sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Um Dérbi é sempre um Dérbi

Efectivamente é mesmo assim. Um Dérbi é sempre um Dérbi, e este Futebol Clube do Porto x Boavista Futebol Clube não é execpção. É verdade que o Boavista está longe – muito longe - daquele “Boavistão”, mas não obstante o actual Boavista estar ainda a recuperar da “sacanagem” a que foi submetido há uns anos atrás este não deixará de “fazer das tripas coração” para poder sair do Dragão com um ponto (no mínimo). 
 
Se juntarmos a este importante factor a enorme – e natural – pressão a que o Futebol Clube do Porto vai estar submetido devido aos recentes maus resultados e a necessária gestão de esforço que terá de ser feita dado que a deslocação a Leicester para disputar mais uma jornada da UEFA Champions League é já na próxima semana, posso aqui dizer com total segurança que mais logo vamos assistir a uma partida de elevado grau de dificuldade para Nuno Espírito Santo (NES) e seus pupilos. 
 
Não se tenha a mais pequena dúvida de que este vai ser mais um jogo que exigirá muita paciência da parte dos adeptos e entrega da parte dos jogadores Azuis e Brancos. Não creio que a estratégia dos Axadrezados seja exactamente a mesma dos anos anteriores (“encostar o autocarro” diante da sua baliza e dar porrada em tudo o que seja Azul e Branco com a conivência do árbitro) porque Erwin Sánchez – treinador do Boavista FC - está longe (mesmo muito longe) de ser uma espécie de Armando Petit ou Jaime Pacheco, mas a necessidade de pontuar no Dragão face aos anteriores maus resultados irá “obrigar” Sánchez a ter de recorrer ao famoso ADN Boavisteiro da “sarrafada” e “bola para a frente que o jogo é do campeonato.” 
 
O guardião Mika é a grande baixa dos Axadrezados dado que foi transferido para Inglaterra. E é precisamente na baliza que reside o ponto mais fraco da equipa do Bessa. A defesa dos Boavisteiros é também algo permeável dado que tem tido sempre muitas dificuldades em se organizar quando pressionada e quando tem pela frente jogadores velozes (uma boa oportunidade para NES apostar no tradicional 4x3x3 com Otávio e Jesús Corona nas faixas).

O ponto mais forte do Boavista FC é o meio campo que é liderado por Fábio Espinho (por ele passa todo o futebol da equipa do Bessa), pelo que nunca será demais uma atenção especial da parte de NES que deverá apresentar um meio campo “trabalhador” e algo “duro” para que o Fábio não tenha tempo e espaço de que necessita para pautar o jogo dos Boavisteiros. 
 
Por último dizer que sempre que se “apanha a perder” a equipa de Sánchez começa a fazer o famoso “chuveirinho” para a área pelo que não será má ideia uma nova aposta na dupla de centrais Felipe/Boly dado que são dos jogadores muito fortes no futebol aéreo. 
 
Não obstante o grau de dificuldade deste jogo é crível que o Futebol Clube do Porto vença e fique com os três pontos, mas para tal vai precisar de “dar o litro”, procurar marcar cedo e deixar o futebol bonito no cacifo do balneário. 
 
Lista de Convocados: Por divulgar.
 
Onze provável (4x3x3): Iker Casillas, Miguel Layún, Felipe, Boly, Alex Telles, Danilo Pereira, André André, Óliver Torres, Otávio, Jesus Corona e André Silva.

Sem comentários: