sexta-feira, 14 de outubro de 2016

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- Com os atiradores Spelic e Matic em destaque, o FC Porto venceu o Fafe, por 34-27, isolando-se no comando do Andebol 1, com 21 pontos (mais dois do que o Benfica e três do que o Sporting, que tem menos um encontro disputado). Os Dragões – que somam sete triunfos em sete encontros disputados - comandaram quase sempre a partida com conforto, numa tarde em que se estreou o reforço croata Marko Matic (cinco golos, todos na segunda parte), apenas superado na lista de melhores marcadores pelo compatriota Spelic (seis). 

- O FC Porto venceu o Koper (31-24), no Dragão Caixa, na primeira mão da segunda ronda de qualificação para a Taça EHF. Os Dragões estão assim em vantagem no intervalo da eliminatória, que conhecerá o seu desfecho daqui a uma semana, a 15 de outubro (sábado), com a realização da segunda mão. O reencontro com a equipa eslovena tem início marcado para as 18h00, no Bonifika Hall, em Koper, na Eslovénia. 

Basquetebol 

- O FC Porto bateu o Benfica (84-70), no Pavilhão dos Desportos de Vila Real, conquistando assim a sexta Supertaça de basquetebol da sua história. Os Dragões, campeões nacionais, mostraram ser mais fortes do que o vencedor da Taça de Portugal e arrecadaram com inteira justiça o primeiro troféu de 2016/17, apoiados por centenas de adeptos portistas que também se juntaram à festa em Vila Real. 

- Não é segredo para ninguém que, depois de regressar ao escalão máximo do basquetebol português, o FC Porto juntou-se legitimamente ao Benfica no lote dos grandes candidatos ao(s) título(s) nacionais. Na época de regresso, os azuis e brancos venceram sete dos dez duelos com os lisboetas, sendo que os últimos três triunfos valeram tão-somente a (re)conquista do título de campeão nacional. Em 2016/17, no primeiro jogo oficial em termos internos, o FC Porto voltou a suplantar o Benfica, desta feita por 84-70, e ergueu a Supertaça pela sexta vez na sua história. 

- O FC Porto começou da melhor maneira a defesa do título nacional conquistado na época transata. Os Dragões deslocaram-se a Ponte de Sor e triunfaram frente ao Eléctrico (101-67), em jogo da primeira jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol. Segue-se mais um clássico com o Benfica, desta feita no Dragão Caixa (sábado, 17h00, Porto Canal), num reencontro menos de uma semana depois do duelo para a Supertaça, conquistada pelos campeões nacionais após uma clara vitória por 84-70.

Hóquei em Patins

- O FC Porto Fidelidade continua a dar-se bem com os ares de Viana do Castelo. Saiu do Pavilhão de Monserrate com mais uma vitória (8-4), a nona consecutiva em casa da Juventude Viana, a segunda no Campeonato Nacional que o coloca no primeiro lugar da classificação​ com os mesmo seis pontos do Sporting. Um “bis” de Vítor Hugo, outro de Ton Baliu e os golos de Gonçalo Alves, Jorge Silva, Reinaldo García e Telmo Pinto deram o melhor seguimento à estreia vitoriosa (4-2)​ na prova, há uma semana, frente ao Óquei de Barcelos (4-2), no Dragão Caixa. 

Bilhar

- A equipa de bilhar do FC Porto conquistou a Supertaça de Portugal de bilhar às três tabelas, depois de derrotar a formação do Leça, por 2-0. Após a conquista do campeonato nacional, os Dragões deram seguimento ao percurso vitorioso nesta competição, vencendo a sexta Supertaça consecutiva, desta vez à custa da equipa detentora da Taça de Portugal. 

Ciclismo

- Samuel Caldeira, do W52-FC Porto-Porto Canal, foi segundo classificado na prova das 100 voltas do Festival de pista de Tavira, que encerra tradicionalmente a época velocipédica portuguesa. O portista discutiu a vitória ao sprint com César Martingil (Liberty Seguros-Carglass), que acabaria por se superiorizar também a Francisco Campos (Moreira Congelados-Feira-KTM), terceiro. Os Dragões participaram no evento com sete ciclistas: Gustavo Veloso, Rui Vinhas, Samuel Caldeira, Rafael Reis, António Carvalho, Daniel Freitas e Ricardo Mestre. 

- A equipa de ciclismo do W52-FC Porto-Porto Canal foi considerada pela União Portuguesa Velocipédica-Federação Portuguesa de Ciclismo a melhor formação de 2016, entidade que distinguiu o também portista Rafael Reis como o melhor ciclista da época que agora termina. 

Desporto Adaptado

- A dupla Pedro Cardoso e António Macedo conquistou a 22.ª Taça de Portugal de ténis de mesa da ANDDI, o que acontece pelo segundo ano consecutivo. Para além disso, garantiram o primeiro lugar do Torneio das Vindimas, em pares; em individuais, Pedro Cardoso classificou-se no primeiro lugar do referido torneio, com António Macedo a terminar no segundo lugar.

Sem comentários: