domingo, 18 de dezembro de 2016

O Cantinho das Modalidades

Andebol

- A equipa de andebol do FC Porto manteve o percurso 100 por cento vitorioso na presente temporada, consumando a 15.ª vitória no Andebol1, que garante aos Dragões a permanência na liderança isolada da prova. No Dragão Caixa, os azuis e brancos venceram a formação do ADA Maia, nonos classificados à entrada da jornada, por 26-24, num jogo que, tal como sucedeu na primeira volta​, esteve muito longe de ser um passeio para a os Dragões.

- O FC Porto venceu a equipa do SIR 1.º de Maio (36-23), em jogo relativo aos 16 avos de final da Taça de Portugal. Na partida que marcou a estreia dos portistas na edição de 2016/17 da prova, os azuis e brancos deslocaram-se ao pavilhão da Escola Nery Capucho, na Marinha Grande, para vencer tranquilamente a equipa que disputa atualmente a terceira divisão portuguesa.

- O FC Porto, líder só com vitórias do Andebol 1, recebe a ADA Maia, nona classificada, nos oitavos de final da Taça de Portugal. O sorteio foi realizado na sede da Federação de Andebol de Portugal, em Lisboa, e o encontro está agendado para 28 de janeiro (sábado).

Os Dragões eliminaram a SIR 1.º Maio, da 3.ª Divisão Nacional, nos 16 avos de final da competição, que não conquistam desde 2007, enquanto a equipa da Maia afastou o Ílhavo, também da 3.ª Divisão, por 47-28.

- O FC Porto foi a Lisboa vencer o Benfica por 26-21 e segue invicto na liderança do Andebol 1​ao fim das 16 jornadas disputadas nesta primeira fase. A 23.ª vitória em outros tantos jogos nesta temporada não foi tranquila como a conseguida na primeira volta sobre os encarnados (26-18​), mas foi igualmente incontestável face à supremacia azul e branca ao longo de quase todos os 60 minutos. Alexis Borges foi o melhor marcador da partida, com oito golos.

Basquetebol

- O FC Porto recebeu e venceu o Illiabum (85-73), no Dragão Caixa, naquele que foi o oitavo triunfo em dez jogos na Liga Portuguesa de Basquetebol. Em partida a contar para a décima jornada do campeonato, os azuis e brancos levaram a melhor sobre uma das equipas-sensação e dividem agora a liderança da prova com Benfica e Galitos Barreiro, todos com 18 pontos.

- O FC Porto venceu no reduto do Maia Baske t (90-66), somando assim a nona vitória em 11 encontros na Liga Portuguesa de Basquetebol. Em partida referente à 11.ª jornada do campeonato, os Dragões confirmaram o favoritismo que lhes era atribuído e não vacilaram, mantendo assim a liderança da prova a par do Galitos Barreiro, ambos com 20 pontos.

- O Illiabum é o adversário do FC Porto nos quartos de final da Taça Hugo dos Santos, competição disputada pelos sete primeiros classificados da primeira volta da Liga Portuguesa de Basquetebol e pela equipa organizadora, o Sampaense, que vai decorrer em Oliveira do Hospital de 2 a 5 de fevereiro de 2017.

Caso os Dragões saiam vitoriosos do desafio marcado para 3 de fevereiro do próximo ano, no Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital, defrontam nas meias-finais o vencedor do Oliveirense-Vitória do Guimarães. Em 2015/16, o FC Porto conquistou a Taça Hugo dos Santos, batendo o Benfica (69-68) na final.

Hóquei em Patins

- O FC Porto Fidelidade recebeu e bateu a Oliveirense, por 6-4, em partida da décima jornada do Campeonato Nacional, em que os Dragões passam agora para o segundo lugar, a dois pontos do líder Benfica. Num duelo entre dois rivais recheados de grandes individualidades e candidatos ao título – a Oliveirense era a anterior segunda classificada e somava mesmo por triunfos todos os jogos oficiais disputados esta época –, os azuis e brancos mostraram ser mais equipa e interpretar melhor os momentos do jogo, depois de um mau arranque. Foi decisiva a grande reação à vantagem inicial da Oliveirense: após loucos 12 minutos, os portistas estavam na frente (3-2) e não mais largariam o comando do marcador, regressando aos triunfos depois dos primeiros pontos perdidos na prova, no domingo, frente ao Sporting (3-3).

- O FC Porto Fidelidade venceu o FC Barcelona, por 2-1, em jogo relativo à terceira jornada do Grupo B da Liga Europeia de Clubes. No Dragão Caixa, golos de Gonçalo Alves (30m) e Hélder Nunes (43m) permitiram ao FC Porto somar a segunda vitória na edição de 2016/17 da prova e fechar 2016 na liderança do grupo, com um ponto de vantagem sobre os catalães.

Bilhar

- Cho Myung, de apenas 18 anos e recentemente inscrito pelo FC Porto na Federação Portuguesa de Bilhar, sagrou-se campeão mundial de juniores de bilhar às três tabelas, em Hurghada, no Egipto. Na final da competição, o jovem sul-coreano bateu o compatriota Shin Ju, por 35-9 (21 entradas).

Cho Myung, mais uma jovem aposta do FC Porto, como em tempos já foi Daniel Sánchez, é natural da Coreia do Sul, país no qual se estima que existam 20.000 clubes e seis milhões de praticantes de bilhar às três tabelas. Cho Myung jogará ao lado de Daniel Sánchez e Torbjorn Blomdhal ao longe desta temporada.

- O FC Porto iniciou da melhor forma a defesa do título nacional, ao bater o Dragon Force, por 4-0, na primeira jornada da zona Norte do Campeonato Nacional de bilhar às três tabelas. Os Dragões venceram pela margem máxima a equipa de promessas azuis e brancas e estão desde já no topo da classificação, numa zona em que também participam Académica de Leça, Leixões, Famalicense, Portuguesa de Leça, BC Porto e Leça.

Neste triunfo conseguido na Academia de Bilhar do Estádio do Dragão, Rui Manuel Costa bateu Jorge Costa (40-29, em 23 entradas), João Ferreira (na foto) derrotou Manuel Sousa (40-28, em 43 entradas), Fernando Cunha venceu Hugo Costa (40-26, em 34 entradas) e Santos Oliveira fez o mesmo perante Ricardo Pinto (40-29, em 35 entradas).

Na segunda jornada, marcada para 22 de dezembro (quinta-feira), às 21h30, o FC Porto recebe a Académica de Leça.

- O FC Porto venceu o Torneio de Abertura da Federação Portuguesa de Bilhar, derrotando o Leça FC por 3-1 na final da prova disputada em casa dos leceiros.

Os Dragões conquistaram assim o primeiro troféu coletivo da época que se inicia, repetindo o êxito da temporada transata. Eis os resultados que deram a vitória ao FC Porto: Rui Manuel Costa-Nuno Amaral (30-24); João Ferreira-Vítor Fernandes (30-21); Alípio Jorge-Fernando Monteiro (30-16); Santos Oliveira-Pedro Pais (23-30).

Natação

- Os nadadores do FC Porto João Ascensão, Carlos Santos, Diogo Costa e Tomás Silva sagraram-se campeões nacionais de 4x50 metros livres (seniores/absolutos), ao terminaram a categoria com o tempo de 1m32.46s, naquele que foi o primeiro de três dias dos Campeonatos Nacionais de piscina curta, que decorreu no Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal, na Madeira.

- João Ascenção (50 metros livres, com o tempo de de 22.44 segundos) e Maria Teresa Amorim (400 metros livres, com o tempo de 4:19.22 minutos) são os novos campeões nacionais seniores, num dia em que os juniores também conseguiram dois triunfos: Tiago Silva Soares venceu nos 100 metros livres (51.11 segundos) e a equipa de estafetas feminina (composta por Isabel Pego, Carolina Costa, Francisca Cabral e Ana Faria) venceu a categoria 4x200 metros, com o tempo de 8:36.30 minutos.

- No último dia de competição, as nadadoras juniores do FC Porto arrecadaram um título, na categoria 4x100 metros livres. A equipa constituída por Francisca Cabral, Isabel Pêgo, Beatriz Silva e Ana Faria sagrou-campeã nacional ao vencer a final da prova com o tempo de 3m57.23s.

- A equipa de natação feminina do FC Porto concluiu o primeiro dia do Campeonato Nacional Clubes no segundo posto, somando 32 pontos, menos seis do que a equipa que segue na liderança, o Algés. Na Piscina Municipal da Póvoa do Varzim, a equipa azul e branca, vencedora das últimas oito edições, teve como principais destaques dois triunfos, nas categorias 400 metros livres e nos 50 metros mariposa.

Nos 400 metros livres a nadadora Maria Teresa Amorim concluiu a prova em 4m26,29s, somando assim nove pontos para o conjunto portista, tantos quanto amealhou Sara Oliveira após vencer nos 50 metros mariposa (28,22 segundos).

Destaque também para os segundos lugares conseguidos nas categorias 100 metros bruços (Paula Oliveira - 1m12,88s), 200 metros livres (Maria Teresa Amorim - 2m07,45s), 4x100 metros estilos (Maria Francisca Cabral e Paula Oliveira - 4m21,64s) e nos 4x100 metros livres (Maria Teresa Amorim e Ana Rita Faria - 3m59,22s). 
 
Na vertente masculina, os Dragões terminaram no 7.º posto, tendo somado 17 pontos.

Sem comentários: