futebol físico e com bola pelo ar. E é aí que reside o grande senão porque é certo e sabido que a defesa portista “treme” sempre que uma bola é cruzada para a sua pequena área. Ou seja; vai ser necessária uma concentração máxima e uma equipa muito esforçada e disposta a dar tudo em campo porque o Copenhaga tendo oportunidade para marcar não a vai desperdiçar, e se tal colocar os nórdicos em vantagem na partida vai ser o “cabo dos trabalhos” para o DC Porto dar a volta ao resultado. 
 
Resumindo e concluindo; o FC Copenhaga é um adversário acessível que o Futebol Clube do Porto deve vencer com relativa facilidade. Mas será sempre importante que os Dragões não se esqueçam de que tem fragilidades que irão ser exploradas pelo seu adversário de mais logo e que tal poderá vir a ser “a morte do artista”. Apesar de tudo acredito plenamente numa vitória Portista no jogo de mais logo.
 
Lista de Convocados: Não foi divulgada
 
Onze provável (4x3x3) Iker Casillas, Miguel Layún, Iván Marcano, Felipe, Alex Telles, Danilo Pereira, André André, Óliver Torres, Otávio, Jesús Corona e André Silva

Sem comentários: