sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- O FC Porto está em vantagem na luta pelo acesso à fase de grupos da Taça EHF, após vencer por 28-27 no terreno do Bregenz, na primeira mão da terceira eliminatória. O encontro foi muito equilibrado (a margem máxima conseguida por ambas as equipas foi de dois golos) e, na segunda parte, após vários empates e vantagens tangenciais, os Dragões conseguiram dois golos à maior (28-26) a 40 segundos do fim. Os austríacos - em que o lateral Esegovic, com 13 golos, foi um autêntico abono de família – ainda marcariam um golo que estabeleceria o resultado final (28-27), mas a vantagem é claramente azul e branca nesta eliminatória, até porque o adversário parece ter menos recursos e ser muito dependente do tiro exterior.

- O FC Porto garantiu a entrada na fase de grupos da Taça EHF, após bater, na segunda mão da terceira eliminatória, os austríacos do Bregenz, por 31-29. Os Dragões já traziam da primeira mão uma vantagem de um golo e a certeza de serem uma equipa com mais soluções do que o rival. O encontro do Dragão Caixa confirmou isso mesmo, com total limpeza: graças a uma entrada forte, os portistas já venciam por 5-2 aos cinco minutos e por 17-11 ao intervalo, controlando tranquilamente a eliminatória na segunda parte, nitidamente menos conseguida do que a primeira.

- O número 13 não foi de azar para o FC Porto que, no Dragão Caixa, bateu o Sporting da Horta por 39-22, na 13.ª e última jornada da primeira volta do Andebol 1, permanecendo, assim, invicto nesta temporada. A 19.ª vitória em 2016/17 - que teve no ponta-esquerda José Mario Carrillo a sua figura maior pelos dez golos apontados - foi conquistada sem sobressaltos e com números expressivos, que espelham na perfeição um jogo inteiramente dominado pelos azuis e brancos, que continuam líderes isolados do campeonato, agora com 39 pontos, mais dois do que o segundo.

Basquetebol

. O FC Porto perdeu diante do Nanterre (79-75), no Dragão Caixa, ficando assim matematicamente afastado da próxima fase da Taça da Europa da FIBA. Na sexta e última jornada do Grupo D, os azuis e brancos voltam a jogar no Dragão Caixa, desta feita frente aos húngaros do Sopron.

- Uma primeira parte desinspirada esteve na origem da segunda derrota do FC Porto na fase regular da Liga Portuguesa de Basquetebol (71-74), que teve como palco o pavilhão do Vitória de Guimarães. Na segunda parte, apesar da melhoria exibicional, a equipa orientada por Moncho López não conseguiu recuperar totalmente dos 15 pontos de desvantagem trazidos da primeira. Com 21 pontos, José Silva foi o melhor marcador dos lado dos azuis e brancos.

- A equipa de basquetebol do FC Porto perdeu frente à formação húngara do Sopron, por 76-88, em jogo da sexta e última jornada da Taça da Europa da FIBA. No Dragão Caixa defrontaram-se duas equipas com o destino na competição traçado, ambas sem hipótese de qualificação para a próxima fase e, por isso, desportivamente, estava apenas em causa decidir o terceiro e quarto posto do Grupo D.

- O FC Porto regressou às vitórias, batendo a Ovarense por 79-66, em Ovar, em jogo da oitava jornada da fase regular Liga Portuguesa de Basquetebol. Depois de uma primeira parte equilibrada, os campeões nacionais protagonizaram uma excelente exibição na segunda parte, tanto a nível defensivo como ofensivo, com destaque para Sasa Borovnjak, o melhor marcador dos azuis e brancos com 19 pontos, mas também para Jeff Xavier (14), José Silva (13) e Miguel Miranda (11), que ultrapassaram a dezena.

- O FC Porto venceu no pavilhão do CAB Madeira (71-60), em jogo em atraso da quinta jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol, somando desta forma o sexto triunfo em oito encontros na competição. Os campeões nacionais voltam a entrar em campo no domingo (15h00, em direto no Porto Canal), frente à Oliveirense, no Dragão Caixa, em partida a contar para a nona jornada.

Hóquei em Patins

- No Dragão Caixa, o FC Porto Fidelidade deu continuidade à ​imaculada performance no Campeonato Nacional, ao chegar à sétima vitória em outras tantas jornadas já disputadas. Desta vez os azuis e brancos golearam, no Dragão Caixa, o Paço de Arcos, por 12-1, mantendo assim a liderança da classificação do escalão máximo do hóquei em patins nacional.

- O FC Porto Fidelidade venceu a formação italiana do Hockey Bassano, conquistando o primeiro triunfo na edição de 2016/17 da Liga Europeia de Clubes. No jogo da segunda jornada do Grupo B, os Dragões venceram em Itália por 4-3, resultado que deixa a equipa de Guillem Cabestany com quatro pontos, no segundo posto do grupo.

- O FC Porto Fidelidade venceu a formação da Sanjoanense, por 8-2, em jogo da oitava jornada do Campeonato Nacional. No Pavilhão da Sanjoanense, golos de Gonçalo Alves (2), Ton Baliu (2), Hélder Nunes (2), Reinaldo Garcia e Vítor Hugo valeram o oitavo triunfo dos Dragões em outros tantos jogos no campeonato, que mantêm a equipa de Guillem Cabestany no topo da tabela classificativa.

Bilhar

- Daniel Sánchez sagrou-se, em Bordéus (França), campeão do mundo de bilhar às três tabelas pela quarta vez na carreira, depois de vencer, numa final cheia de emoção, o sul-coreano Haeng-Jik Kim por 40-37, em 19 entradas.

O bilharista catalão do FC Porto, no clube há 21 anos, sucede ao sueco Torbjörn Blomdahl, seu colega de equipa, na conquista do título maior do bilhar a nível mundial.

Boxe

- A equipa sénior masculina do FC Porto sagrou-se campeã nacional de boxe, depois de ter obtido dois primeiro lugares nas finais do Campeonato Nacional de Boxe Consagrados disputado na mítica Arena de Matosinhos. Pedro Ribeiro venceu na categoria de 60kg e António Filipe na categoria de 91kg.

Este título, que os azuis e brancos já não conquistavam desde 2011, junta-se ao de campeão nacional de seniores e juniores femininos e ao de cadetes masculinos, já alcançados esta época.

Sem comentários: