quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Pensamento da Semana: A carta que falta

Muito se tem escrito e dito nos últimos tempos sobre o actual estado de coisas no Futebol Clube do Porto. Não contrario nem descarto qualquer uma delas mas existe um erro fatal que se cometeu no passado que me parece que ainda ninguém deu por ele. Ou não quis dar.

Há coisa de dois anos o Futebol Clube do Porto apostou numa espécie de projecto à Barcelona. Ou seja; o Clube mudou radicalmente a sua política de contratação/venda de jogadores para apostar em força em atletas caros (passes e ordenados elevados).

A ideia era simples: contratar atletas que dessem uma resposta imediata à filosofia de jogo de um treinador que pretendia implementar um futebol de posse (à Barcelona de Guardiola) no FC Porto. Mas é certo e sabido que o Futebol Clube do Porto não beneficia das mesmas condições financeiras de que beneficia o Barcelona. Ora para responder a este problema a Direcção na altura optou então pela contratação de vários jogadores emprestados.

Na primeira época de Julen Lopetegui a coisa até que correu mais ou menos bem em termos financeiros. Já a nível desportivo a época foi um tremendo fracasso. Entretanto os jogadores emprestados regressaram aos seus respectivos Clubes.

Veio a temporada seguinte e apostou-se no mesmo treinador e na mesma política de contratações (desta vez sem atletas emprestados). Tais apostas fracassaram por completo. Desta vez nem a parte financeira se salvou (agudizou).

Ora o que se perdeu então (para além dos títulos e dinheiro) nestas duas épocas desde a chegada e saída de Julen Lopetegui do comando técnico do FC Porto? Simples. Uma equipa! O Futebol Clube do Porto andou duas temporadas sem construir uma equipa.

É este o cenário que Nuno Espírito herda.

Nuno não tem uma equipa, não tem uma ideia de jogo trabalhada, não tem um plantel equilibrado, mas tem de lidar com os erros constantes das arbitragens, lidar com os seus próprios erros e está altamente pressionado para vencer.

Será que a culpa do actual estado de coisa é mesmo do treinador? Será que quem exige a demissão de NES e o crítica desde a sua chegada ao Dragão está a colocar todas as cartas em cima da mesa? Ou será que se está a esquecer (propositadamente ou não) daquela carta?

6 comentários:

Lápis Azul e Branco disse...

Meu caro, mesmo com todas as responsabilidades que não tem, NES aceitou vir treinar este plantel e com ele tem feito bem menos do que seria possível.

Fui o primeiro a dizer que André Silva não chegaria e que os centrais não fazem jus à nossa orgulhosa história, mas ainda assim NES tem ficado muito aquém do que eu lhe exijo.

E até lhe dei o benefício da dúvida, contrariando aquilo que de mais autêntico sentia...

Pedro Silva disse...

Confesso que tenho as minhas sinceras dúvidas de que será possível fazer-se mais do que aquilo que NES tem feito. Não existem "milagreiros" no mundo do futebol mas existe trabalho e vontade de dar a volta aos problemas.

Parece-me que com todos os defeitos e limitações que conhecemos, NES tem procurado fazer uma equipa. Coisa que Lopetegui nunca quis fazer com "matéria-prima" bem melhor à sua disposição.

NES podia ter feito melhor até à data? Se calhar até podia, mas não é fácil dar-se a volta por cima a um problema tão grave. Problema este criado com a conivência da Direcção liderada por Pinto da Costa.

E vamos a ter paciência com o André Silva. O moço é o melhor marcador da equipa e um dos melhores do campeonato. 10 golos em 16 jogos da Liga NOS para um jogador de 21 anos é bom. Muito bom. O que não quer dizer que não tenha de ser trabalhado para melhorar o seu potencial.

Já quanto ao centrais... Nas mãos de Lopetegui Marcano era um desastre. Com NES passou a ser um central muito mais seguro e útil. Felipe também tem evoluído. E não é por nada, mas a actual equipa do FC Porto tem apresentado uma defesa muito sólida. Trabalho do seu treinador (digo eu). Claro que eu queria uma dupla Aloísio/Carvalho, mas para uma equipa que não tem "equipa" há já duas temporadas até que a coisa não está nada má no que à defesa diz respeito.

E claro, só no fim da época verei se a contratação de NES valeu ou não a pena.

Jorge Vassalo disse...

Epáaaa! "Nas mãos de Lopetegui Marcano era um desastre"?! Como assim? Marcano e Maicon (!!!!) chegaram a ser a melhor dupla de centrais da Europa TODA! Não estará o Pedro a confundir com o Peseiro? E com a luminosa idéia de usar o Chidozie, que até na B faz asneiras?

Com Lopetegui tivemos uma porradona de tempo sem sofrer um golo no Dragão! E quanto ao desastre competitivo, se tivesse havido METADE da pressão que o FC Porto faz hoje em dia naquele tempo, Lopetegui teria sido CAMPEÃO.

Até a ratazana do Rui Santos o diz!

Um treinador que foi assobiado desde o jogo de apresentação, que era assobiado nas vitórias e por aí em diante!

Que não gostem dele, respeito. Agora, não há spinning possível disto! E de lhe terem tirado S E T E titulares de um ano para o outro.

Já o Imbula, por exemplo, não seria mais um género Depoitre, com mãe solteira?

Pois...

Abraço

Pedro Silva disse...

Ò Jorge mas é ou não verdade que com NES Marcano tem sido muito mais consistente do que com Julen Lopetegui?

E sim, o espanhol chegou a formar uma boa dupla com Maicon. Depois aparecia o estilo de jogo de que Julen tanto gostava e lá ia tudo ao ar. A seguir veio Peseiro e a coisa piorou ainda mais.

Chidozie nunca foi um defesa central. É um médio. Se calhar isto explica muita da asneirada que este fez (e vai fazendo).

E quem quis contratar Imbula? Ou melhor, quem teve liberdade total para tentar - sem sucesso - formar uma equipa de jogadores de calibre internacional?

Pois tiraram sete titulares a Julen. Foi a tal política do jogador emprestado associada à necessidade anual do FC Porto de vender jogadores. Culpa de quem na altura teve a peregrina ideia de criar um Porto à Barcelona.

Julen Lopetegui era menos pressionado do que NES? Só mesmo o Rui Santos para ir buscar uma destas. Julen teve todo o tempo e liberdade do universo para fazer o que quis. Nem quando levou uma cabazada histórica em Munique foi pressionado. E até foi aposta na temporada seguinte mesmo não tendo ganho absolutamente nada com dois plantéis bem melhores do que o que NES tem ao seu dispor neste momento.

Não se trata aqui de ter alguma coisa contra ou a favor de Lopetegui. Trata-se antes de tentar perceber o que tem o actual treinador em mãos. Neste momento NES está a tentar construir uma equipa dado que no passado se andou a brincar ao faz de conta que somos o Barcelona (com as culpas a terem de ser divididas em partes iguais entre a actual Direcção e Julen Loipetegui).

Aquele abraço!

Lápis Azul e Branco disse...

Pedro, não isento ninguém de culpas no cartório, como aliás não me canso de escrever.

Isolei NES aqui porque era dele que se falava. É fraco, em minha opinião - e dificilmente dará o salto necessário. Mas é como dizes, no final da época se verá.

Abraço Portista

Pedro Silva disse...

Eu sei bem disto Lápis. Acompanho a tua escrita e sei bem quais são as tuas posições sobre o nosso Clube. Que nunca te canses de exprimir o que te vai na alma portista!

Aquele abraço!