quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Pensamento da Semana: Brahimi o “Messias” (a confirnação)

Excerto de capa do jornal ojogo de 30/11/2016

Agora já percebem porque razão escrevi este artigo?

E já agora, lenços, lencinhos e afins servem essencialmente - entre outras coisas - para assoar o nariz. Pensem bem nisto da próxima vez que estiverem no Estádio do Dragão a acenar com os lenços, lencinhos e afins.

E mais não digo senão que é no final de cada época que se faz a avaliação do trabalho de toda uma equipa (treinador incluído).

4 comentários:

Joao Goncalves disse...

A sério que escreves-te isto Pedro?

Portanto se no final da época ficarmos em 7º Lugar, não se deveria ter corrigido isso quando se vê uma equipa sem qualquer fio de jogo, sem qualquer ideia e sem noção de como criar perigo na área adversária?

Portanto está tudo bem para ti termos os ñ recordes negativos da história recente e continua do nosso clube certo? Pois...os recordes estão lá para ser batidos e vamos continuar a meter a cabeça na areia que o tipo não é espanhol e os jogadores arrumados não se chamam Negredo entre outros...

Lusowine disse...

Ora pois claro, está visto que todos os jogadores desaprenderam de jogar. O A. Silva já não é o ponta-de-lança de que precisamos, o Octávio já não presta, o André André afinal não é tão raçudo como se desejava e o Oliver tão aplaudido no seu regresso deixou de ser o mágico de outros tempos.

E cito apenas estes para não ir buscar sobretudo o Brahimi.

Foram também os jogadores que decidiram deixar anos de história do clube em 4-3-3 e anos de construção da equipa para este sistema para adoptar o 4-4-2 se virmos bem provavelmente até foram alguns dos jogadores que se auto-dispensaram.

Ou então segundo outra corrente de ideias que por ai vão aparecendo, a culpa é sem margem para dúvida dos adeptos, eles que não apoiam e só criticam.

O Nuno é que é acima de qualquer critica e suspeita, assim como a direcção, seguramente nenhum destes teve responsabilidade na preparação deste falhanço de época.

Enfim

Pedro Silva disse...

Vamos lá a ver se a gente se entende.

Primeiro que tudo, estamos a falar da vida real certo? É se for para falar de Football Manager (FM) ou outra coisa do género não contem comigo.

Eu não estou aqui para falar de FM nem de qualquer outro simulador que anda à nossa vontade e gosto.

Falo da vida real. E o que a vida real me diz é que quando o FC Porto opta por mudar de Treinador em Novembro/Dezembro é porque perdeu toda e qualquer hipótese de vencer seja o que for. Que eu saiba tal ainda não é uma realidade. E não há garantias de que tal venha alguma vez a ser uma realidade esta época.

Para mais já todos vimos (quem quis ver pois claro) o que aconteceu na época transacta. Como não estamos no FM não existem soluções milagrosas que façam com que mudar de treinador seja algo tão simples como mudar uma peça de roupa.

E mais, na temporada passada houve uma equipa que esteve na mesma situação que o FC Porto de Nuno. Foi o Benfica. E não preciso de dizer como tudo acabou pois não?

Quanto à questão do jogador A, B ou C ainda está para vir o super-hiper-mega atleta que pegue na bola na defesa e só pare com ela dentro da baliza adversária. E tudo isto sem a ajuda de qualquer um dos sues colegas de equipa.

Brahimi não é um super jogador. É um atleta que quando quer (atente-se ao quando quer) faz maravilhas com a bola. O problema é que este só quer quando lhe interessa e ultimamente não tem querido fazer grande coisa. E isto com base no que vou vendo nos jogos em que entra. Nos treinos só Nuno deve saber o que este faz, mas para jogar tão poucas vezes é porque o esforço do argelino deve ser monstruoso.

Ah, e o Negredo teve cá um sucesso no Valência pós Nuno.

Pedro Silva disse...

"Com todo o respeito pelo plantel, o Nuno tem feito milagres"

"Na base da unanimidade está o passado recente. As duas últimas chicotadas que a SAD decidiu (Paulo Fonseca em março de 2014 e Lopetegui em janeiro deste ano) não produziram qualquer efeito, pelo que a ideia é manter Nuno, para que este tenha todo o tempo do mundo para se adaptar e retirar o que de melhor o plantel tem. Além disso, o momento é mau mas não dramático. A 1 de dezembro, nada é irreversível, garantem, apontando ao Benfica: à 11.ª jornada da época anterior estava a sete pontos do líder Sporting; à 34.ª acabou campeão."

"Acho que o problema não é o treinador: com todo o respeito pelo plantel, o Nuno tem feito milagres. O FC Porto não é vistoso, mas vê-se evolução e já fez grandes jogos, como contra o Benfica. Isso prova que há trabalho e que o que falta são reforços", pode ler-se numa extensa reportagem sobre o momento do FC Porto publicada esta quinta-feira.

Derlei insiste na parte da qualidade do plantel. "O Nuno assumiu uma equipa que estava de rastos. Resolveu algumas coisas, mas necessitava de reforços e o FC Porto não está numa boa situação financeira para os dar. Há jogadores de qualidade, mas não se compara com outros anos", defendeu ao mesmo tempo que descarta uma investida no mercado de janeiro. "De forma individual, tanto Benfica como Sporting têm, além dos 11 titulares, outros que podem entrar e assumir. O FC Porto não tem um plantel 100% equilibrado. O avançado é um miúdo que veio da B, e isso já diz tudo", conclui."

Excertos de uma notícia que podem ler aqui: http://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/porto/noticias/interior/com-todo-o-respeito-pelo-plantel-o-nuno-tem-feito-milagres-5529425.html

Vida real meus caros... Vida real retratada por um antigo Jogador de futebol. E não é um qualquer.